quinta-feira, 10 de abril de 2014

o homem entre o mar e a terra


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora da Lua: O Anel (Ás de Paus) + as cartas de corte: O Anel (de novo!) e O Trevo (6 de Ouros). A carta do anel rege o signo de Touro, 1ª morada de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta do Trevo rege o signo de Sagitário, que por sua vez tem regência de Júpiter, o grande benéfico, e representa pequenas dificuldades a serem transpostas, como ervas daninhas que podem, se ignoradas, impedir o franco florescimento do jardim. Mas, por outro lado, ela é uma carta associada ao signo da fé, que tem Júpiter como guia, o senhor da bem-aventurança. Além disso, está associada ao seis de ouros, o arcano da generosidade, e é ela mesma uma antiga representação da sorte através do trevo de quatro folhas. Então é evidente que esta é a carta da boa fortuna, mas até para termos os deuses do nosso lado, precisamos fazer a nossa parte também, como no caso de uma semente plantada. Se cuidarmos direitinho, as chances dela vingar serão maiores.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua crescente em Leão fora de curso desde às 03h27 da madrugada e até daqui a pouquinho, às 19h09, quando entra em Virgem. Ao ficar vazia, ela estava quadrada a Saturno R, em trígono com o seu dispositor, o Sol, e em sextil com Marte R. Ela entra em Virgem oposta a Vênus e Netuno conjuntos em Peixes e em sextil com o Nodo Norte em Libra. Lilith em Leão faz trígono com Mercúrio em Peixes. Júpiter em Câncer está na grande cruz cardinal com Urano e Sol conjuntos em Áries, Marte R em Libra e Plutão em Capricórnio, e faz trígono com Vênus e Netuno conjuntos em Peixes. Sol em Áries se opõe ao Nodo Norte em Libra. Saturno em Escorpião está sem aspectos. Meio do Céu em Câncer e Ascendente em Libra na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Depois de um dia inteiro fora de curso (vazia de aspectos) a lua crescente passa de Leão para Virgem, em exercício de oposição com Vênus e Netuno conjuntos em Peixes e aliada ao Nodo Norte em Libra. Seu dispositor, Mercúrio (regente de Virgem), está em Peixes, em harmonia com Lilith em Leão. A grande cruz cardinal já iniciou sua formação, que será exata (mesmo grau para todos os envolvidos) no dia 23, tensionando Urano em Áries, Júpiter em Câncer, Marte R em Libra e Plutão em Capricórnio.

Os detalhes agora farão toda a diferença. Estamos nos aproximando da fase cheia eclipsada da lunação irreverente, nervosa e apressada de Áries, neste abril tão cheio de desafios, e agora é hora de aparar as arestas, lapidar o diamante que queremos ver brilhar. Respira, a nave está em terra e podemos reparar melhor em volta, colocando as coisas nos devidos lugares antes da lua explodir em Libra, com direito a eclipse. Cada um sabe bem qual é o setor da vida que pede organização para receber a lua cheia, nem mapa precisa, porque isso deve estar gritando com toda força dentro e fora. Se você não sabe e quiser uma ajudinha, mande seus dados aqui nos comentários do Salamalek Tarot que eu te conto onde vai ser. Preciso de data completa (dia, mês e ano), hora e local (cidade) do nascimento. Bom, independente da área da vida de cada um, estaremos todos com as antenas voltadas para os relacionamentos. É que Marte, na casa de Vênus (Libra) e em movimento retrógrado, já começa a se enroscar nas quadraturas e oposições que levam à formação da grande cruz cardinal, com Urano pedindo mudanças urgentes, Plutão tocando uma profunda reforma interna e Júpiter expandindo todo esse conflito. A cruz será exata no dia 23, indicando o ponto máximo de tensão, mas já estamos em cima da onda que nos leva até lá, não há como voltar. Daqui pra frente só vai embalar mais. Por isso é essencial que agora pisemos bem concretamente a realidade, separando o joio do trigo e encarando pra valer o que precisa de um cuidado maior. Vênus e Netuno estão abraçadinhos lá do outro lado, na imensidão de Peixes onde tudo é encantamento, e podemos estar valorizando demais este dolce far niente com óculos cor de rosa, menosprezando o que grita do lado de cá, na praia. O macro é formado por micros, assim como nós mesmos e cada ser habitante desta nave. O lindo bordado que a gente vê foi cuidadosamente riscado e preenchido, ponto por ponto na cadência contínua e criteriosa da agulha com rabo de linha, perfurando, colorindo e alinhavando. O universo inteiro mora nos detalhes. E eles podem ser quadrados e repetitivos, mas constituem aprofundamento. É na rotina (micro) que a intimidade se faz, pra virar saudade (macro) na separação dos corpos. Vale mais uma vez citar Roberto Carlos, com a perfeita definição do eixo Virgem x Peixes: "detalhes tão pequenos de nós dois, são coisas muito grandes pra esquecer".

