Google+ Followers

sexta-feira, 30 de maio de 2014

quando te vi


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora de Mercúrio: As Estrelas (6 de Copas), de novo! + as cartas de corte: A Árvore (7 de Copas) e O Buquê (Rainha de Espadas). A carta das estrelas (olha ela aí de novo e novamente em posição de destaque!) rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta da árvore rege o signo de Virgem e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança, além de carregar a proteção do orixá das matas, Oxóssi. A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã Buruquê.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua nova em Câncer conjunta a Mercúrio, em sextil com Vênus em Touro e em trígonos com Nodo Norte em Libra e Netuno em Peixes. Às 17h34 a lua inicia quadratura com Marte. Às 22h09 ela inicia oposição a Plutão, fechando quadratura em T com Plutão e Marte. Sol em Gêmeos quadra Netuno em Peixes e faz bissextil com Lilith em Leão e Marte em Libra. Vênus em Touro se opõe ao Nodo Norte em Libra. Urano em Áries quadra Júpiter em Câncer e Plutão R em Capricórnio. Plutão R em Capricórnio quadra Marte em Libra. Saturno em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Meio do Céu em Câncer e Ascendente em Libra na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua nova chega em Câncer, sua casa, de mãos dadas com Mercúrio e em harmonia com Vênus, Nodo Norte e Netuno. Mais tarde, à noite, ela fecha quadratura em T com Marte e Plutão.

Sexta-feira de Vênus e o amor está no ar. Temos a atmosfera perfeita para acordos, conversas amorosas e até formalização de compromissos sentimentais. A vibração harmoniosa também alcança a área do lar, entrosando a convivência na esfera íntima e facilitando diálogos, conciliações e lembranças prazerosas junto aos familiares. Com esse friozinho então, o dia tem cara de aconchego, com comidinhas gostosas, atitudes carinhosas e acolhedoras, colo, cafuné, lembranças e tudo que nutra e reforce os vínculos amorosos. O rico baú das memórias está aberto, para engrandecer em todos nós a noção de pertencimento, raízes, sustentação. Belo momento para cuidar da autoestima, entendendo a importância de cada um nas composições, especialmente a própria. É o amor que fala mais alto hoje, em todas as suas expressões. Faça a sua parte também, demonstre o seu amor por todos os seus queridos. Verbalize, deixe sair todo o sentimento guardado aí dentro. Dia propício também para expandir e ancorar a fé, pelo auxílio luxuoso da aliança entre Lua e Netuno, nos presenteando com belas conexões intuitivas, sincronicidades. Alimente-se o quanto possa dessa energia encantadora, porque o fim da noite traz dois lados, sonho ou pesadelo, a depender do freguês. A lua se estranha com Marte e Plutão e o caldo pode ferver dentro por qualquer bobagem. Mas podemos, já sabendo disso, aproveitar o melhor desta configuração, transformando a potencial energia explosiva em disposição para outras atividades, estas sim apreciadas, como por exemplo, fazer amor. Nada mal para um dia de Vênus, com muito amor e magia a disposição. Cabe a nós a perícia de transformar e fazer acontecer.

As cartas nos trazem novamente as Estrelas em destaque, influenciadas pela Árvore e pelo Buquê. A sementinha plantada agora na lua nova tem tudo para florir. Acredite no seu sonho, tenha fé.

Hoje vamos de Beto Guedes, com Quando Te Vi.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

quinta-feira, 29 de maio de 2014

passarim


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora do Sol: As Estrelas (6 de Copas) + as cartas de corte: O Sol (Ás de Ouros) e O Coração (Príncipe de Copas). A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Lilith em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. O Nodo Norte também.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua nova em Gêmeos fora de curso desde às 07h00 e até às 11h14 de amanhã, quando ingressa Câncer. Ela ficou vazia ainda conjunta ao Sol, em trígono com Marte e em sextil com Urano. Amanhã ela entra em Câncer conjunta a Mercúrio, em trígono com o Nodo Norte e em sextil com Vênus. Sol em Gêmeos quadra Netuno em Peixes e faz bissextil com Lilith em Leão e Marte em Libra. Vênus em Touro se opõe ao Nodo Norte em Libra e faz sextil com Mercúrio em Câncer. Urano em Áries quadra Júpiter em Câncer e Plutão R em Capricórnio. Plutão R em Capricórnio quadra Marte em Libra. Saturno R em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Nodo Norte em Libra faz trígono com Mercúrio em Câncer. Meio do Céu em Câncer e Ascendente em Escorpião na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua nova em Gêmeos está vazia de curso o dia inteiro e a noite inteira também, até amanhã às 11h14, quando ingressa Câncer já em conjunção com Mercúrio e em harmonia com Vênus e com o Nodo Norte. A sensação hoje é de um dia suspenso no calendário, com a cabeça nas alturas. O pensamento voa e nos distrai, com foco zero para as coisas práticas. Vênus agora é taurina e Mercúrio canceriano. Os dois se aliam e, com a lua soltinha no ar, nos chamam para o mundo de dentro, avaliando os nossos desejos e posses no reino dos afetos. Mercúrio em Câncer traz a palavra doce, cuidadosa, acolhedora, mas também cutuca forte as carências e precisamos cuidar para que o mimimi não pregue na gente, com aquela aura chatinha da chantagem emocional para persuadir o outro a nos acolher. Vênus em Touro é a rainha das sensações e é bastante exigente também. Apegada, quer o ser amado junto, colado e sofre de ciúmes quando isso não acontece. Pois é, imaginem isso tudo junto? A lua comanda as nossas emoções, a nossa maneira de reagir às demandas afetivas. Fora de curso no signo das trocas e da comunicação, com seu regente, Mercúrio, hospedado em sua casa, Câncer (casa da lua), pensamento e sentimento se juntam numa fôrma só, mas o bolo tem bastante chance de desandar. A lua ficou vazia em aspecto com Urano e os imprevistos estão na ordem do dia. Pode haver desencontro de vontades. Pode haver alterações no percurso também, alheias à vontade, melando combinações, encontros, compromissos. Sobra um grande potencial criativo, desde que não esteja atrelado, como já disse, a ações práticas que demandem foco. O dia está mais voltado à contemplação. Deixe, na medida do possível, as resoluções para amanhã. Amanhã é outro dia, dia de Vênus por sinal, e com a lua domiciliada de mãos dadas com Mercúrio e em harmonia com a dona do dia, a Vênus taurina. Por ora deixe o sonho fermentar aí dentro. E se o sentimento torturar demais, se a saudade bater com força, mude a sintonia, mude a estação. Cante, dance, pegue leve.

