Google+ Followers

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

a festa


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora de Vênus: Os Lírios (Rei de Espadas) + as cartas de corte: A Chave (8 de Ouros) e O Sol (Ás de Ouros). A carta dos lírios tem regência da Lua e representa paz de espírito, harmonia, serenidade, leveza, segurança emocional, além de nos trazer a amorosa e abençoada proteção de Mamãe Oxum. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos. A carta do sol rege o signo de Leão e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Libra acionando quadratura em T com Urano retrógrado em Áries e com Plutão em Capricórnio. Marte em Virgem está em bisextil com Plutão em Capricórnio e com toda a turma em Escorpião (Sol, Mercúrio retrógrado, Nodo Norte e Saturno). Lilith em Câncer faz trígono com Saturno em Escorpião. Netuno retrógrado em Peixes faz trígono com o Sol em Escorpião. Vênus em Sagitário está sem aspectos. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua volta para Libra, agora minguante, para se despedir da lunação dos relacionamentos que termina domingo com o início da lunação escorpiana. E, neste retorno, aciona novamente uma quadratura em T com Urano retrógrado e com Plutão, evidenciando o eixo Áries x Libra, o eu individual e o eu que se relaciona intimamente com um outro ser, tendo Plutão, o grande e poderoso feiticeiro, por testemunha. Bem apropriado para remexer com força nos acordos a dois e apontar o que ainda não foi transformado. Hoje também é dia de Beltane, festival celta da fertilidade, celebrado todos os anos (31 de abril no hemisfério norte e 31 de outubro no hemisfério sul) com danças em volta da fogueira e muita alegria e sensualidade para comemorar o retorno do Sol (primavera/verão). A festa honra sobretudo o encontro do feminino com o masculino em harmonia, amor e prazer. E Plutão em Capricórnio, signo que, de acordo com a mitologia grega, está vinculado ao sedutor Pã, identificado com a natureza inteligente, fecunda e criadora, aproveita para colocar mais lenha nessa fogueira, já bem crepitante com a intensidade emanada pelo céu dos últimos dias e dos próximos também. Com o stellium em Escorpião já puxando para si o resto do céu, direta ou indiretamente, através dos aspectos que faz, temos um cenário bastante intenso e erotizado, sugerindo encontros calientes bem afinados com Beltane.

No mais, prosseguimos com a energia da lua balsâmica, estágio final da lua minguante e extremamente curativa, que nos traz uma percepção maior de quem somos e se estamos conectados de fato com a nossa essência e com o plano maior que nos orienta no universo. A intuição é uma forte aliada nesta fase e, com Mercúrio em revisão, temos chance de avaliar com mais clareza o que precisamos transformar, reprogramando a nossa trajetória. O foco no sentir nos revela importantes descobertas, trazendo à tona padrões e feridas a serem compreendidas e curadas.

As cartas nos trazem a harmonia dos Lírios, com as bênçãos de Mamãe Oxum em pleno dia de Beltane, com a divina influência da Chave e do Sol de mãos dadas nas cartas de corte, nos empoderando para abrir o portal da iluminação e da cura.

A canção de hoje vem mais uma vez do escorpiano Milton Nascimento, uma verdadeira celebração para combinar com os ritos de Beltane, espantosamente bela. Na voz de Maria Rita, A Festa.

Ora iê iê, mamãe Oxum!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

resposta ao tempo


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora de Júpiter: O Cavaleiro (9 de Copas) + as cartas de corte: O Buquê (Rainha de Espadas) e Os Caminhos (Rainha de Ouros). A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã Buruquê. A carta dos caminhos rege o signo de Libra, o dono da lunação que se finda, e nos fala essencialmente de escolhas, mas também da fluência do nosso próprio caminho, de como fazemos a nossa caminhada na vida.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua minguante em Virgem quadrada a Vênus em Sagitário e em sextil com Júpiter e com Lilith em Câncer. Marte em Virgem está em bisextil com Sol e Mercúrio retrógrado em Escorpião e com Plutão em Capricórnio. Lilith em Câncer faz trígono com Mercúrio retrógrado em Escorpião. Urano retrógrado em Áries quadra Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes faz trígono com Sol escorpiano. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Hoje a lua quadra Vênus, gerando em nós uma certa insatisfação com o que temos, tanto em termos de relacionamentos quanto de valores, aquela amarga impressão que a grama do vizinho é mais verde que a nossa, sensação que pode influenciar negativamente o nosso senso para as escolhas e ativar carências tolas, sem sentido. A situação parece pior do que realmente é, por conta da intensidade crescente disparada pelo importante stellium no reino de Escorpião. Importante estar ciente disso para entender que o problema não está no outro, mas em nós. Estamos todos sujeitos às instabilidades emocionais fortemente acentuadas pela configuração astral que remexe dentro e acelera o nosso metabolismo, ora acelerando demais como se houvesse urgência em tudo resolver de uma vez, ora despertando o desejo de desistir ou desaparecer para voltar só depois. Depois do quê? Pois é. A sensação é mais ou menos essa, de um tudo ou nada impossível de explicar. O caminho é o da auto-observação, silenciosa e minuciosa, em busca de uma consciência maior de si. E é exatamente por causa disso que a maioria de nós se sente perdida, afinal não fomos nem somos acostumados a olhar para dentro. Os apelos estão sempre fora, a beleza admirada é a externa, a importância das pessoas é vinculada ao que elas têm e não ao que elas são, sentir está fora de moda, responsabilizar-se mais fora de moda ainda e a culpa é sempre do outro. E assim caminha a insanidade, a passos largos, de mãos dadas com todas as doenças modernas. Mente insana, corpo insano. Só conseguimos mudar alguma coisa fora de nós quando o dentro se compromete primeiro. Só conseguimos nos relacionar com verdade quando somos inteiros. Só damos o amor que conhecemos. Como podemos oferecer qualquer coisa sem primeiro tê-la? A parte capenga de nós não consegue manter nada, apenas finge que dá conta. E assim nos arriscamos em jogos de manipulação infinitos, ferindo e ferindo-nos. Isso se parece com amor? Pode até parecer, mas não é. Amor é outra conversa. E talvez seja exatamente isso a que estamos sendo convocados a resolver. Em nós primeiro, os nós. Não é bastante coerente o apelo de Escorpião, signo que traz em si a vida-morte-vida, justamente no final da lunação de Libra, que tem por foco a relação íntima com o outro? Como compartilhar uma alma perdida de si? Como pedir ao outro para acorrentar-se a nós ou nos servir de muleta, de tábua da salvação? Como responsabilizar o outro pelo cuidado e polimento da jóia única que carregamos dentro? Não é mais sensato caminhar juntos, lado a lado e nutrindo admiração constante e crescente? Que possamos refletir nestas questões tão íntimas com a atenção e o carinho que elas merecem de nós, porque sem dúvida aí mora o segredo para relações mais saudáveis e felizes.

As cartas nos trazem o nobre cavaleiro (Mercúrio) para nos vestir com a coerência entre palavra e atitude, condição básica para que avançemos, seja qual for a direção pretendida, que aliás precede o cavaleiro (Os Caminhos/Libra) junto com o Buquê, para nos lembrar que antes de mais nada precisamos nos nutrir com generosidade para que tenhamos condições de fazer nossas escolhas. Coragem!

A canção de hoje, além de belíssima, tem tudo a ver com o tema. De Cristovão Bastos e Aldir Blanc, pela voz de Nana Caymmi: Resposta ao tempo.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