A lua em Virgem está de mãos dadas com o Nodo Norte, Cabeça do Dragão, o pulo do gato para coroar o destino de cada um de nós, que está em Libra, onde um vira dois, casal. O dispositor desta lua, Mercúrio, faz parceria entusiasmada com Lilith em Leão, a justa medida entre sombra e luz com a coroa dos reis na cabeça e a mão sobre o cetro, autoestima e poder. Um bom rei e uma boa rainha conhecem cada cantinho do seu reino. Então vamos cuidar com carinho dos detalhes.

As cartas, numa sintonia mais que perfeita, nos trazem o Anel em destaque e duplicado, com o Trevo por recheio. Vamos cuidar de pertinho daquilo que nos é caro ao coração, retirando pacientemente as ervas daninhas que possam atrapalhar o florescimento do jardim.

A canção de hoje já passou por aqui, mas além de merecer mil vezes bis, também espelha o contraponto de Virgem e Peixes. De Dori Caymmi, O Homem Entre O Mar E A Terra.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bartschi Lenormand

25 comentários:

  1. Oi , LIlian ... 19/05/1957 - 20:40hs - RJ ... É na 10?? Agradecida!!! Apavorada com esses eclipses todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida. Sim, na sua casa 10, Meio do Céu. Vida profissional e social. Foco: Você diante da sociedade. Faz o que ama? Tem reconhecimento? Aí está a chance para a guinada.

      Beijos

      Excluir
  2. Como faço para saber onde devo trabalhar esses dias para alcançar o que o Universo reserva para nós? Sou encantada com as coisas que você nos envia todos os dias. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Gratidão pelo retorno. Para saber qual a área da sua vida (mapa natal) onde se dará a lua cheia, me envie por favor sua data de nascimento completa + local (cidade) e horário do nascimento.

      Excluir
  3. Oi Lilian, fico mt grata com essa ajuda. meus ombros tensionados a dias agradecem. Meu dados são: 14-01-1987 12:55 Araruama-RJ. To tentando colocar toda a minha pouca sabedoria em prática nesse mês de Abril tão revolucionário. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina,

      A lua cheia e eclipse caem na sua casa 7, sem planetas por lá. Casa dos relacionamentos. As transformações se insinuam nesta área, onde está Marte, pedindo ação compartilhada, diálogo, entendimento. Ou algo de novo surgindo. Se tem alguém, a relação será transformada (já está sendo, a lua cheia apenas intensifica). Se está só, esqueça o que ficou para trás, abra-se para o novo que quer chegar.

      Beijo

      Excluir
    2. Gratidão. Eu jurava q meu saturno estava na 7. Bem, eu espero q seja pra melhor essa transformação, q seja bom esse algo novo surgindo. Mto obrigada msm pela atenção.

      Excluir
    3. Seu Saturno é de casa 8, Carolina.

      Bjos

      Excluir
  4. Oi Lilian! Legal! Tenho uma idéia das energias, mas também gostaria de confirmar, seguem meus dados: 23-09-1972 - 13:15hs São Paulo-SP. Muito Grata! abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cassia,

      Casa 9, com seu Urano natal fazendo conjunção ao grau da lua cheia e do eclipse. Casa de Júpiter, querida. Viagens, sorte, assuntos com o estrangeiro, religião, fé, estudos. Urano natal ativado e uma nova concepção de vida sendo gestada, com provável elevação do seu entendimento filosófico, além de um impulso em todas as coisas inerentes à casa 9, descritas acima.

      Beijos

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Cynthia,

      Gratidão pelo seu carinhoso retorno.
      Casas 9 e 10, Meio do Céu e Plutão conjuntos, mas Plutão na casa 9. Foco na vida profissional e social + Assuntos elevados,religião, fé, viagens, assuntos com o estrangeiro, sorte. Você diante da sociedade. Faz o que ama? Tem reconhecimento? Aí está a chance para a guinada. O inconsciente pode estar sendo bastante remexido, com Marte do céu conjunto ao seu Plutão natal. Muitas mudanças internas que já começam a transformar as coisas também em volta de você, uma nova imagem social. Suas ações têm muito peso agora, poder. Cuidado com temperamento explosivo, o impacto de tudo está maior. Se souber entender a profunda transformação por que passa, pode encontrar o ouro interno de uma vida.