O dia também pode trazer boa surpresas. Quem sabe de repente um convite para um programa leve, levinho, ao estilo geminiano de ser, com conversas divertidas e sem compromisso?

As cartas nos trazem As Estrelas em destaque, influenciadas pelo Sol e pelo Coração. Deixe o sol iluminar seus sentimentos e esclarecer todos os pontinhos doloridos e obscuros que ainda sabotam as suas crenças sobre merecimento. Tenha fé no seu poder de realizar aquilo que você quer para a sua vida. Muitas vezes é só isso que falta; acreditar.

Hoje vamos de Tom Jobim, com Passarim.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: Esta linda imagem das estrelas veio de algum lugar do passado, guardada nos meus arquivos

terça-feira, 27 de maio de 2014

in a sentimental mood


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Vênus: O Buquê (Rainha de Espadas) + as cartas de corte: O Cigano (Ás de Copas) e A Chave (8 de Ouros). A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã Buruquê. A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, bem como o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. Também temos aí a nossa maneira de agir representada, já que a regência da carta é de Marte. A carta da chave é regida pelo Sol e nos diz que temos a solução, a senha para abrir os caminhos está em nossas mãos. Ela nos traz ainda esclarecimentos, revelações.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua balsâmica (final da fase minguante) em Touro fora de curso desde às 06h11 e até a 01h49 de amanhã, quando ingressa Gêmeos, onde será nova às 15h41, dando início à lunação geminiana. A lua ficou vazia em oposição com Saturno R em Escorpião, em sextil com Júpiter em Câncer e em trígono com Plutão R em Capricórnio. Na madrugada ela entra em Gêmeos já em conjunção com o Sol. Vênus, nos últimos graus de Áries, se opõe ao Nodo Norte em Libra e faz sextil exato com Mercúrio, nos últimos graus de Gêmeos. Vênus entra em Touro amanhã às 22h46. Mercúrio ingressa Câncer às 06h12 do dia 29, quinta-feira. Urano em Áries faz quadratura em T com Júpiter em Câncer e Plutão R em Capricórnio. Netuno em Peixes quadra o Sol em Gêmeos. Plutão R em Capricórnio quadra Marte em Libra. Saturno R em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Nodo Norte em Libra faz trígono com Mercúrio em Gêmeos. Marte em Libra faz bissextil com Sol em Gêmeos e Lilith em Leão. Meio do Céu em Câncer e Ascendente em Libra na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua balsâmica em Touro está fora de curso o dia inteiro e até a madrugada, quando ingressa em Gêmeos para encontrar o Sol e dar início à lua nova da lunação geminiana. Amanhã à noite Vênus muda de endereço, volta pra casa, o signo de Touro, às 22h46. Depois de amanhã é a vez de Mercúrio cruzar a fronteira, de Gêmeos para Câncer.

A palavra de ordem para esse finalzinho da lunação taurina é o desapego. Touro é posse, matéria, substância. Gosta de tocar tudo que lhe pertence e tem muita dificuldade de abrir mão de qualquer coisa. Quando ficou vazia de curso, a lua taurina fazia oposição a Saturno e se harmonizava com Júpiter e Plutão. A sensação que nos sobra é a de limitação, de ação amarrada, ao mesmo tempo em que queremos ir bem fundo em alguma direção. Um sentimento de urgência que rebate na dura realidade, como estar num carro veloz, com pressa de chegar, mas preso num baita congestionamento, sem saída. Bom, por experiência própria de anos e anos de engarrafamento no Rio de Janeiro, sei que a melhor coisa a ser feita é colocar o som na caixa e relaxar. Deixar que o corpo se encarregue da tarefa mecânica de dirigir e liberar o pensamento para voar onde queira. Este é o tom de hoje. E neste tempo de pausa podemos aproveitar para refletir sobre o que não tem dado tão certo como gostaríamos na nossa realidade palpável, abrir mão de vez do que já nos deu todos os sinais de esgotamento, e replanejar os próximos passos, a serem iniciados amanhã com a lua nova de Gêmeos, agora com asas nos pés e na cabeça. As coisas todas tendem a ganhar uma outra dinâmica, com mais velocidade nas decisões e nas trocas. Mais leveza também.

Vênus também atravessa a fronteira amanhã. À noite a bela volta para casa, veste roupas macias e quer preguiça, aconchego, cheiro bom, música boa, boa comida, boa cama e especialmente boa companhia. O amor ganha em sensações, sem pressa. Ganhamos todos as vibrações de Afrodite, a Vênus taurina, na maneira de nos relacionar, com uma queda por tudo que desperta os sentidos.