terça-feira, 29 de outubro de 2013

libertango


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Saturno: A Cartinha (7 de Espadas) + as cartas de corte: A Árvore (7 de Copas) e A Chave (8 de Ouros). A carta da cartinha rege a casa III da mandala astrológica, lugar de regência de Mercúrio, o planeta das comunicações e das trocas, e nos fala sobre convites, notícias, mensagens, avisos, sonhos. A carta da árvore rege o signo de Virgem, onde temos Marte e Lua em trânsito, e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança, além de carregar a proteção do orixá das matas, Oxóssi. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua minguante em Virgem e em bisextil com o stellium em Escorpião (Sol e Nodo Norte conjuntos e Mercúrio retrógrado e Saturno conjuntos) e com Plutão em Capricórnio. Vênus está isolada em Sagitário (sem aspectos). Plutão em Capricórnio quadra Urano retrógrado em Áries. Netuno retrógrado em Peixes se opõe à Lua em Virgem e faz trígono com o Sol escorpiano. Lilith em Câncer faz trígono com Mercúrio retrógrado em Escorpião. Meio do Céu em Aquário e Ascendente em Touro na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua míngua em Virgem e aponta com o seu requinte detalhista o que precisa ser transformado. Não é pra menos, como um imã, Escorpião tá puxando todo mundo para o papo sério, inclusive a lua. Mercúrio retrógrado e Saturno estão em conjunção exata e a intuição vira uma flecha certeira. Do nada as informações nos alcançam, compondo o quebra-cabeças até ontem de difícil solução. É como se de repente um scanner fosse acoplado a cada um de nós, nos trazendo insights poderosos e dando liga aos acontecimentos do presente, do passado e do futuro num encaixe fabuloso, nos presenteando com a compreensão espiralada do tempo, que normalmente nos sugere uma separação dos fatos. A visão agora é encadeada, abrindo perspectivas de entendimento profundo das nossas ações e reações como um todo. O cenário começa a se esclarecer, nos dando uma noção mais nítida do todo do qual somos parte atuante. Caem as máscaras. Uma força imensa se descortina dentro. E isso é só o começo. Os próximos dias trarão muitas informações valiosas para quem estiver atento. O mais interessante é que a coragem brota junto, nos liberando do medo do desapego. Semana poderosa de conexão com o que há de mais valioso, com cada vez mais certeza do que precisamos deixar morrer para que a taça se esvazie e ceda lugar ao que realmente importa. Vida que se renova. E esta é a frequência de Escorpião, que nos convida poderosamente para o mergulho transformador. Anotem seus sonhos, anotem as ideias também, por mais tresloucadas pareçam. Gravem e guardem tudo que chegar ao coração causando estranhas sensações e desafiando a razão. São peças poderosas que encontrarão o lugar certo na composição de um sentido maior. Peças que à primeira vista talvez escapem, mas farão diferença no todo, têm o seu lugar. O entendimento virá a seu tempo. Confiem no empoderamento inusitado da intuição. Não é loucura, é lucidez intensa e perigosa que beira a insanidade sim, dança um tango com ela. É tesouro. Cada pérola deve ser cuidadosamente guardada para compor a jóia na hora certa. Aproveitem este momento único de magia transformadora!

As cartas chegam mais uma vez em profunda sintonia, trazendo as mensagens e o poder de compreendê-las (A Cartinha), com a força ancestral enraizada em nós (A Árvore) nos capacitando a abrir os canais de comunicação com o todo que nos cerca (A Chave).

Hoje vamos de Astor Piazzolla, com Libertango.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

negro mar


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora de Marte: A Lua (8 de Copas) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e O Anel (Ás de Paus). A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos Júpiter e Lilith em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios e sombras também. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Leão vazia de curso (sem aspectos). Marte em Virgem está em bisextil com Sol em Escorpião e com Plutão em Capricórnio. O Sol escorpiano, conjunto ao Nodo Norte, faz trígono com Netuno retrógrado em Peixes. Mercúrio retrógrado e Saturno conjuntos em Escorpião fazem trígonos com Júpiter e Lilith em Câncer e sextil com Plutão em Capricórnio. Plutão em Capricórnio quadra Urano retrógrado em Áries. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Durante o fim de semana a lua alcançou a fase minguante, acirrando em nós o ciclo de revisões já instalado por Mercúrio retrógrado em Escorpião. Ontem especialmente muitos de nós podem ter sentido o coração apertado com a insatisfação causada pela quadratura da lua com Saturno e Mercúrio retrógrado conjuntos. Uma sensação de baixa autoestima nem sempre com sua causa identificada, por ter origem na alimentação dos fantasmas internos, ativada pelos próprios pensamentos. Hoje o clima está melhor, mas ainda há um pequeno incômodo que permanecerá por alguns dias, sendo novamente acirrado no final da semana, com a quadratura exata de Plutão e Urano e com o eclipse do sol em Escorpião, quando enfim a lua entrará num novo ciclo, iniciando a lunação de Escorpião. Estamos atravessando talvez a fase mais importante do ano, pedindo transformações internas que, quanto mais ignoradas, mais sensação de sufoco nos trarão. Elas pedem um novo eu, uma nova postura pessoal mais alinhada com a nossa verdade interna e propósito de vida, bem como uma nova atitude na nossa relação com quem faz parte da nossa intimidade. Hoje a lua está fora de curso (sem aspectos com outros planetas), nos deixando mais aéreos para lidar com coisas práticas, mas por outro lado favorecendo o relaxamento e a intuição. Durante a madrugada ela entra no signo de Virgem e então teremos mais condições de avaliar minuciosamente os nossos incômodos e o que precisamos mudar para eliminá-los. Hora de separar o joio do trigo e dar fim a tudo que não nos faz bem ou que não tem mais razão de ser em nossas vidas. Assim estaremos melhor preparados para toda a intensidade que virá com a lua nova do próximo domingo, com direito a um grande alinhamento de planetas nas profundezas de Escorpião, somado ao eclipse solar que acontece em conjunção com Saturno, evidenciando a nossa cota de responsabilidade com as mudanças que se fazem mais que necessárias, urgentes. Até lá ainda estamos sob a lunação de Libra, com foco nos relacionamentos e parcerias, pedindo que façamos ajustes nesta área de nossas vidas. Que tenhamos clareza para identificar quais são esses ajustes e possamos enfim afrouxar o nó que aperta o coração.

As cartas nos trazem a Lua em destaque, ativando a nossa intuição para reconhecer e curar o que tem sido mantido na sombra, o nosso avesso. As cartas de corte dão o tom do que pede para ser transformado, com o Cavaleiro (Mercúrio) acelerando o nosso processo de revisão para dar vez a uma nova atitude frente às nossas parcerias amorosas e sociedades (O Anel).

Hoje vamos de Dori Caymmi, na sintonia com o peso do céu, com a sombria e maravilhosa Negro Mar.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

I've got you under my skin


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora da Lua: A Casa (♥ Rei de Copas ♥) + as cartas de corte: A Cegonha (Rainha de Copas) e A Torre (6 de Espadas). A carta da casa rege a casa IV da mandala astrológica, casa de Câncer, onde temos Júpiter, Lilith e a própria Lua em trânsito, e representa segurança emocional, equilíbrio, proteção, bem como o nosso eu, o nosso lar, a nossa intimidade. A carta da cegonha rege o signo de Áries, exatamente onde temos Urano em trânsito, o planeta irreverente que muda as coisas sem aviso. A Cegonha representa novidades, surpresas, mudanças repentinas e para melhor. A carta da torre é regida por Saturno e tem uma profunda ligação com a fé e a espiritualidade. Ela nos pede uma postura mais contemplativa e um certo isolamento.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Câncer conjunta a Júpiter e Lilith e em trígono com Mercúrio retrógrado e Saturno escorpianos. Urano retrógrado em Áries está em quadratura exata com Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes se opõe a Marte em Virgem e faz trígono com o Sol em Escorpião. Plutão em Capricórnio faz sextil com Saturno escorpiano e participa de bisextil com Nodo Norte em Escorpião e com Marte em Virgem. Mercúrio retrógrado e Saturno começam conjunção em Escorpião. Sol e Nodo Norte escorpianos também iniciam conjunção. Sol em Escorpião faz sextil com Marte em Virgem. Vênus em Sagitário está solta no céu, sem aspectos. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Ontem não consegui fazer a postagem. Fui dar adeus a um amigo querido que teve a vida interceptada por uma bala direto no coração, vítima da violência urbana. Muita tristeza que ainda permanece como uma sensação de ressaca e dores no corpo todo. Nessas horas vemos como o emocional é poderoso e pode desabar com a nossa estrutura física. Mas divido isso com vocês por um outro motivo: mostrar o outro lado das cartas de quarta-feira que, em sua combinação também avisavam sobre o trágico acontecimento que o final do dia traria. A chave abre ou fecha caminhos, e aliada ao veneno da cobra nas cartas de corte, fechou para sempre a vida do meu amigo, evidentemente representado pelo cigano em destaque na tiragem. A cobra foi o veneno letal, a bala, o tiro. As cartas não mentem e, neste caso, vieram também anunciar a tragédia.

Hoje a lua faz combinações intensas no céu, aliando-se a Júpiter e Lilith nas águas de Câncer e fazendo bons aspectos com Mercúrio retrógrado e Saturno, que já fazem conjunção em Escorpião, signo de água também, evidenciando a nossa intimidade e as nossas relações familiares e íntimas. A lua já recebe as influências da fase minguante, que tem início oficialmente amanhã à noite, nos pedindo ainda mais interiorização e finalização de processos que não lograram êxito em sua plenitude (fase cheia). Com tantos planetas em signos de água, especialmente o poderoso stellium em Escorpião (Sol, Nodo Norte, Saturno e Mercúrio retrógrado), temos aumentada a nossa sensibilidade e intuição, o que nos deixa ainda mais voltados para dentro. O nosso eu, a soma do que fomos desde sempre e no que resultamos agora, passa por necessárias transformações emocionais que, se permitirmos e usarmos isso a nosso favor, resultará no nascimento de novos seres, com uma postura mais equilibrada. Nossas profundezas estão sendo remexidas e serão ainda mais nos próximos dias, em busca do ouro escondido dentro. Não é um mergulho fácil, porque nos coloca de frente com o nosso avesso e lá estão todos os sentimentos pouco nobres que precisamos encarar para transmutar, mas que normalmente fazemos de conta que não existem. É hora de enfrentá-los, digeri-los e reintegrá-los em harmonia, sombra e luz, yin & yang. Vamos partir agora para a finalização da lunação de Libra, que diz respeito a parte de nós que se relaciona intimamente com o outro. O sol já está em Escorpião, signo responsável pela próxima lunação que começa em 3 de novembro. O céu nos mostra agora com muita verdade o que em nós ainda não está pronto para a troca, para nos dar a oportunidade de curar padrões sabotadores que interferem negativamente nas nossas escolhas afetivas. Conhecer o nosso avesso e aceitá-lo é um passo e tanto na preparação para o amor, porque ninguém completa ninguém, pessoas em desarmonia competem entre si. O amor real acontece entre dois seres inteiros.

