quinta-feira, 1 de maio de 2014

coisa nº 6


Olá, queridos!

A Rainha de Paus já passou por aqui como arcano do mês de outubro de 2013 e agora nos dá novamente a honra da sua visita. Ela é fogosa, criativa, dona de ideias e ideais revolucionários, profundamente conectada com o mundo espiritual, poderosa - dizem, a mais poderosa das rainhas do Tarot, por ser a dona do impulso transformador - surpreendente, apaixonada e apaixonante. É com a energia dela que atravessaremos o mês de maio, afinados com o elemento fogo, o fogo criador que nos move com entusiasmo. Vem bem a calhar, já que senão todos, muitos de nós estamos precisando mesmo de uma injeção de ânimo depois das últimas configurações pesadas do céu. Seja muito bem-vinda, Rainha do fogo!


Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora da Lua: A Árvore (7 de Copas) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e As Estrelas (6 de Copas). A carta da árvore rege o signo de Virgem e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança, além de carregar a proteção do orixá das matas, Oxóssi. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta das estrelas, super assídua por aqui ultimamente, rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua nova em Gêmeos quadrada a Netuno em Peixes, em sextil com Urano em Áries e em trígono com Marte R em Libra. Às 19h43 a lua desfaz a quadratura com Netuno. Às 20h33 a lua fica fora de curso e assim permanece até a madrugada de depois de amanhã, sábado, às 03h14, quando entra em Câncer. Mercúrio em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião, faz sextil com Júpiter em Câncer e trígono com Plutão R em Capricórnio. Sol em Touro quadra Lilith em Leão, faz sextis com Júpiter em Câncer e com Netuno em Peixes e faz trígono com Plutão R em Capricórnio. Urano em Áries está na grande cruz cardinal com Júpiter em Câncer, Marte R em Libra e Plutão R em Capricórnio. Vênus percorre os últimos graus de Peixes sem aspectos. Amanhã à noite, às 22h22, Vênus ingressa em Áries. Saturno R em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Marte R em Libra faz sextil com Lilith em Leão. Meio do Céu em Leão e Ascendente em Escorpião na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Depois de um abril cheio de turbulências, finalmente pisamos o mês de maio, com a lunação de Touro nos trazendo a calmaria necessária para sentir o o chão que pisamos e avaliar mais detalhadamente tudo que nos cerca. O coração bate num compasso diferente, cadenciado. A lua nova já é geminiana, quase livre da indisposição com Netuno, que turva um tanto o pensamento, e em harmonia com Urano e Marte, despertando o fazer criativo, inusitado, irreverente. Mercúrio, seu dispositor, está em harmonia com Júpiter e Plutão e em exercício de oposição com Saturno. O feriado do trabalhador parece ter sido de muitas trocas em família, com acolhida e papo sério. Em meio à conversa fiada e divertida típica de um dia de folga, volta e meia alguns cenhos franzidos e olhares perdidos por alguma preocupação que invade o pensamento. Céu com nuvens esparsas. O mês de abril mexeu com a vida de muita gente, profundamente. Mudou muitas coisas de lugar, jogou certezas fora e inquietou corações e mentes que ainda não encontraram um lugar para chamar de seu depois do vendaval. É como se a gente tivesse acabado de mudar de casa e boa parte da mudança ainda estivesse encaixotada. Um certo desânimo pode ainda se revelar de corpo e alma, um sentimento de inadequação. Mas aos poucos vamos colocando a vida em ordem, devagar e sempre, no ritmo taurino. E, conforme formos distribuindo as coisas, enfeitando os cantos e recriando a atmosfera de conforto e segurança à nossa volta, a vida vai florindo outra vez e o entusiasmo volta a corar as faces e estimular os músculos. Vontade, vivacidade.

O feriado acaba hoje na folhinha, mas curiosamente nos sentiremos com a disposição para o nada fazer emendada. Amanhã, sexta-feira, a lua amanhece e anoitece fora de curso em Gêmeos, signo mental, de ar, e a gente vai querer mesmo é borboletear por aí. Sorte de quem pode se dar o luxo de decretar mais um feriado e desde hoje desfrutar do dolce far niente. Para a maioria dos mortais é preto na folhinha mesmo, então a dica é redobrar a atenção nos afazeres que exijam raciocínio. Lembrei de um trecho de uma música que se encaixa aqui como uma luva: "cuidado pra não cair da bicicleta, cuidado para não esquecer o guarda-chuva."

Amanhã à noite, no dia dela, Vênus veste vermelho, invocando o ariano jeito de amar. Talvez por isso a Rainha de Paus tenha se apresentado para comandar o nosso mês, pra combinar com a Vênus em Áries, o primeiro fogo.

As cartas nos trazem a Árvore em destaque, influenciada pelo Cavaleiro e pelas Estrelas. Uma excelente composição para levantar nossos ânimos. O mensageiro é regido por Mercúrio, regente da lua geminiana do céu. Fiquem atentos aos sinais, é bem provável que tenhamos alguns bons retornos dos nossos sonhos plantados.

Hoje vamos novamente com o sensacional Moacir Santos e suas "coisas". Coisa nº 6.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralhos: Shadowscapes Tarot e Judith Bärtschi Lenormand

2 comentários:

  1. Tal qual meu dia hoje... Encontros familiares, boas conversas, e olhares perdidos ao ar...
    Que meu desejo mais anseado, que foi semeado, comece a brotar!
    Obrigada, Gratidão, beijinhos \o/ _/\_

    ResponderExcluir