As cartas nos trazem o Buquê (Júpiter) em destaque, influenciado pelo Cigano (Marte) e pela Chave (Sol). Temos na noite de hoje o momento propício para planejar as ações que abrirão as portas para as nossas realizações. Que saibamos bem separar as sementes para que as soluções apareçam.

Para saudar o regresso de Vênus ao paraíso amanhã, hoje vamos de Duke Ellington, na sublime performance de Michel Petrucciani, com In A Sentimental Mood.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

domingo, 25 de maio de 2014

luiza


Olá, queridos!

Enfim de volta ao Salamalek! Perdoem o meu sumiço, dias frenéticos por aqui, mas cheios de lindas vivências e celebrações prazerosas.

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora de Marte: A Casa (♥ Rei de Copas ♥) + as cartas de corte: A Cegonha (Rainha de Copas) e o Buquê (Rainha de Espadas). A carta da casa rege a casa IV da mandala astrológica, casa de Câncer, onde temos Júpiter em trânsito, e representa segurança emocional, equilíbrio, proteção, bem como o nosso eu, o nosso lar, a nossa intimidade e a nossa família. A carta da cegonha rege o signo de Áries, onde temos Lua, Vênus e Urano em trânsito, este último o planeta irreverente que muda as coisas sem aviso. A Cegonha representa novidades, surpresas, mudanças repentinas e para melhor. A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã Buruquê.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua balsâmica (final da fase minguante) em Touro conjunta a Vênus, oposta ao Nodo Norte em Libra e em sextil com Mercúrio em Gêmeos. Às 22h10 a lua taurina inicia outro sextil, com Netuno em Peixes. Às 23h25 ela inicia uma quadratura com Lilith em Leão. Urano em Áries faz quadratura em T com Júpiter em Câncer e Plutão R em Capricórnio. Netuno em Peixes quadra o Sol em Gêmeos. Plutão R em Capricórnio quadra Marte em Libra. Saturno R em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Nodo Norte em Libra faz trígono com Mercúrio em Gêmeos. Marte em Libra faz bissextil com Lilith em Leão e Sol em Gêmeos. Meio do Céu em Virgem e Ascendente em Capricórnio na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua balsâmica (final da fase minguante) chega a Touro, o dono desta lunação que se finda. E hoje ela baila de mãos dadas com a dona da casa, Vênus (nos últimos graus de Áries), e se alia a Mercúrio em aspecto harmônico. Mas também faz exercício de oposição com o Nodo Norte. Tarde da noite ela recebe as bênçãos de Netuno e se estranha com Lilith.

Hoje é dia de trabalho interior, quando devemos olhar com atenção para a nossa intimidade, dialogar com o nosso mundo de dentro e conhecer melhor os propósitos que nos guiam, ou deveriam nos guiar. A lua esteve vazia em Áries durante a tarde inteira e nos ancorou ainda mais aos nossos porões. A pergunta que reverbera é: o que afinal o nosso coração quer comunicar ao outro? Quem é esse outro que queremos como parte do nosso destino? E será que ele sabe disso ou o plano de voo que o inclui é só nosso? No comecinho da noite a lua ingressou Touro, signo de terra, de concretizações portanto. Só que ainda estamos na maré vazante, ainda não é hora para grandes inícios ou mesmo comunicações decididas, mesmo porque Marte, que esteve por tanto tempo em marcha à ré, embora já tenha retomado o movimento direto, ainda não pegou o embalo necessário para que a atitude acompanhe a velocidade do pensamento. Mas de dentro brotam com mais exatidão as sensações do que merece ser semeado a partir da tarde de quarta-feira, dia 28/05, quando terá início a lua nova da lunação de Gêmeos, signo regido por Mercúrio, o deus da comunicação. Então chegaremos ao ponto de maturação, estaremos aptos a comunicar com todas as letras nossos sentimentos e decisões. Mas hoje já teremos condições de aferir o nosso campo emocional com bastante sensibilidade. É o sentir que vai comandar as escolhas, algumas difíceis. Quase no fim da noite, às 22h10, Netuno estende seus braços para essa lua taurina colada em Vênus e em harmonia também com Mercúrio. As sensações se ampliam muito, rompendo a casca da ferida provocada por tudo que nos faz falta e não podemos tocar. A carência que surgir tende a ficar ainda mais pontiaguda perto da hora de dormir, quando a lua quadra Lilith, a lua negra, que transita Leão. Nosso corpo então pode reclamar todas as sensações que viemos reprimindo ou fazendo de conta que não existem. E isso é ruim mas é bom. Porque se temos ao nosso alcance o ser por quem o nosso corpo e alma chamam, a carência pode ser imediatamente suprida e transmutada na entrega amorosa. Mas se este ser não estiver disponível, o que vai gritar dentro é justamente esta ausência. Quem sabe não é exatamente esta condição de escassez que criará a ponte entre a vontade e a realização? Quem sabe é a gota que falta para fazer derramar a urgência de uma atitude? Ou a decisão de rumar na direção de quem queremos por perto, ou, se os obstáculos continuarem maiores que o desejo, quem sabe a decisão de se libertar de vez, removendo do coração a placa de ocupado para que ele entenda que talvez o destino tenha algo muito melhor a lhe oferecer. Tempo de maturar tudo isso, aproveitando toda a cura disponibilizada pela lua balsâmica que vem dar desfecho à lunação de Touro. Ao longo da semana, muito provavelmente a partir de quarta-feira, já sob a lua nova de Gêmeos, sentiremos o momento oportuno para enfim comunicar decisões.