As cartas, mais uma vez em perfeita sintonia, nos trazem A Casa evidenciando o foco no nosso eu, com influência da Cegonha e da Torre, anunciando as transformações necessárias para a conquista da segurança emocional e do equilíbrio interno.

Hoje vamos de Cole Porter, na maravilhosa versão da escorpiana Diana Krall: I've got you under my skin.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

a perder mais nada, corajoso medo...


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora de Júpiter: O Cigano (Ás de Copas) + as cartas de corte: A Chave (8 de Ouros) + A Cobra (Rainha de Paus). A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos. A carta da cobra, pela primeira vez aqui no Salamalek Tarot e numa sintonia impressionante com a data, rege o signo de Escorpião, onde o Sol ingressou hoje. Falarei dela mais adiante.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Gêmeos em trígono com o Sol em Escorpião. Urano retrógrado em Áries quadra Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes se opõe a Marte e faz trígono com o Sol em Escorpião. Plutão em Capricórnio faz sextil com Saturno em Escorpião e participa de bisextil com Nodo Norte em Escorpião e com Marte em Virgem. Vênus em Sagitário está solta no céu (sem aspectos). Mercúrio retrógrado em Escorpião faz trígonos com Júpiter e com Lilith em Câncer. Saturno escorpiano também faz trígono com Lilith em Câncer. Sol em Escorpião faz sextil com Marte em Virgem. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
O Sol entrou em Escorpião na madrugada de hoje, inaugurando em nós um tempo de transformações profundas e de sentimentos marcados pela intensidade. Escorpianos são talvez os seres mais enigmáticos e intensos de todo o zodíaco. Vêm com a marca da auto transformação gravada na alma e sabem que são elementos transformadores em seus meios, embora sejam um signo fixo e portanto de natureza avessa às mudanças, teimosos por excelência. Mas é incrível como eles sabem mais do que todo mundo encarar a morte como um processo natural. Parecem não temê-la, exatamente por carregarem dentro a certeza da finitude, bem como a da renovação de todas as coisas. Escorpião é fênix, que vai ao pó e retorna mais forte. Sob este signo tudo é visceral, consumido vorazmente até a última gota, que quando seca quase o leva junto... quase. Mas basta o flerte com a morte para reacender a chama da vida, outra vida, nova, com o infortúnio que o consumiu bem enterrado para nunca mais voltar. É muito bonito o potencial renovador desses seres, muitas vezes injustiçados pelo poder que detêm. Sim, escorpianos são poderosos, muito. E muito inteligentes também. E é claro que há muitos deles que de fato não sabem bem usar esse poder, e ferem, traem, manipulam, invejam e podem mesmo destruir pessoas quando resolvem se vingar. Como diz um velho ditado, é a natureza deles. E por isso mesmo eles vêm equipados com um ferrão, reservatório de poderoso veneno. Mas quando descobrem que só o amor pode curá-los da profunda dor que carregam por conhecerem a fundo a natureza de todas as coisas, são os mais fiéis companheiros e carregam dentro um grande coração. Então o veneno que pode matar vira substância regeneradora e promove a cura por onde passa. Eu particularmente gosto muito das pessoas deste signo e durante toda a minha vida sempre estive cercada por eles, com quem tenho um entrosamento incomum e fascinante. Todos nós temos Escorpião no mapa, bem como Plutão, seu regente. Todos nós temos portanto essas tendências, em diferentes graus de intensidade evidentemente, em alguma área da vida. E é aí, na casa astrológica onde ele mora, ou nas casas em aspecto com Plutão, que sentiremos a urgência transformadora deste período. A palavra para o momento é desapego. Deixe ir o que não tem mais sentido e a vida encontrará razão para invadir aquele espaço com renovada paixão.

Preciso de um parágrafo à parte para falar da carta da Cobra, que resolveu aparecer pela primeira vez em uma tiragem do Salamalek Tarot, justo no dia em que o Sol ingressou Escorpião, signo regido por ela. É uma carta pesada que costuma indicar traições, falsidade, intrigas, inveja e feitiço, mas também é a carta da sexualidade e tem conexão com a Rainha de Paus, o nosso arcano de vibração do mês de outubro, que é fogosa, criativa, dona de ideias e ideais revolucionários, profundamente conectada com o mundo espiritual, poderosa - dizem, a mais poderosa das rainhas do Tarot, por ser a dona do impulso transformador - surpreendente, apaixonada e apaixonante. No Xamanismo, a cobra é o animal da transmutação e simboliza o processo vida-morte-vida com uma incrível capacidade de regeneração e de cura, além da profunda conexão com a espiritualidade. Ela representa ainda a Kundalini, energia poderosíssima adormecida na base da nossa coluna e ligada à nossa sexualidade, que expande a nossa consciência quando despertada. No contexto de hoje, a carta da Cobra surpreende, indicando muito mais a tendência astral para os próximos trinta dias, ainda mais ao lado da carta da Chave, que é regida justamente pelo Sol.

O conjunto das cartas indica que a nossa ação (Marte/O cigano) está orientada para o profundo mergulho capitaneado pelo ingresso do sol (A Chave) em Escorpião (A Cobra), com stellium lá. Vale lembrar que o veneno que mata também cura, o segredo está na dose.

A canção de hoje já foi postada uma vez por aqui, mas só podia ser ela para acompanhar essa postagem. Vamos novamente de Tom Jobim, com a maravilhosa Matita Perê.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand - Claro que o destaque vai para a carta da Cobra, ainda que ela não tenha saído como carta principal, merece o papel de destaque.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

quando o amor acontece


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora da Lua: O Coração (Príncipe de Copas) + as cartas de corte: O Cigano (Ás de Copas) e O Anel (Ás de Paus). A carta do coração, marcando presença aqui desde domingo, mas hoje no papel principal, rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos o Sol em trânsito nos últimos graus. A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Gêmeos oposta a Vênus em Sagitário e em sextil com Urano retrógrado em Áries. Urano retrógrado em Áries quadra Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes se opõe a Marte e faz trígono com o Sol em Libra. Plutão em Capricórnio faz sextil com Saturno escorpiano e participa de bisextil com Nodo Norte em Escorpião e com Marte em Virgem. Mercúrio retrógrado em Escorpião faz trígonos com Júpiter e com Lilith cancerianos. Saturno escorpiano também faz trígono com Lilith em Câncer. Sol em Libra faz sextil com Marte em Virgem. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cheia está oposta a Vênus, indicando uma certa insatisfação nas escolhas amorosas. Ao mesmo tempo, ela se liga a Urano em aspecto harmônico, despertando forte intuição e criatividade para mudar o que não está bom. Hoje também é o último dia do Sol no reino dos relacionamentos, Libra. Amanhã ele entra em Escorpião, trazendo mais intensidade para os nossos dias e clareando o avesso das coisas essenciais, especialmente o que precisa morrer ou renascer em nossas vidas. O astro rei vai se encontrar com uma turma de peso por lá e as próximas semanas serão muito importantes para o entendimento do que devemos nos desapegar para que estejamos alinhados com o cumprimento do nosso destino. Marte está em Virgem, nos pedindo mais critério nas ações. Mercúrio, regente do signo de Virgem está lá em Escorpião (signo que tem co-regência de Marte) nos forçando a rever tudo que não ficou bem resolvido. Marte se alinha em bisextil (aspecto facilitador) com Nodo Norte e com Plutão, nos impelindo a sentir profundamente o que tem real valor em nossas vidas para podermos então dar o grande salto libertador, evolutivo. Ainda estamos no auge da lunação libriana (fase cheia da lua) e a pauta segue nas escolhas, especialmente na área afetiva. O início da lunação de Escorpião, no começo de novembro, se dará com especial intensidade, com um importante stellium (reunião de planetas) envolvendo Sol, Lua, Mercúrio, Saturno e Nodo Norte e coroado por um eclipse solar. O nosso emocional será fortemente remexido e o que não estiver bem resolvido até lá pode ser alterado sem a nossa decisão. A vida nos dá várias chances (e temos mais uma delas se abrindo no céu) de resolver o que pede solução, mas se não as aproveitamos, em algum momento o universo se encarregará de fazer as alterações por nós. Que tenhamos sabedoria emocional para pegar firme as rédeas do nosso destino e sermos mais honestos, especialmente com nós mesmos mas também com os nossos parceiros. A diferença entre conduzirmos as mudanças ou deixarmos que a vida conduza é mais ou menos como ter o controle na direção de um veículo ou estar a bordo de um desgovernado, onde qualquer coisa pode acontecer.