      Beijos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  6. Oi Lilian, Gosto muito das suas 'tiradas',

    Seguem meus dados: 09/05/73 - 16:40 - Rio de Janeiro - RJ
    Bjs, Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela,

      Na sua casa 12, querida, com seu Urano natal por lá, conjunto ao grau da lua cheia e do eclipse. Desapego. Esta é a casa de Peixes, do destino e espiritualidade., onde podemos transformar karma em dharma através do amor incondicional. Por certo muitas descobertas lhe chegam sobre missão de vida neste momento, nem sempre tão fáceis de identificar. Apure a intuição. Quanto mais amor distribuir, de coração puro e sem esperar devolução, mais forte será a sua conexão com o alto. Nesta casa o coração é o guia absoluto.

      Beijo

      Excluir
    2. 'Muitas descobertas me chegam sobre missão de vida neste momento, nem sempre tao fáceis de identificar'.
      Sensacional Lilian, é bem o que está ocorrendo neste momento!
      Obrigada, Daniela!

      Excluir
  7. Bom, vamos lá né? 06/10/1967 às 9:30, 9:50 ou 10:00 h, Rio de Janeiro. Aquilo que te disse, uma das horas cai melhor comigo, sempre soube que era 10, mas...
    Não lembro se naquela conversa já saiu isso que vc está colocando pro pessoal aí ou se já é outra visão, os astros já mudaram né? Bjãozão, só consegui ver agora...
    Lúcia Pangaio - Tinha entrado o nome do IBPA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa 11, querida Lúcia. Das amizades, das tribos que vc pertence. Sua atuação social junto aos grupos, aos amigos, às associações. Casa de Aquário, regência de Urano, lugar que preza a liberdade acima de tudo. Seu Sol está lá, em Libra, na casa de Aquário. Muito provável que vc esteja reforçando laços de amizade, entendendo quem são os amigos de verdade, aqueles com os quais pode contar e com uma vontade crescente de se afastar de outros tantos, por incompatibilidades. Faça o que pede o coração, não procure agradar quem tolhe a sua liberdade de ser, a sua espontaneidade. Esse estado de coisas ficará bem ativado com a cheia da lua. Prá pensar: amizade é um bem que só faz sentido se houver respeito à liberdade individual.

      Grande beijo!

      Excluir
    2. Obrigadúuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Só tô pensando que amigos tenho que descartar... Enfim, ótima dica! Estão acontecendo coisas boas e outras nem tanto, mas a felicidade nunca é total né? Nunca me prometeram um "mar de rosas, nem sempre o sol brilha, também há dias em que a chuva cai..." e são períodos importantes! Isso venho aprendendo, é difícil, mas a gte aprende...
      Superobirgada e um grande beijo! :*

      Excluir
  8. Olá daqui de Portugal!
    Tenho trabalhado muito na área que tem de mudar na minha vida mas preciso de um empurrãozinho sim...aqui vão meus dados,:
    18-08-1965 - 20:20 - Lisboa Portugal. Um beijo e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris,

      Na sua casa 8, querida, em conjunção ao seu Marte natal. Casa 8, casa de Escorpião, da sexualidade, das profundas questões de alma, da intensidade, dos bens compartilhados, das heranças e do desapego. Vida-morte-vida, renascimento qual fênix. Deixe ir o que não faz mais sentido em suas mais íntimas parcerias, mate qualquer mágoa que ainda resista dentro de você. Aqui só persiste o que é de verdade, o que é profundo e compromissado. Se não há mais cumplicidade é adeus. Este é o lugar do mapa e da sua vida que te dá a chance de limpar memórias, renascer completamente transformada. O apego tira o poder das suas mãos, o desapego te devolve o poder renovado, multiplicado. Chore se sentir necessidade, chore tudo, limpe. Depois não lamente, não olhe para trás.

      Espero ter ajudado. Beijo!

      Excluir
    2. Olá, bem na realidade descreveu completamente o estado em que se encontra a minha vida, em completa mudança e desapego.
      Um beijo grande e obrigado

      Excluir
  9. Queridos, vou responder a todos. Muita correria hoje por aqui, mas assim que sobrar um tempinho que me permita dedicar-me às respostas, farei isso.

    Beijos
    _/\_

    ResponderExcluir