As cartas nos trazem a Casa em destaque, influenciada pela Cegonha e pelo Buquê. Tem coisas muito boas chegando para reforçar a nossa segurança emocional. Que a nossa atitude crie a abertura para recebê-las.

E a postagem de hoje vai ao som de Tom Jobim, para a minha filha que leva o nome da composição, minha geminiana linda do dia 23 de maio que carrega no ventre o presente de Júpiter transitando pelo seu ascendente, Câncer, com todos os caminhos se abrindo em flor para esta nova e rica etapa de sua vida: Luiza.

Parabéns, filha! Te amo.
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

quarta-feira, 21 de maio de 2014

sete cantigas para voar


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora de Júpiter: Os Lírios (Rei de Espadas) + as cartas de corte: Os Pássaros (7 de Ouros) e A Lua (8 de Copas). A carta dos Lírios é regida pela Lua, que hoje míngua em Peixes, e nos fala de paz, serenidade, bem-estar, amorosidade, além de carregar a proteção da orixá Oxum. A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento, comunicações. A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos Júpiter em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios e sombras.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua minguante em Peixes conjunta a Netuno, quadrada ao Sol em Gêmeos e em trígono com o Nodo Norte em Libra. Às 16h57 a lua desfaz o trígono com o Nodo Norte. Às 22h32 a lua, em conjunção exata com Netuno, inicia um sextil com Plutão. Plutão R em Capricórnio quadra Marte em Libra e faz quadratura em T com Urano em Áries e Júpiter em Câncer. Saturno R em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Marte em Libra faz sextil com Lilith em Leão. Júpiter em Câncer quadra Vênus em Áries. Mercúrio em Gêmeos faz sextil com Vênus em Áries. Às 19h31 Mercúrio inicia também um trígono com o Nodo Norte. Meio do Céu em Câncer e Ascendente em Escorpião na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua míngua em Peixes de mãos dadas com Netuno, em exercício de contradição com o Sol geminiano e em harmonia com o Nodo Norte libriano. Mais tarde, em conjunção exata com Netuno, ela também se alia a Plutão. O Sol mudou de endereço ontem à noite, faltando um minuto para as doze badaladas. Agora o astro rei flutua os ares de Gêmeos, trazendo mais leveza, brincadeira e criatividade ao nosso cotidiano. Tudo tende a fluir mais e melhor.

O desafio desta quarta-feira, dia de Mercúrio, o pequeno grande deus que manda no Sol agora, é manter o foco. Muitas distrações, ideias desordenadas e devaneios sem fim estão na ordem do dia que, em pleno meio de semana, tem mais cara de férias do que de obrigação. É que a lua pisciana nos carrega fácil fácil para o mundo da imaginação, ainda mais conjunta a Netuno e desafiada pelo Sol geminiano, que também dispara a fazer tudo ao mesmo tempo e com muita facilidade perde o foco nos arremates. Mercúrio, o dono do dia e também das características que estarão em evidência enquanto estivermos sob o signo de Gêmeos, está em harmonia com Vênus e mais tarde também com o Nodo Norte. O dia tem cara de planos e conversas infinitas, nem todas ancoradas na realidade. Mas, afinal, "sonhar não custa nada", né? E das ideias que brotarem hoje, muitas podem e devem ser anotadas para mais à frente, com a chegada da lua nova da lunação de Gêmeos semana que vem, serem colocadas em prática. O clima agora está perfeito para reflexões e poderosos insights advindos destas. Conversações que não estejam atreladas a resoluções práticas e urgentes estão muito favorecidas. Bem como a degustação de livros, filmes, música e arte em geral. É a alma que pede nutrição, nos direcionando para vibrações mais elevadas, mais fluidas, menos terrenas. Tarde da noite a lua se liga a Plutão e o papo pode ficar bem mais profundo, com a intuição super acentuada. Sonhos reveladores podem nos visitar. Leve lápis e papel para a mesinha de cabeceira para registrar as mensagens que a memória desperta conservar. No mais, renda-se. Não adianta querer acelerar o passo com este céu de devaneios. Suavize o entorno o quanto possa e se dê o direito de mergulhar nas impressões. O dia tem cara de peixe voador. Imaginação ativar!

As cartas nos trazem os Lírios em destaque, influenciados pelos Pássaros e pela Lua. As conversas hoje nos inserem num outro patamar, profundamente romanceado e poético, nos impregnando com uma adorável sensação de paz e harmonia. Podemos também receber notícias inesperadas de cunho emocional que nos deixarão em estado de graça, plenitude.