As cartas nos trazem O Coração em destaque, com a influência de Marte (O Cigano) e do Anel, nos pedindo para sair na frente e cuidar com compromisso das nossas relações amorosas.

Gratidão!
_/\_

Hoje vamos de João Bosco, com a linda canção que deu nome ao título da postagem de hoje: Quando o amor acontece.

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

volta a pensar então...


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora de Mercúrio: A Torre (6 de Espadas) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e O Coração (Príncipe de Copas). A carta da torre é regida por Saturno e tem uma profunda ligação com a fé e a espiritualidade. Ela nos pede uma postura mais contemplativa e um certo isolamento. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações que está retrógrado a partir de hoje, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos o Sol em trânsito nos últimos graus.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Gêmeos ativando uma quadratura em T com Marte em Virgem e com Netuno retrógrado em Peixes. Urano retrógrado em Áries quadra Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes faz trígonos com o Sol em Libra e com Nodo Norte em Escorpião. Plutão em Capricórnio faz sextis com Saturno e Nodo Norte escorpianos. Vênus está sem aspectos em Sagitário. Mercúrio retrógrado em Escorpião faz trígonos com Júpiter e com Lilith em Câncer. Saturno escorpiano também faz trígono com Lilith em Câncer. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer. Marte em Virgem faz sextis com o Sol em Libra e com Nodo Norte em Escorpião. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A grande novidade do dia é a marcha a ré de Mercúrio, o planeta das comunicações. Ele iniciou o movimento retrógrado na manhã de hoje e só volta ao movimento direto em 10 de novembro. Serão vinte dias de varredura na caixinha dos pensamentos, trazendo de volta reflexões importantes, pessoas do passado e valiosas oportunidades de reprogramação do que ainda não ficou muito bem esclarecido. Mas o regente das trocas também promove muita bagunça nesta trajetória: dificuldade de entendimento na fala e na escrita, compromissos desmarcados, mudança de ideias, extravio de correspondências e de encomendas, contratos problemáticos, aparelhos eletroeletrônicos com defeito, viagens e trânsito confusos, problemas na internet, como já aconteceu hoje durante quase toda a manhã com falhas importantes no Facebook que afetaram usuários do mundo inteiro. Sofrem as combinações novas, sendo desaconselhável assinar documentos, por exemplo. É tempo de refazer, rever, retomar, repensar, reconsiderar... como uma chance de reparação ou reconfiguração. Pois é, e esse Mercúrio em revisão está de mãos dadas com Júpiter em Câncer, signo que rege a casa IV da mandala astrológica, revolvendo as coisas do nosso eu e da nossa esfera familiar, bem como o avesso profundo das coisas e a sexualidade, já que a retrogradação se dá em Escorpião e Mercúrio também está alinhado com Lilith em Câncer. Curioso como somos influenciados pelo céu, mesmo sem saber. Hoje a minha filha estava aqui vendo sessão da tarde e vejam bem o filme que passou: Central do Brasil. Uma mulher que escreve cartas para quem não sabe ler/escrever, colocando as pessoas em contato com entes queridos há muito afastados. Até pela própria vida do menino órfão que ela acaba encaminhando novamente, viajando com ele em busca do pai e dos irmãos, perdidos em algum lugar do passado. E, bem em sintonia com o contato amistoso que Mercúrio faz com Júpiter em Câncer, depois de muito viajarem, finalmente a criança é devolvida para um lar que já era para ser dela. Ainda tem mais conexão com o passado, esta bem real e também capitaneada pela minha filha: ela resolveu mexer nos arquivos antigos do computador aqui de casa e de repente estávamos as duas envolvidas com velhas fotografias que nem lembrávamos mais que existiam.

Podem esperar também por esqueletos saindo dos armários, e aproveitem para resolvê-los. No fim da semana Mercúrio e Saturno se unem em conjunção e dão as mãos a Plutão capricorniano. Coisas que já julgávamos bem enterradas podem dar o ar da graça para serem finalizadas ou reintegradas. Em resumo, nas próximas três semanas muito será remexido em nós, tanto na esfera racional quanto na emocional. Como gosto de dizer, assim poderemos amarrar as pontas soltas que deixamos por aí, para não tropeçar nelas mais adiante.

As cartas mais uma vez chegam em sintonia com o céu, com a Torre a nos puxar para as nossas profundezas, tendo como disparador o próprio Mercúrio (O Cavaleiro), que avisa que o foco das reflexões continua nos relacionamentos (O Coração).

A canção de hoje vem do escorpiano Milton Nascimento e é um verdadeiro mergulho no passado, pela voz dele e de Maria Rita: Tristesse.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

domingo, 20 de outubro de 2013

eu te pedi sustenido e você riu bemol


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora da Lua: Os Lírios (Rei de Espadas) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e Os Pássaros (7 de Ouros). A carta dos lírios tem regência da Lua e representa paz de espírito, harmonia, serenidade, leveza, segurança emocional, além de nos trazer a amorosa e abençoada proteção de Mamãe Oxum. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos o Sol em trânsito. A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Touro quadrada a Mercúrio e a Saturno escorpianos e em sextis com Júpiter e com Lilith cancerianos. Urano retrógrado em Áries quadra Plutão em Capricórnio e faz trígono com Vênus em Sagitário. Netuno retrógrado em Peixes se opõe a Marte e faz trígonos como Nodo Norte em Escorpião e com o Sol em Libra. Plutão em Capricórnio faz sextis com Saturno e com Nodo Norte escorpianos. Mercúrio em Escorpião faz trígonos com Júpiter e com Lilith cancerianos. Saturno em Escorpião faz trígono com Lilith em Câncer. Nodo Norte em Escorpião faz sextil com Marte em Virgem. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer e faz sextil com Marte em Virgem. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua prossegue cheia em Touro, em harmonia com Júpiter e Lilith em Câncer, provocando delícias sensoriais por aí. Por outro lado, ela desentende-se com Saturno e com Mercúrio escorpianos, provocando desajustes entre emoção e razão e deixando-nos propensos a ferir com a palavra ou com a falta dela, a frieza emocional. Mercúrio também começa a nos deixar inclinados a promover confusão nas palavras e pensamentos, já exercendo a influência da sua marcha a ré a partir de amanhã de manhã. O entendimento fica prejudicado, a gente diz uma coisa e a pessoa entende outra coisa, ou entendemos de maneira equivocada o que o outro nos diz. Então é preciso estar mais atento para não magoar o outro sem querer e especialmente para não deixar que as carências nos joguem no infeliz papel de vítima também. O foco continua nos relacionamentos, ainda estamos sob a lunação de Libra, signo que faz morada na casa 7 da mandala astrológica, casa das nossas relações íntimas e parcerias. Que saibamos colocar mais amor nos nossos diálogos, para que a atitude baseada no critério de Virgem (onde temos Marte em trânsito) não deixe a dúvida distorcer as palavras. Daqui a pouco a lua fica fora de curso, tirando um pouco mais a nossa concentração para tudo que exija foco. Ela fica assim até o começo da tarde de amanhã, quando entra em Gêmeos. A dica para a noite de hoje portanto é entregar-se à boa preguiça de domingo, sem nada forçar. Se a insatisfação se manifestar, procure entender dentro o que a está convidando, sem azedar o caldo com o outro. Mercúrio ficará retrógrado por 20 dias, mergulhando fundo no poço escuro de Escorpião e de lá pinçando muitas peças soltas para nos ajudar a entender melhor quadros incompreendidos no passado e que podem fazer muito sentido agora, tanto sobre nós mesmos quanto sobre os nossos acordos mais íntimos.

As cartas nos trazem a harmonia e segurança emocional dos Lírios, desde que saibamos embalar nossas trocas e especialmente os nossos diálogos (Os Pássaros) com mais amor (O Coração).

Hoje vamos de Guinga e Aldir Blanc, na belíssima interpretação de Leila Pinheiro acompanhada pela Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro: Catavento e Girassol.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

sábado, 19 de outubro de 2013

eu quero nascer, quero viver...


