quarta-feira, 23 de outubro de 2013

a perder mais nada, corajoso medo...


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora de Júpiter: O Cigano (Ás de Copas) + as cartas de corte: A Chave (8 de Ouros) + A Cobra (Rainha de Paus). A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos. A carta da cobra, pela primeira vez aqui no Salamalek Tarot e numa sintonia impressionante com a data, rege o signo de Escorpião, onde o Sol ingressou hoje. Falarei dela mais adiante.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Gêmeos em trígono com o Sol em Escorpião. Urano retrógrado em Áries quadra Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes se opõe a Marte e faz trígono com o Sol em Escorpião. Plutão em Capricórnio faz sextil com Saturno em Escorpião e participa de bisextil com Nodo Norte em Escorpião e com Marte em Virgem. Vênus em Sagitário está solta no céu (sem aspectos). Mercúrio retrógrado em Escorpião faz trígonos com Júpiter e com Lilith em Câncer. Saturno escorpiano também faz trígono com Lilith em Câncer. Sol em Escorpião faz sextil com Marte em Virgem. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
O Sol entrou em Escorpião na madrugada de hoje, inaugurando em nós um tempo de transformações profundas e de sentimentos marcados pela intensidade. Escorpianos são talvez os seres mais enigmáticos e intensos de todo o zodíaco. Vêm com a marca da auto transformação gravada na alma e sabem que são elementos transformadores em seus meios, embora sejam um signo fixo e portanto de natureza avessa às mudanças, teimosos por excelência. Mas é incrível como eles sabem mais do que todo mundo encarar a morte como um processo natural. Parecem não temê-la, exatamente por carregarem dentro a certeza da finitude, bem como a da renovação de todas as coisas. Escorpião é fênix, que vai ao pó e retorna mais forte. Sob este signo tudo é visceral, consumido vorazmente até a última gota, que quando seca quase o leva junto... quase. Mas basta o flerte com a morte para reacender a chama da vida, outra vida, nova, com o infortúnio que o consumiu bem enterrado para nunca mais voltar. É muito bonito o potencial renovador desses seres, muitas vezes injustiçados pelo poder que detêm. Sim, escorpianos são poderosos, muito. E muito inteligentes também. E é claro que há muitos deles que de fato não sabem bem usar esse poder, e ferem, traem, manipulam, invejam e podem mesmo destruir pessoas quando resolvem se vingar. Como diz um velho ditado, é a natureza deles. E por isso mesmo eles vêm equipados com um ferrão, reservatório de poderoso veneno. Mas quando descobrem que só o amor pode curá-los da profunda dor que carregam por conhecerem a fundo a natureza de todas as coisas, são os mais fiéis companheiros e carregam dentro um grande coração. Então o veneno que pode matar vira substância regeneradora e promove a cura por onde passa. Eu particularmente gosto muito das pessoas deste signo e durante toda a minha vida sempre estive cercada por eles, com quem tenho um entrosamento incomum e fascinante. Todos nós temos Escorpião no mapa, bem como Plutão, seu regente. Todos nós temos portanto essas tendências, em diferentes graus de intensidade evidentemente, em alguma área da vida. E é aí, na casa astrológica onde ele mora, ou nas casas em aspecto com Plutão, que sentiremos a urgência transformadora deste período. A palavra para o momento é desapego. Deixe ir o que não tem mais sentido e a vida encontrará razão para invadir aquele espaço com renovada paixão.

Preciso de um parágrafo à parte para falar da carta da Cobra, que resolveu aparecer pela primeira vez em uma tiragem do Salamalek Tarot, justo no dia em que o Sol ingressou Escorpião, signo regido por ela. É uma carta pesada que costuma indicar traições, falsidade, intrigas, inveja e feitiço, mas também é a carta da sexualidade e tem conexão com a Rainha de Paus, o nosso arcano de vibração do mês de outubro, que é fogosa, criativa, dona de ideias e ideais revolucionários, profundamente conectada com o mundo espiritual, poderosa - dizem, a mais poderosa das rainhas do Tarot, por ser a dona do impulso transformador - surpreendente, apaixonada e apaixonante. No Xamanismo, a cobra é o animal da transmutação e simboliza o processo vida-morte-vida com uma incrível capacidade de regeneração e de cura, além da profunda conexão com a espiritualidade. Ela representa ainda a Kundalini, energia poderosíssima adormecida na base da nossa coluna e ligada à nossa sexualidade, que expande a nossa consciência quando despertada. No contexto de hoje, a carta da Cobra surpreende, indicando muito mais a tendência astral para os próximos trinta dias, ainda mais ao lado da carta da Chave, que é regida justamente pelo Sol.

O conjunto das cartas indica que a nossa ação (Marte/O cigano) está orientada para o profundo mergulho capitaneado pelo ingresso do sol (A Chave) em Escorpião (A Cobra), com stellium lá. Vale lembrar que o veneno que mata também cura, o segredo está na dose.

A canção de hoje já foi postada uma vez por aqui, mas só podia ser ela para acompanhar essa postagem. Vamos novamente de Tom Jobim, com a maravilhosa Matita Perê.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand - Claro que o destaque vai para a carta da Cobra, ainda que ela não tenha saído como carta principal, merece o papel de destaque.

10 comentários:

  1. Essa carta me deixa ainda mais inspirado afinal estou no meu ciclo, quase completando mais um ciclo, e me sentindo de certo modo como um sobrevivente de um ciclo muito ruim que foi sendo superado aos longo deste ano, onde muitas coisas novas aconteceram. E de fato, quando tudo caminhava pro poço veio um desafio, tive medo mas resolvi arriscar, e hoje posso já ter muito o que comemorar. E sei que ainda tem mais com certeza.Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pelo retorno, querido. E que o novo ciclo seja muito abençoado.
      _/\_

      Excluir
  2. Adorei esse post. Só um escorpiano sabe a dor e a delícia de ser um, rs.

    Victor.

    ResponderExcluir
  3. ADOREIII MUITO O TEXTO!! e cada vez mais amando seu blog!

    ResponderExcluir
  4. magnifico texto!!! vivi macedo

    ResponderExcluir