Hoje vamos de Vital Farias, com Sete Cantigas Para Voar.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: A imagem de hoje, de Michael Cheval, tem tudo a ver com as cartas e também com essa atmosfera de sonho, impregnada da mistura de Gêmeos e Peixes.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

o trem azul


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora de Marte: O Coração (Príncipe de Copas) + as cartas de corte: A Cartinha (7 de Espadas) e O Cigano (Ás de Copas). A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. O Nodo Norte também. A carta da cartinha rege a casa III da mandala astrológica, lugar de regência de Mercúrio, o planeta das comunicações e das trocas, e nos fala sobre convites, notícias, mensagens, avisos, sonhos. A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, bem como o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. Também temos aí a nossa maneira de agir representada, já que a regência da carta é de Marte.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua cheia em Aquário oposta a Lilith em Leão e em trígonos com Sol em Touro e Marte R em Libra. às 20h06 a lua desfaz o trígono som o Sol. Às 22h48 a lua inicia sextil com Urano. Plutão R em Capricórnio quadra Marte R em Libra e faz quadratura em T com Urano em Áries e Júpiter em Câncer. Saturno R em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Marte R em Libra faz sextil com Lilith em Leão. Às 22h32 Marte retoma o movimento direto. Júpiter em Câncer qaudra Vênus em Áries. Mercúrio em Gêmeos faz sextil com Vênus em Áries. Netuno em Peixes está sem aspectos. Meio do Céu em Câncer e Ascendente em Escorpião na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cheia em Aquário faz exercício de oposição com Lilith e se harmoniza com Sol e Marte e mais tarde também com Urano. Marte retoma o movimento direto hoje à noite, às 22h32, em harmonia com a lua e Lilith e em exercício de contradição com Plutão, enquanto seu dispositor, Vênus, ainda em conjunção com Urano, se indispõe com Júpiter e se harmoniza com Mercúrio.

Finalmente, depois de quase três meses em marcha à ré, Marte volta a andar para frente hoje, sob as bênçãos da Lua aquariana, signo de ar também, devolvendo fluência às nossas ações. Estando em Libra, signo que trata dos assuntos compartilhados nos quesitos amor e parcerias, vamos sentir a roda voltar a girar, com oportunidade de colocar em prática o que esteve represado ou embaraçado durante o tempo de revisão do guerreiro. Agora vai! A vontade de realizar volta a reinar, embora Marte ainda esteja na gangorra, lugar onde perde um tanto o rumo, dividido entre dois caminhos. Mas ainda assim o alívio será sentido, desatados os nós que impediam o movimento, a expansão. Quem manda neste Marte libriano é Vênus, que ainda está de mãos dadas com o irreverente Urano e aliada a Mercúrio, o dono da prosa. Esta configuração facilita a comunicação de mudanças súbitas e até de atitudes inesperadas no sentido de repaginar tudo. Quem não está satisfeito com o que vive na intimidade ou em sociedades de negócios, tem agora a cena perfeita para rearranjar ou mudar tudo de vez, comunicando a quem de direito a vontade do coração, reinventando arranjos que injetem vida nas relações ou encerrando de vez capítulos mal escritos e se colocando à disposição do universo para outras histórias.

No mais, a lua em Aquário dá suporte emocional às nossas ações, reforçando também o lado racional para que o agir e o pensar vibrem em harmonia e, principalmente, respeitem a liberdade de ser em cada um. Mais tarde, aliada também ao seu regente, Urano, a irreverência e o chamado da liberdade ficam ainda mais evidenciados. Novos ventos sopram com força, cantam nos nossos ouvidos e chamam a nossa atenção para a oportunidade de pegar carona com eles.

A configuração astral combina por demais com Guimarães Rosa, em uma de suas (todas) brilhantes passagens:

"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

As cartas, deliciosamente sintonizadas com o céu, nos trazem o Coração em destaque, influenciado pelo Cigano (Marte) e pela Cartinha. Voltamos a ouvir o chamado do coração, com menos ruídos e com mais certeza daquilo que de fato move a nossa vontade.

Hoje vamos de Milton Nascimento e Lô Borges, com O Trem Azul.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

quinta-feira, 15 de maio de 2014

coisa nº 10


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora de Mercúrio: As Estrelas (6 de Copas) + as cartas de corte: A Torre (6 de Espadas) e A Chave (8 de Ouros). A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta da torre é regida por Saturno, pai e senhor do signo de Capricórnio em trânsito pelo signo de Escorpião, e representa o nosso interior, nosso mundo interno, propósitos e ideais da alma, bem como uma postura mais reservada. É uma carta de muita proteção espiritual, ela faz a ponte entre o que está em cima e o que está embaixo. A carta da chave é regida pelo Sol e nos diz que temos a solução, a senha para abrir os caminhos está em nossas mãos. Ela nos traz ainda esclarecimentos, revelações.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua cheia em Sagitário oposta a Mercúrio em Gêmeos, quadrada a Netuno em Peixes, em bissextil com Lilith em Leão e Marte R em Libra, e em trígono com Vênus e Urano em conjunção exata em Áries. De madrugada, às 04h44, a lua fica fora de curso em trígono com o planeta regente de sexta-feira, Vênus, e assim permanece até a madrugada de sábado, às 05h13, quando entra em Capricórnio em sextil com o Nodo Norte. Saturno R em Escorpião se opõe ao Sol em Touro e faz trígono com Júpiter em Câncer. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Marte R em Libra quadra Plutão R em Capricórnio. Júpiter em Câncer faz quadratura em T com Urano e Vênus conjuntos em Áries e Plutão R em Capricórnio. Mercúrio em Gêmeos faz sextil com Vênus e Urano conjuntos em Áries. Meio do Céu em Leão e Ascendente em Escorpião na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua é cheia no arqueiro, em exercício de contradição com Mercúrio e Netuno e em harmonia com Marte e com os hóspedes dos outros signos de fogo, Lilith em Leão e Vênus e Urano em conjunção exata em Áries. Júpiter, o dispositor desta lua, está aliado a Saturno e na pressão da quadratura em T com Vênus, Urano e Plutão.