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Saturno, na 2ª hora de Vênus: A Criança (Príncipe de Espadas) + as cartas de corte: A Lua (8 de Copas) e O Navio (10 de Espadas). A carta da criança rege a casa V da astrologia, casa dos filhos, da criatividade e dos prazeres, e representa pureza, espontaneidade, alegria e energia criativa. A Criança carrega a proteção dos Erês.A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos Júpiter e Lilith em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios e sombras também. A carta do navio é muito abençoada, ela rege a casa IX da mandala astrológica, casa de Sagitário (signo regido por Júpiter e onde temos a Vênus em trânsito), e representa coisas boas vindo de longe para nós. O Navio também representa uma completa transformação, muito auspiciosa. O Navio nos traz ainda as bênçãos da orixá Iemanjá.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Touro conjunta ao Nodo Sul, oposta a Saturno e ao Nodo Norte escorpianos, oposta ao Sol em Libra, em trígonos com Plutão em Capricórnio e com Marte em Virgem, e em sextil no Netuno retrógrado em Peixes. Urano retrógrado em Áries faz quadraturas com Lilith em Câncer e com Plutão em Capricórnio e aplica trígono a Vênus em Sagitário. Netuno retrógrado se opõe a Marte em Virgem e faz trígonos com o Sol em Libra e com o Nodo Norte em Escorpião. Plutão em Capricórnio faz sextis com Saturno e Nodo Norte escorpianos. Mercúrio em Escorpião faz trígonos com Júpiter e com Lilith cancerianos. Saturno escorpiano também faz trígono com Lilith em Câncer. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Como foram de eclipse? Por aqui a lua cheia brilhava magnífica no céu, mas uma hora antes do eclipse o céu fechou completamente e uma chuva torrencial castigou a noite e a madrugada também, como que fazendo uma limpeza profunda. Hoje a lua cheia já está em Touro, deixando-nos especialmente voltados aos prazeres sensoriais, com reforço dos trígonos que ela faz com Marte e Plutão, também em signos de terra. Ela também faz sextil com Netuno, elevando ainda mais o lado prazeroso, um perfeito convite ao "dolce far niente". Nada mal para a noite de sábado, né? Mas isso é para quem está na sintonia do deleite, porque o quadro pós eclipse ainda não aliviou de todo a tensão, e segue testando-nos com relação ao que devemos manter ou desapegar. Equação difícil a ser resolvida sob a lua da posse. Quem não se resolveu emocionalmente até ontem, com a lua inflamada do eclipse, pode ter mais dificuldade em fazê-lo agora, com Nodo Sul (Cauda do Dragão) de mãos dadas com a lua taurina. O apego pode ficar ainda mais exacerbado, ainda que a situação vivida não traduza o melhor dos mundos. Neste caso, em vez da curtição prazerosa, o que precisa ser ruminado vai gritar dentro, mexendo com os humores. O ideal é aproveitar a luz que a lua cheia lança aos quadros, deixando tudo mais intenso, e trabalhar dentro o que é de fato essencial, identificando o que mantemos apenas por hábito, ao estilo de Touro (nossa lua de hoje) carregado pelo peso de tudo querer possuir, não conseguindo por isso abrir mão até do que não tem mais sentido manter.

Que saibamos entender a preciosa diferença entre o lixo e o luxo que moram dentro de cada um de nós.

As cartas nos trazem a Criança em destaque, numa clara alusão ao espaço que precisamos abrir para que o novo possa nos alcançar. As cartas de corte reafirmam a conduta, com a Lua remexendo os sentimentos para nos ajudar a definir os processos que precisam ser finalizados (O Navio).

Hoje vamos de Cartola, na lindíssima interpretação de Marisa Monte: Preciso Me Encontrar.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

tudo que você podia ser


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora de Mercúrio: As Estrelas (6 de Copas) e O Coração (Príncipe de Copas) saíram juntinhas disputando o papel principal + as cartas de corte: O Cigano (Ás de Copas) e A Lua (8 de Copas). A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos o Sol em trânsito. A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos Júpiter e Lilith em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios e sombras também.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Áries conjunta a Urano retrógrado, quadrada a Plutão em Capricórnio e a Lilith em Câncer, e em trígono com Vênus em Sagitário. Netuno retrógrado em Peixes se opõe a Marte em Virgem e faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Plutão em Capricórnio faz sextis com Nodo Norte e com Saturno escorpianos. Mercúrio em Escorpião faz trígonos com Júpiter e com Lilith em Câncer. Saturno escorpiano também faz trígono com Lilith em Câncer. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Lua em Áries conjunta a Urano e se encaminhando para a sua plenitude (início da fase cheia) que acontece amanhã à noite, às 20h38, com um eclipse anular por companhia. Em Áries, primeiro signo de fogo, temos uma lua bastante impetuosa, impaciente, nervosa. Para reforçar, hoje ela está em conflito com Plutão (quadratura) e com Lilith, a lua negra, temperando com pimenta a intensidade. Essa lua cheia de poder chama Vênus para a conversa através de um trígono, nos lembrando que a pauta principal do mês diz respeito aos relacionamentos. Amanhã, para o eclipse, a lua se desentende com Sol e com Júpiter, colocando mais lenha na fogueira já crepitante. Bom, o que o céu quer nos dizer com tudo isso? Em primeiro lugar, mantenha a cabeça firme para não entrar na rinha das provocações, porque elas farão parte do cardápio. Muitos baldes serão chutados com força e com vontade e o destempero pode custar caro depois que o clima esfriar. Mercúrio está em Escorpião, signo que tem Marte como segundo regente, e Marte está em Virgem, signo regido por Mercúrio. Os planetas da ação e da comunicação estão mutuamente influenciados e chumbo trocado pode doer sim, e muito! A palavra pode ferir com requintes de precisão inimagináveis. Se pararmos para pensar, respirarmos fundo e acionarmos o sentir, poderemos ver claramente que a intenção de ferir é motivada por uma raiva destruidora que só cabe dentro de um ser já ferido. Quem ataca tem uma dor gigantesca roendo dentro, a dor do desamor. Isso vale tanto para entender o outro quanto para a auto-observação. Muitas revelações podem brotar, aliás, derramar inesperadamente, especialmente sobre nós mesmos. Verdadeiras riquezas se considerarmos que, ainda que difíceis, elas aparecem para nos mostrar a doença em nós, o que precisa ser curado e que antes sequer tínhamos conhecimento. Deixe derramar a água represada também, o choro é uma excelente válvula de escape que nos livra de atitudes mais bruscas, nos coloca de volta do tamanho que somos e nos faz mais humanos diante do outro, numa postura mais humilde e com a possibilidade de acolhimento e consequente entendimento entre as partes. Só não vale usar isso como chantagem. Senão a transparência pretendida retira-se e as máscaras voltam a reinar, acirrando ainda mais os conflitos externos e internos. Não tenha medo de enxergar-se por inteiro, somos todos feitos de sombra e luz. É quando nos despimos das nossas falsas vergonhas que revelamos a nossa maior nobreza.

As cartas trazem As Estrelas de mãos dadas com O Coração, nos colocando bem pertinho das nossas realizações amorosas, desde que saibamos incorporar às nossas atitudes (Marte/O Cigano) toda a verdade do nosso ser, luz e sombra (A Lua).

A canção de hoje vem de Milton Nascimento e Lô Borges: Tudo que você podia ser

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand - A carta do cigano saiu como mera coadjuvante na tiragem de hoje, mas revelou-se de uma importância espantosa depois do texto pronto, merecendo portanto o destaque na ilustração.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

vou te contar...


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora do Sol: O Livro (10 de Ouros) + as cartas de corte: A Cartinha (7 de Espadas) e O Sol (Ás de Ouros). A carta do livro rege o signo de Peixes e, dentre outras coisas, representa segredos e mistérios. A carta da cartinha rege a casa III da mandala astrológica, lugar de regência de Mercúrio, o planeta das comunicações e das trocas, e nos fala sobre convites, notícias, mensagens, avisos, sonhos. A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Peixes fora de curso (sem aspectos). Netuno retrógrado em Peixes se opõe a Marte em Virgem e faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Plutão em Capricórnio quadra Urano retrógrado em Áries e faz sextil com Saturno escorpiano. Vênus em Sagitário faz trígono com Urano retrógrado em Áries. Mercúrio em Escorpião faz trígonos com Júpiter e Lilith em Câncer. Saturno escorpiano também faz trígono com Lilith em Câncer. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer. Urano retrógrado em Áries quadra Lilith em Câncer. Meio do Céu em Aquário e Ascendente em Touro na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Com a lua fora de curso em Peixes, a tendência para nós é de distração e preguiça. Fica difícil conseguir concentração para as coisas mais práticas e sérias, com um grande risco de enganos e erros. Às dez e vinte da noite ela entra em Áries, mas permenece vazia até as primeiras horas da madrugada de amanhã, quando começa a fazer conjunção com Urano e já passa a sofrer também as influências das quadraturas com Plutão e Lilith e do trígono com Vênus. A madrugada portanto promete... energia de sobra, agitação e insônia, além de valiosos insights. Se pudéssemos trocar o dia pela noite, hoje seria a coisa ideal a fazer; dormir com a lua fora de curso em peixes e produzir a noite inteira com o frenesi da lua ariana de mãos dadas com Urano. Mas, como não é assim que funciona, pelo menos para a grande maioria dos mortais, o jeito será contar carneirinhos nervosos. Vênus está em trígono com Urano, trazendo magnetismo, simpatia, romance, prazer e boas surpresas nos relacionamentos íntimos e também entre os amigos. Este aspecto também pega a lua durante a madrugada. As surpresas não param por aí, Mercúrio se livra da conjunção com Saturno e a fala fica mais solta, especialmente com os trígonos que ele faz com Júpiter e com Lilith em Câncer. Pode haver exagero aí e ainda confissão de segredos ou descuidos na fala que os revelem sem querer. É de bom tom checar a autenticidade das revelações, porque Mercúrio em Escorpião tem faro fino de detetive, mas também tem o lado paranóico que pode aparecer e se esparramar com a ajuda de Júpiter.