Triângulo de fogo no céu e uma bela dose de otimismo na terra. Depois da necessária introspecção para entendimento dos processos ressaltados pela cheia da lua nos porões escorpianos, jogando luz nos recônditos da alma, a oferta do fogo sagrado para cauterizar feridas e abrir espaço para o entusiasmo. Mas ainda é preciso ir com calma para não sair correndo na direção errada. Vênus e Urano agarradinhos em Áries e encorajados pela exagerada lua sagitariana podem achar que o mundo está conquistado e botar fogo em Roma. Ainda há muita coisa por entender antes de dar o salto, e a lua da empolgação, oposta a Mercúrio e quadrada a Netuno, pode não ter entendido direito o recado ou tê-lo negligenciado, por conta da urgência em ser feliz. Tanto a noite de hoje quanto o dia inteirinho de amanhã são extremamente promissores para realizações, mas há que se manter pelo menos uma pata no chão, porque como tudo tem dois lados, os enganos também estarão em alta, há "mentiras sinceras" no ar. Como diz o recado antigo, "entrega pra Deus, mas faz a sua parte". E isso inclui a moderação no uso de bebidas alcoólicas e de substâncias que alterem a consciência, que estarão com efeitos potencializados pela configuração astral. Esta Vênus em conjunção exata com Urano traduz com perfeição o arcano que abre a jornada do Tarot, o Louco. E vai ter muita gente com uma vontade danada de se jogar no desconhecido, começar de novo, se lançar no abismo. A coragem pode ser tanto um ato de fé quanto de insanidade. Confira antes o paraquedas.

Mas sim, excetuando os exageros, finalmente temos um belo céu para ancorar a nossa fé e dar impulso aos nossos projetos, com muita criatividade disponível. E, se houver coerência nas propostas, a lua saturnina chega sábado, dia do seu regente, em belo sextil com Vênus, que é a deixa para selar compromissos.

As cartas nos trazem as Estrelas (olha elas aí outra vez!) em destaque, influenciadas pela Torre e pela Chave. É no mundo de dentro que mora o segredo para conquistar o que quer que seja no mundo de fora. Mire alto, mas não esqueça do chão que sustenta o seu impulso e nem da fé colocada na lança.

Hoje vamos com mais uma das deliciosas "coisas" do maestro Moacir Santos: Coisa nº 10.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

terça-feira, 13 de maio de 2014

high hopes


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora do Sol: O Coração (Príncipe de Copas) + as cartas de corte: A Árvore (7 de Copas) e O Navio (10 de Espadas). A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. O Nodo Norte também.A carta da árvore rege o signo de Virgem e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança, além de carregar a proteção do orixá das matas, Oxóssi. A carta do navio é muito abençoada, ela rege a casa IX da mandala astrológica, casa de Sagitário (signo regido por Júpiter), e representa coisas boas chegando de longe para nós ou uma viagem que vamos fazer, ou ainda a grande jornada da vida. O Navio também representa uma completa transformação, muito auspiciosa. O Navio nos traz ainda as bênçãos da orixá Iemanjá.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua crescente em Escorpião quadrada a Lilith em Leão, em trígono com Netuno em Peixes e em sextil com o seu dispositor, Plutão, retrógrado em Capricórnio. Às 15h07 a lua inicia um trígono com Júpiter. Às 19h39 ela inicia oposição ao Sol. Ao longo do dia ela também vai se aproximando de Saturno em conjunção. Amanhã, às 16h14, ela ingressa a fase cheia da lunação de Touro, conjunta a Saturno e em trígono com Júpiter. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Marte R em Libra faz quadratura em T com Vênus e Urano conjuntos em Áries e Plutão R em Capricórnio e também faz bissextil com Lilith em Leão e Mercúrio em Gêmeos. Lilith em Leão faz bissextil com Vênus e Urano conjuntos em Áries e Mercúrio em Gêmeos. Júpiter em Câncer faz quadratura em T com Vênus e Urano conjuntos em Áries e Plutão R em Capricórnio, e faz trígono com Saturno R em Escorpião. Mercúrio em Gêmeos quadra Netuno em Peixes. Sol em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião. Meio do Céu em Gêmeos e Ascendente em Virgem na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua é crescente, quase cheia, em Escorpião, em exercício de contradição com Lilith e em harmonia com as outras águas (Netuno em Peixes e Júpiter em Câncer) e com o seu dispositor, Plutão, retrógrado em Capricórnio. Amanhã à tarde ela se torna plena, iniciando a fase cheia desta lunação de Touro, de mãos dadas com Saturno e aliada a Júpiter.

Céu intenso e muita intuição disponível nesta virada de lua que transpõe a matéria e a alinhava ao espírito. Vênus, regente desta lunação, ainda que esteja em condição de exílio no signo de Áries, ganha o impulso criativo de Urano e a ajuda de Lilith e Mercúrio para aprofundar-se, revelar o avesso das coisas. Marte retrógrado em Libra, território de Vênus, também recebe o mesmo auxílio, de Lilith e Mercúrio. Há aí um claro convite ao aprofundamento das parcerias amorosas, é como se os dois tivessem a grata chance de vivenciar o avesso um do outro e comunicá-lo, intensificando a intimidade. A lua cheia em Escorpião aprofunda ainda mais a troca, revelando a alma a quem souber e puder aproveitar. Esse presente do mergulho conjunto entretanto só pode ser contemplado por parceiros que estejam realmente juntos, afinados, cúmplices. Do contrário são as contradições que tendem a ficar mais evidenciadas, derramando o caldo de tudo que é vivido sem paixão, sem vontade. A lua cheia no signo da vida-morte-vida aliada a Júpiter expande tudo, o que é vivo, latente, pulsante, e também o que vive apenas de aparências, mortos-vivos. Neste caso, a insatisfação deve calar fundo. De todo modo, não é assim tão ruim que as águas turvas sejam revolvidas. Geralmente é quando a angústia aumenta demais o peso do coração que somos impulsionados a tomar providências no sentido de resolvê-la. Urano encostado em Vênus e os dois recebendo a pressão de Júpiter, Marte e Plutão, traz a coragem de mudar tudo, dar uma guinada na vida sentimental. O foco também abarca as finanças e a vida profissional, todos os valores concretos, palpáveis, que poderão agora ser reavaliados sob o olhar preciso da alma. Poderosa lua cheia, absolutamente transformadora!

As cartas, mais uma vez em preciosa sintonia, nos trazem o Coração em destaque, influenciado pela Árvore e pelo Navio. Um chacoalhar nas certezas enraizadas, um convite para embarcar na jornada da alma, obedecer ao chamado profundo do coração. Que a nossa essência derrame e nos perfume os sentidos, o corpo, a alma.

Um salve aos queridos pretos velhos, porque hoje é dia deles. Que o axé da grande sabedoria ancestral nos visite.

Lindo plenilúnio para todos nós!

Hoje vamos de David Gilmour, com High Hopes.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

domingo, 11 de maio de 2014

mãe


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora de Júpiter: A Criança (Príncipe de Espadas) + as cartas de corte: A Cigana (Ás de Espadas) e As Estrelas (6 de Copas). A carta da criança rege a casa V da mandala astrológica, casa dos prazeres, da criatividade e dos filhos, e representa pureza, espontaneidade, inocência, alegria, caminhos abertos, energia criativa, novidades e renovação. A Criança carrega a proteção dos Erês. A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui. Também temos aí a maneira de nos relacionar representada, já que a carta tem regência de Vênus. A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua crescente em Libra conjunta a Marte R e ativando novamente a grande cruz cardinal com Urano e Vênus conjuntos em Áries, Júpiter em Câncer e Plutão R em Capricórnio. À noite, às 21h52, ela fica fora de curso e assim permanece até amanhã à noite, às 22h08, quando ingressa Escorpião, signo onde teremos a lua cheia da lunação de Touro, dia 14, às 16h14. Marte R em Libra faz bissextil com Mercúrio em Gêmeos e Lilith em Leão. Lilith em Leão faz bissextil com Vênus em Áries e Mercúrio em Gêmeos. Júpiter em Câncer faz sextil com Sol em Touro e trígono com Saturno R em Escorpião. Mercúrio em Gêmeos quadra Netuno em Peixes. Sol em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Meio do Céu em Leão e Ascendente em Escorpião na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cresce em Libra encostada em Marte e reativando a grande cruz cardinal. Vênus, regente desta lua, está de mãos dadas com Urano no polo oposto e complementar, também pregada num dos braços da grande cruz, que tem no outro eixo a participação de Júpiter e Plutão. Já sabemos que a grande cruz aperta os nós para acentuar o que carece de mudança, transformação. É um chamado para a superação, para alcançarmos a melhor porção de nós, crescimento. A lua comanda a nossa porção emocional. Ativando novamente a formação da grande cruz, ela ressalta novamente hoje o cuidado com a criança interior, na intenção de mostrar o que precisa ainda ser curado nesta criança para que ela resulte um adulto equilibrado na forma de dar e receber amor. A lua é mãe. Hoje é dia das Mães no planeta terra. Hoje também é domingo, dia do Sol e voltado ao crescimento interior. Um dia em que muitas famílias se reúnem para celebrar a data e honrar suas matriarcas. Que possamos todos, mães e filhos, nos beneficiar deste calor que nutre as carências para nos tornar mães de nós mesmos. Que reabastecidos possamos acolher a nossa própria criança também, curando antigas feridas e revitalizando as raízes que nos garantem o próprio crescimento e formação de novos galhos, com flores que enfeitam e frutos que nos multiplicam caindo ao solo e gerando outras árvores, outros frutos, outras vidas.

Hoje, dia das mães, posso finalmente revelar a notícia que me encheu de gratidão há cerca de três meses, mas que foi cercada de um certo segredo até que o broto se pusesse mais forte. Mais um fruto está a caminho por aqui. A vida cresce no ventre da minha filha mais nova, renovando a vida em mim também. Serei mãe mais uma vez, desta vez a grande mãe; avó. Me sinto honrada, abençoada, em profunda gratidão. Mudança de nível, merecimento, renovação, amor, amor, amor. Obrigada, minha filha.

As cartas, mais uma vez em encantadora afinação, nos trazem a Criança em destaque, influenciada pela Cigana (Vênus) e pelas Estrelas. Uma das cartas mais auspiciosas do Lenormand a derramar suas bênçãos entre mães e filhos.

Gratidão, mãe. Sem você eu não existiria. Gratidão minhas filhas, sem vocês eu não saberia a real dimensão desta palavra. Amo vocês!

Feliz Dia das Mães, pra vocês e pra mim.