As cartas nos trazem o livro no papel principal, com a cartinha e o sol como influenciadores. Prestem bastante atenção aos sinais desta noite, algo que esteve oculto pode ser realmente revelado. Alguma mensagem, notícia, recado ou sonho importante que nos alcança e clareia o quadro instantaneamente.

Hoje vamos de Tom Jobim, com Wave.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

terça-feira, 15 de outubro de 2013

clair de lune


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Vênus: A Árvore (7 de Copas) + as cartas de corte: O Anel (Ás de Paus) e A Chave (8 de Ouros). A carta da árvore rege o signo de Virgem, onde Marte acaba de chegar, e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança, além de carregar a proteção do orixá das matas, Oxóssi. A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Peixes conjunta a Quiron e ativando um grande trígono de água com Júpiter e Lilith em Câncer e com Mercúrio, Saturno e Nodo Norte em Escorpião. A Lua ativa ainda um bisextil com Plutão em Capricórnio e Saturno em Escorpião e quadra Vênus em Sagitário. Netuno retrógrado em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião e se opõe a Marte recém-chegado em Virgem. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer. Urano retrógrado em Áries quadra Lilith em Câncer e Plutão em Capricórnio e faz trígono com Vênus em Sagitário. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Em plena fase crescente, a lua pisciana de mãos dadas com Quíron (o curador ferido) ativa um grande trígono envolvendo toda a turma das águas (Júpiter e Lilith em Câncer + Mercúrio, Saturno e Nodo Norte em Escorpião). Para transbordar ainda mais o caldeirão emocional, ela também convoca Plutão capricorniano através de um bisextil unido ao grande trígono e prossegue provocando Vênus em quadratura. Dia de muita intensidade, com os sentimentos mais do que em foco e muita intuição e sensibilidade ativada. Revelações importantíssimas podem surgir em desabafos e/ou explosões emocionais abruptas. Muito fantasma vindo à tona para ser conhecido, acolhido e, a partir daí, curado, transmutado. É claro que mais uma vez estamos falando de relacionamentos. Há potência para a cura em nível individual, mas não podemos esquecer que estamos em plena lunação libriana e com o Sol transitando o signo de Libra também. E Libra fala de dois, do eu e do outro e de como damos conta dessa equação. Marte entrou hoje em Virgem e a nossa ação fica muito mais criteriosa, atenta aos detalhes, que por sinal fazem uma diferença e tanto nas relações, não é mesmo? É nos detalhes que sabemos afinal se podemos contar com a cumplicidade do parceiro. São os detalhes que nos enchem de saudade quando distantes. São os detalhes que nos fazem gostar de um ser de forma diferenciada enfim. Desgostar também, só para exemplificar. É nos detalhes da intimidade compartilhada, com direito às escovas de dentes se beijando, que conhecemos de verdade o outro e, se não houver uma boa base amorosa, a coisa desanda de vez. Percebem a importância dos detalhes? É no micro que se chega ao macro. Quanto mais capricho e cuidado nas pequenas coisas, mais sustentação ganhamos no todo. E isso envolve coisas chatas também. Nem sempre estamos dispostos a expor coisas duras e difíceis a nosso respeito, mas o diálogo frequente promove ajustes suaves e mantém aceso o interesse pelo outro e a vontade de conhecer mais a magia que sintoniza e embala a convivência. Por outro lado, reclamações e implicâncias constantes, que também são uma faceta de Marte em Virgem, trazem o famoso "saco cheio" para o espaço que antes era melhor aproveitado em abraços. Afasta. Sim, manter relacionamentos tem seus caprichos. Mas é com eles que aprendemos e nos transformamos, não só com os íntimos, com todos eles. É claro que quanto mais intimidade mais liberdade há nas trocas e consequentemente o aprendizado é maior. Até porque o exercício é contínuo, ou deveria ser. Lamber as feridas juntos ajuda a curar, a saliva do outro tem o remédio mais poderoso do mundo: amor.

As cartas chegam mais uma vez em poderosa sintonia com o céu, nos lembrando que as nossas relações mais íntimas (O Anel) são a senha (A Chave) para nos ensinar a fortalecer nossas bases individuais e crescer com força, beleza, saúde,exuberância e prosperidade (A Árvore). A Árvore representa também toda a preciosidade contida no critério de Virgem, signo ao qual este arcano se associa e no qual temos a ação embalada a partir de hoje com o trânsito de Marte por lá.

O tema musical de hoje é do maravilhoso compositor virginiano Claude Debussy: Clair de Lune

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

o homem entre o mar e a terra


Olá, queridos!

Estive sumida, mas foi por justa causa... amor demais, ao vivo e em cores. Para quem tem um bem que mora longe como eu, cada minuto do encontro tem que ser deliciosamente sorvido.

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora de Vênus: A Lua (8 de Copas) + as cartas de corte: O Buquê (Rainha de Espadas) e O Cavaleiro (9 de Copas). A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos Júpiter e Lilith em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios. A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Peixes conjunta a Netuno retrógrado, quadrada a Vênus em Sagitário, oposta a Marte nos últimos graus de Leão, em trígonos com o Sol em Libra e com Nodo Norte em Escorpião. Urano retrógrado em Áries quadra Lilith em Câncer e Plutão em Capricórnio e faz trígono com Vênus em Sagitário. Lilith em Câncer faz trígonos com Mercúrio e Saturno em Escorpião e quadra o Sol em Libra. Júpiter também quadra o Sol e faz trígono com Mercúrio. Plutão em Capricórnio aplica sextis a Saturno e Nodo Norte escorpianos. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cresce em Peixes e faz conjunção com Netuno, a oitava superior de Vênus. Aspecto que aciona a atmosfera do lúdico, com sonho, poesia, amor e romantismo em alta, não fosse pelo detalhe dela estar oposta a Marte e quadrada a Vênus. Apesar das quadraturas e oposições serem vantajosas para exercitar os conflitos e transformá-los, o prazer pode ficar obscurecido, deixando-nos um pouco desnorteados e confusos. Uma certa insatisfação pode ser sentida no ar. Essa configuração nos chama mais uma vez ao mergulho curador. Há muita sensibilidade disponível, e ela pode nos levar para o lado criativo ou para o azedume da insatisfação, depende da disposição interna de cada um. Muito ainda há para ser resolvido internamente antes de tomar decisões, e talvez todas as peças do quebra-cabeças ainda não estejam disponíveis e nem a disposição mental esteja acurada para montá-lo. Melhor aguardar um panorama mais lúcido que por certo virá, tudo a seu tempo. Por enquanto, coloque o foco no sentir. "O coração tem razões que a própria razão desconhece" (Blaise Pascal). Sim, o sentimento é muito mais sábio do que toda a nossa bagagem intelectual, porque é ele quem determina a vontade pura que nos comanda. E não há nada de complicado aí, é muito mais simples do que parece saber o que nos move, o que queremos, e especialmente com quem queremos estar. Para isso é preciso prestar atenção na essência e ser honesto consigo mesmo. Então relaxe em primeiro lugar, deixe que o sentimento te conte tudo que ele sabe sobre você e eu aposto que então as suas escolhas finalmente serão certeiras, colocando o fluxo das águas de volta no leito destinado a elas. Esta é a outra inteligência, a emocional, para a qual todos nós viemos equipados, mas só comos capazes de compreendê-la quando o nosso olhar já entendeu o encanto que faz casa no coração.

As cartas nos trazem a senhora lua em destaque, nos convidando à compreensão dos mistérios que são o ouro da nossa constituição. Para nos ajudar a decifrá-los com sabedoria, o nobre cavaleiro nos presenteia com a gentileza do buquê. Algum bom recado ou lembrança há de fazer a diferença que importa. Fiquem atentos aos sonhos também!

Deixo hoje pra vocês um tema que eu amo e que tem tudo a ver com Lua e Netuno piscianos de mãos dadas. De Dori Caymmi, O homem entre o mar e a terra.

Gratidão imensa!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

sempre viva


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora do Sol: As Estrelas (6 de Copas) + as cartas de corte: O Anel (Ás de Paus) e As Estrelas (de novo!). A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Sagitário em sextil com o Sol em Libra. Vênus em Sagitário quadra Netuno retrógrado em Peixes. Mercúrio, Saturno e Nodo Norte estão conjuntos em Escorpião e fazem sextil com Plutão em Capricórnio e trígonos com Lilith em Câncer e com Netuno retrógrado em Peixes. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer. Marte prossegue sem aspectos em Leão. A grande cruz cardinal se desfez, deixando duas quadraturas em T, uma com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer e Sol em Libra e a outra também com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer e Plutão em Capricórnio. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua sagitariana faz lindo aspecto com o Sol em Libra, dando uma força para compatibilizar desejo e necessidade. O astral fica mais entusiasmado, nos deixando mais animados e esperançosos. Vênus, também em Sagitário, quadra Netuno, podendo deixar um pouco confuso o nosso termômetro para o amor e para as finanças também. É preciso atenção para não cair no canto da sereia, especialmente para quem já tem tendência a idealizações. Podemos nos enganar mais facilmente. Por outro lado, Mercúrio em Escorpião nos salva das ilusões, com suas antenas aguçadas e forte intuição, se soubermos ouvir os avisos internos. Muito aliás há de ser repassado e compreendido a fundo em nossas reflexões enquanto Mercúrio atravessa Escorpião, ainda mais agora, quando faz conjunção com Saturno e Nodo Norte, reorientando a nossa bússola para o que vem depois. Saturno quer compromisso. Nodo Norte nos convida ao cumprimento do nosso destino. É uma linda chance ofertada a todos nós de colocar a vida a andar na melhor direção. E qual é a melhor direção? Pois é, Mercúrio está lá nos ajudando a entendê-la. Preste atenção nos seus sonhos por esses dias, muitos sinais hão de chegar por este canal. Muita riqueza há de surgir para quem estiver aberto aos sinais. A grande cruz cardinal se desfez, liberando um pouco a pressão sobre o Sol libriano, embora ele ainda esteja envolvido na quadratura em T com Urano e Lilith, mas pelo menos libertou-se do velho feiticeiro (Plutão em Capricórnio). Sentiram por aí um ventinho soprando nos ombros? Especialmente os relacionamentos tendem a um melhor entrosamento, já que o Sol está no signo dedicado a eles.

As cartas nos trazem a dobradinha da super abençoada carta das estrelas, fazendo um sanduíche com a carta do anel no recheio. Hummm, alguma boa surpresa está para se materializar nos relacionamentos e parcerias. Quem sabe a realização de um grande sonho enfim?

Hoje vamos de Lô Borges, com a lindíssima Sempre Viva.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

terça-feira, 8 de outubro de 2013

e o meu corasamborim


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora da Lua: A Casa (♥ Rei de Copas ♥) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e O Jardim (8 de Espadas). A carta da casa rege a casa IV da mandala astrológica, casa de Câncer, onde temos Júpiter e Lilith em trânsito, e representa segurança emocional, equilíbrio, proteção, bem como o nosso eu, o nosso lar, a nossa intimidade. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos o Sol em trânsito. O Coração representa amor e paixão. A carta do jardim rege a casa X da mandala astrológica, casa de Capricórnio, onde temos Plutão em trânsito, lugar astrológico que nos define diante do mundo, nossa meta de realização pessoal, nosso reconhecimento, e diz respeito aos ambientes que frequentamos e como somos influenciados por eles bem como os influenciamos.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Sagitário conjunta a Vênus, quadrada a Netuno retrógrado em Peixes e em trígono com Urano retrógrado em Áries. Mercúrio e Saturno escorpianos fazem conjunção exata (mesmo grau), estão conjuntos ao Nodo Norte, fazem sextil com Plutão em Capricórnio e trígono com Lilith em Câncer. Nodo Norte está em trígono com Netuno. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer. Marte em Leão está sem aspectos. A grande cruz cardinal prossegue com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Sol em Libra e Plutão em Capricórnio. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Desde ontem Vênus está de casa nova, em Sagitário, e hoje a Lua se juntou a ela. Emocionalmente temos uma abertura e tanto, o sentimento se expande, nos deixando mais otimistas e calorosos nos relacionamentos, embora a comunicação ainda esteja um tanto introspectiva sob a tutela de Escorpião, com Mercúrio lá e conjunto a Saturno e Nodo Norte. Ainda temos um tanto a refletir sobre responsabilidade, compromisso e destino. Hoje especialmente estamos sob a conjunção exata de Mercúrio e Saturno, nos deixando mais sisudos e introspectivos, de poucas palavras e muitas reflexões. Alguns podem sentir o peso das preocupações aumentar e até mesmo cair na rede de pensamentos derrotistas acerca do próprio destino. A dica é não deixar o pessimismo tomar conta e aproveitar o mergulho para entender mais sobre si mesmo, reorientando o foco. A conjunção da Lua com Vênus hoje ajuda a melhorar a autoestima e a aumentar a fé, já que as duas estão no signo dos assuntos elevados, Sagitário, e de mãos dadas nos auxiliam a enxergar saída na conexão com o sagrado. Além disso, elas estão em trígono com Urano, ativando a nossa intuição e criatividade, favorecendo cocriar os próximos passos do nosso plano de voo. Vênus e Marte finalmente estão livres do embate, a quadratura que os tensionava chegou ao fim hoje, deixando Marte leonino sem aspectos com o resto do céu enquanto Vênus verga seu arco na mira de outros alvos. Agora temos masculino e feminino (Marte e Vênus) em signos de fogo, despertando alegria, brincadeira, romance e curiosidade nas trocas. E as coisas íntimas tendem a ser resolvidas com mais facilidade, sem tanta mágoa e com menos posse também.

As cartas de hoje combinam muito com a mudança de endereço de Vênus, nos mostrando que agora o nosso emocional (O Coração) está mais expansivo e disposto a trocar com o mundo lá fora (O Jardim), bem como a atravessar fronteiras (O Jardim/O Mundo) em nome do amor (O Coração), ajudando a reforçar a nossa segurança emocional (A Casa/O Eu).

Para comemorar a expansão de Vênus, vamos de Tribalistas, com a alegria de Carnavália.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

domingo, 6 de outubro de 2013

o divino em nós


Olá, queridos!

Sumi, né? Dias intensos por aqui, sobretudo com muitas considerações internas despertadas pelo belíssimo filme As Aventuras de Pi. Já viram? Recomendo.

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora de Júpiter: O Sol (Ás de Ouros) + as cartas de corte: O Anel (Ás de Paus) e O Coração (Príncipe de Copas). A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos o Sol em trânsito. O Coração representa amor e paixão.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Escorpião conjunta ao Nodo Norte, a Mercúrio e a Saturno, em sextil com Plutão em Capricórnio e em trígonos com Lilith em Câncer e com Netuno retrógrado em Peixes. Vênus em Escorpião faz quadraturas com Marte em Leão e com Netuno retrógrado em Peixes. Sol em Libra quadra Júpiter em Câncer. Prossegue a grande cruz cardinal, com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Sol em Libra e Plutão em Capricórnio. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Estamos sob a lunação de Libra, com a lua nova em Escorpião reunida com uma turma de peso (Saturno, Nodo Norte e Mercúrio) em entendimentos profundos a respeito dos relacionamentos e parcerias. Sim, esta é a lunação dos relacionamentos. E é em Libra que eles se formam mas é em Escorpião que eles se firmam ou fenecem. Vênus percorre os últimos graus escorpianos, amanhã à tarde ela vira sagitariana. E à noite a lua escorpiana se encontra com ela reforçando a quadratura com Marte leonino por algumas horas e depois finalmente libertando-os da tensão. Muitas coisas importantes serão definidas nas relações íntimas durante a passagem da lua pelas águas profundas de Escorpião, ativando reflexões sobre compromisso e destino. Além de tudo, essa lua se liga hoje a Plutão e a Lilith em bons aspectos, uma força a mais para revirar o avesso das coisas e trazer o ouro dos porões, ouro que reforça ou liberta, mas que de de um jeito ou de outro promove a cura. Quanto mais inteiros estivermos, mais abertos estaremos para receber a cura. Mais facilmente também solucionaremos qualquer dificuldade a dois. É nas horas mais difíceis que todas as coisas e pessoas se mostram com mais verdade. Se é pra valer, faremos o impossível para obter a luz.

Por falar em impossível e em luz, compartilho com vocês as minhas reflexões sobre As Aventuras de Pi:

Pi, um número irracional presente em cada pequena parte que constitui o todo, proporção divina encontrada em tudo que tem vida. A base para o tangível, para a nossa própria existência materializada, de uma gota de água ao maior animal, de acordo com a geometria sagrada. Pi, um homem com uma experiência extraordinária para contar, muito mais pelo que apreendeu no processo vivido, divino, que seria a derrota da maioria dos mortais, do que pela dificuldade experienciada enfim. Pleno de Deus em si desde criança, mas a certa altura desencorajado pela racionalidade do pai, se perde da fé e consequentemente do encanto e da força imanentes a ela. O momento mais difícil de sua vida entretanto, desperta o gigante dopado dentro de si e revela que era tudo verdade, que ele sempre soube do caminho milagroso que se abre a quem se conduz pelo foco e pela fé. Não é uma conduta fácil porque ela vai contra o instituído como "normal" até mesmo no berço oriental de Pi, imagina no nosso materialista mundo ocidental. Esse filme mexeu muito comigo, exatamente por causa dos questionamentos que venho há algum tempo cavando dentro para entender o funcionamento dessa relação tão modificada com o mundo que me cerca. Das coisas que acredito e que não são fáceis de explicar, mas que me provam continuamente a sua existência, são reais para mim porque modificam materialmente a minha vida. Mas são acontecimentos cocriados pela fé e pelo foco, quase impossível traduzí-los portanto sem provocar dúvidas sobre a minha sanidade. A bagagem de Pi, especialmente a visão que ele escolhe internalizar me tocaram profundamente. Assistam! É um maravilhoso tratado sobre a fé e sobre a presença divina em nós.

As cartas nos trazem a jóia dos relacionamentos (O Anel) coroados com amor (O Coração) iluminada pelo Sol, nos mostrando que se há verdade há cura.

Hoje posto novamente, em homenagem à tocante devoção de Pi, um vídeo que nos mostra que estamos todos conectados, que somos todos um. Assistam, é lindo! Naturaleza Fractal Geometria Sagrada y Numeros (Cristóbal Vila).

Gratidão imensa!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

brotar do impossível chão


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora de Vênus: O Buquê (Rainha de Espadas) + as cartas de corte: O Buquê (de novo!) e O Navio (10 de Espadas). A carta do buquê, dobrada hoje por aqui, é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã. A carta do navio também é uma carta muito abençoada, ela rege a casa IX da mandala astrológica, casa de Sagitário, regida por Júpiter, e representa coisas boas vindo de longe para nós. O Navio também representa uma completa transformação, muito auspiciosa, ainda mais acompanhado dessa dobradinha do buquê. O Navio nos traz ainda as bênçãos da orixá Iemanjá.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua balsâmica (finalzinho da fase minguante) em Virgem, em sextil com Vênus em Escorpião. A grande cruz cardinal continua firme, com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Sol em Libra e Plutão em Capricórnio. Marte em Leão e Vênus em Escorpião seguem quadrados. Júpiter em Câncer quadra o Sol em Libra. Mercúrio escorpiano já está conjunto ao Nodo Norte que por sua vez está conjunto a Saturno. O trio recebe sextil de Plutão em Capricórnio e trígono de Netuno retrógrado em Peixes. Saturno faz trígono com Lilith. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Que coisa incrível! As cartas chegam iguais às do dia 03 de julho aqui no Salamalek, 3 meses atrás portanto, e exatamente na mesma sequência. Os aspectos do céu eram outros, mas a carta do buquê é regida por Júpiter, e ele estava e ainda está em Câncer. Por isso vale muito relembrar alguns pontos, acrescentando outros tantos.

Câncer é o signo da exaltação de Júpiter, onde o grande benéfico fica mais forte. Mas até para receber coisas boas a gente precisa estar alinhado com a energia da prosperidade. Quando carregamos uma trouxa de energia ruim e nos apegamos à vibração da reclamação ou à postura de vítima, por mais que o universo queira nos presentear, a gente se desvia, não percebe, não vê, não aproveita a oportunidade bem ali pertinho, acenando pra gente. E perde a chance. Então queridos, nossa postura deve ser a da gratidão. Mesmo que as coisas não estejam tão bem como gostaríamos que estivessem, a vida vem em ondas, vamos aprender a surfar. Não há nada mais auspicioso do que ser grato, todos os dias. Quando a gente começa o dia agradecendo, o universo entende e nos encaminha mais oportunidades ao longo do dia para sermos gratos. O contrário também é verdadeiro. A escolha é nossa, é uma questão de vibração. Para quem ainda não sabe, isso é magia. Ela existe e funciona para quem sabe ver, ouvir, sentir. Experimente e verás. Aproveite o finalzinho da lunação de Virgem, com a lua virginiana balsâmica pedindo atenção aos detalhes e finalização de tudo que não funciona mais para que o novo encontre espaço para preencher. E só para reforçar o que já venho dizendo há semanas aqui no Salamalek Tarot, acredite que a mudança tem o propósito maior, que nem sempre conseguimos enxergar, de nos reconectar com a essência do nosso destino, e agora isso fica ainda mais fácil de entender com Mercúrio encostadinho no Nodo Norte, que já anda de mãos dadas com Saturno há algum tempo nos trazendo de volta ao prumo do nosso plano de voo, na concepção única e individual da nossa trajetória aqui neste planeta. Confie nos planos que o universo te reservou e desapegue-se do que você no fundo já sabe que não é mais, porque foi transformado em outra coisa. Deixe que finalmente a primavera se faça em sua vida a partir de amanhã, com a lua em Libra nos primeiros minutos da madrugada de mãos dadas com a Vênus escorpiana (sextil) e encaminhando-se para o encontro com o Sol que acontece à noite, às 21h35, nos trazendo a lua nova e inaugurando o mês da lunação de Libra. Então separe hoje, com o auxílio criterioso da lua em Virgem, as sementes que têm o potencial para te trazer as flores frescas e perfumadas do buquê.

As cartas nos trazem o ramalhete dobrado, para não deixar dúvidas, junto com a transformação do navio, que também finaliza processos difíceis pela sua vertente dez de espadas. Muita prosperidade a caminho! E lembrem-se que as mãos que distribuem flores sempre ficam perfumadas. Sejamos generosos, a via é dupla.

Hoje vamos de Chico Buarque com seu Sonho Impossível, pela voz maravilhosa de Maria Bethânia.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

terça-feira, 1 de outubro de 2013

i'll wait for you...


Olá, queridos!

A Rainha de Paus é fogosa, criativa, dona de ideias e ideais revolucionários, profundamente conectada com o mundo espiritual, poderosa - dizem, a mais poderosa das rainhas do Tarot, por ser a dona do impulso transformador - surpreendente, apaixonada e apaixonante. É com a energia dela que atravessaremos o mês de outubro, afinados com o elemento fogo, o fogo criador que nos move com entusiasmo. Seja muito bem-vinda!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Mercúrio: O Cigano (Ás de Copas), de novo! + as cartas de corte: O Sol (Ás de Ouros) e A Chave (8 de ouros), de novo também. A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos.


Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Virgem oposta a Netuno retrógrado em Peixes e em sextil com Mercúrio em Escorpião. Prossegue a grande cruz cardinal com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Sol em Libra e Plutão em Capricórnio. Vênus escorpiana quadra Marte e faz trígono com Júpiter em Câncer. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião fazem sextil com Plutão retrógrado em Capricórnio e trígonos com Netuno retrógrado em Peixes e com Lilith em Câncer. Mercúrio escorpiano também faz trígono com Netuno retrógrado. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Agora é a vez da lua da faxina literalmente, em Virgem e minguante. Com ela nos despedimos da lunação em Virgem para dar lugar à lunação libriana na sexta-feira. A lua virginiana combina muito com a fase minguante, quando eliminamos os excessos, nos desfazemos também de algumas expectativas que já demonstraram não ter força para vingar e colocamos ordem na casa, ordem na vida, ordem nos pensamentos e nas emoções. Hora de começar a limpar a terra, preparando-a para receber as novas sementes, também escolhidas por nós neste processo. A lua está oposta a Netuno, nos inclinando a um estado de torpor carregado de ilusão e fuga que, além de não combinar com a praticidade virginiana, pode nos trazer decepções. Por sorte, ela também faz sextil com Mercúrio, seu dispositor, nos oferecendo a chance de ajustar as antenas racionais para o aqui e agora. Lua em Virgem é acima de tudo presença, pés no chão. Marte e Vênus seguem fazendo ajustes que desafiam o crescimento emocional de ambos, e assim permanecem ainda por algum tempo, até que a bela mergulhe na expansão de Sagitário na noite do dia 07, quando então fogo (Marte em Leão) com fogo (Vênus em Sagitário) finalmente se resolvem.
A grande cruz cardinal segue travando muitas áreas de nossas vidas. Ela envolve os signos cardinais, signos que dão início às mudanças. O novo quer chegar e tem muita força, mas para isso o céu nos pede ajustes difíceis, por serem ligados a padrões inconscientes que não têm mais razão de ser e que precisam ser resolvidos antes, para que não tropecemos mais adiante nos fios que deixamos soltos por aí. Só assim a primavera em nós finalmente se fará plena. Momento muito importante este que atravessamos agora e que coincide com a lua virginiana que gosta de tudo em seu devido lugar. Mão à obra então!

As cartas de hoje chegam em belíssima sintonia com o céu, trazendo a iluminação e a cura do sol para nos capacitar a abrir nossos próprios caminhos (A Chave), nos trazendo de volta à ação (Marte/O Cigano). Elas também formam linda combinação com o arcano do mês, a Rainha de Paus, movida pelo fogo (O Sol), pioneira e desbravadora de caminhos (A Chave) e especialmente conectada com o guerreiro (Marte/O Cigano), aquela que faz e acontece.

E pra combinar com a Rainha de Paus, hoje vamos de Marisa Monte: Na Estrada.

Gratidão e um lindo outubro para todos nós!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Shadowscapes Tarot