Hoje vamos de Caetano Veloso, com uma das canções mais lindas que conheço sobre mães e filhos: Mãe.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: Ultrassom do bebê a caminho, feito em 07/05/14 (com perdão da resolução. É uma foto da foto, tirada com celular)

sexta-feira, 9 de maio de 2014

the look of love


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora da Lua: Os Pássaros (7 de Ouros) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e O Chicote (Príncipe de Paus). A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento, comunicações. A carta do cavaleiro, de novo hoje por aqui, é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta do chicote é regida por Lilith (a Lua negra), que transita atualmente pelo signo de Leão, e representa força, poder, comando, magia, sedução, rapidez nos acontecimentos, e também discórdia e autopunição, sempre dependendo das cartas que a rodeiam.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua crescente em Virgem ativando o grande trígono de terra com Sol em Touro e Plutão R em Capricórnio, e em dois bissextis, um com Júpiter em Câncer e Saturno R em Escorpião e o outro com Sol em Touro e Júpiter em Câncer também. Às 18h51 a lua desfaz o trígono com Plutão, desfazendo o grande trígono de terra. Às 19h09 ela fica fora de curso e assim permanece até às 14h20 de amanhã, quando ingressa Libra em trígono com Mercúrio. Lilith em Leão faz sextil com Marte R em Libra e bissextil com Vênus em Áries e Mercúrio em Gêmeos. Júpiter em Cãncer faz quadratura em T com Urano em Áries e Plutão R em Capricórnio. Mercúrio em Gêmeos quadra Netuno em Peixes. Sol em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião. Urano em Áries faz quadratura em T com Marte R em Libra e Plutão R em Capricórnio. Vênus em Áries, já iniciando conjunção a Urano, se opõe a Marte R em Libra. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Meio do Céu em Cãncer e Ascendente em Libra na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cresce em Virgem e reúne em aspecto harmônico as três terras da mandala astrológica, Touro, Virgem e Capricórnio, através de um grande trígono com Sol e Plutão. Além disso, ativa em aspectos menores, também harmônicos, a colaboração dos representantes da água, nos presenteando com possibilidades de cura e concretizações, através da parceria entre elementos complementares. Barro transformador. Alquimia.

Por outro lado, Mercúrio apronta das suas. Quadrado a Netuno, promove uma verdadeira bagunça nas comunicações e também no pensamento lógico. Além da distração constante, que perturba o andamento prático das coisas e pode provocar atrasos e pequenos acidentes de percurso, há também no ar uma certa confusão nas mensagens, nas trocas e até na construção daquilo que se quer passar, um desencontro entre o que é pensado e o que é efetivamente comunicado. O que com certeza também abre brecha para a compreensão equivocada da mensagem recebida. Hoje é dia de Vênus e a bela está em oposição quase exata com Marte. Além disso, eles estão vivenciando papéis trocados, um na casa do outro. Os dois estão em aliança com Lilith, facilitando o entendimento da sexualidade, dos desejos e do poder da entrega nas relações de prazer. Só que nem sempre é fácil lidar com as tramas que cercam a libido. A humanidade carrega muitos tabus que mais complicam do que facilitam a sua compreensão. A culpa também é um elemento dissonante, inibidor e responsável por distorções, desvios, doenças, mentiras e até barbaridades. E o sexo é um presente divino e necessário à saúde física, mental, emocional. É válvula de escape para muitas tormentas, exercício revigorante para corpos e almas, além de ser o melhor cosmético da face da terra, natural. Com amor então, nem se fala! Todos os efeitos são potencializados. Pessoas de bem com a sua sexualidade são mais bonitas, mais autênticas, mais saudáveis, mais dinâmicas e sinceras diante da vida. A noite de hoje propicia ajustes nas parcerias, convidando ao exercício que supera o diálogo tradicional. A via de entendimento está no lúdico; nos silêncios cúmplices, nos olhares profundos, na dança dos corpos, nos gestos e suspiros. As palavras também são bem-vindas, mas sem desperdício, muito pelo contrário. O poder está no que é dito sem rodeios e na hora certa. Deixe que a intuição, extremamente ativada hoje, te sussurre o caminho e seja o seu relógio.

As cartas nos trazem os Pássaros em destaque, influenciados pelo Cavaleiro e pelo Chicote. Uma mistura perfeita de prazer com romance. Que possamos aproveitar a deliciosa tendência.

Ontem não escrevi e foi aniversário de um ser muito importante pra mim, o meu amor. Dedico a ele a postagem de hoje e especialmente a canção, tão nossa. Vamos de Burt Bacharach, com The Look of Love na maravilhosa voz de Diana Krall.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bartschi Lenormand

quarta-feira, 7 de maio de 2014

a força do vento


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 1ª hora de Vênus: A Cartinha (7 de Espadas) + as cartas de corte: A Cartinha (de novo!) e O Cavaleiro (9 de Copas). A carta da cartinha rege a casa III da mandala astrológica, casa de Gêmeos, lugar de regência de Mercúrio, o planeta das comunicações e das trocas, e nos fala sobre convites, notícias, mensagens, avisos, sonhos. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel.

Poxa, coisa mais linda essa tiragem justamente em dia regido por Mercúrio e exatamente quando ele cruza a fronteira, de Touro para Gêmeos, de volta para casa. Amo demais essa sintonia, especialmente com o "nobre cavaleiro" tão presente em todos os momentos dos meus dias. Gratidão imensa!

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua crescente em Leão, fora de curso desde às 07h52 de hoje e até às 03h25 da próxima madrugada, quando entra em Virgem, sob regência de Mercúrio, quadrada ao próprio, oposta a Netuno e em sextil com o Nodo Norte. A lua ficou fora de curso em aspecto tenso com Sol em Touro e Saturno R em Escorpião (quadratura em T) e em trígono com Urano em Áries. Lilith em Leão faz trígono com Vênus em Áries e sextil com Marte R em Libra. Júpiter em Câncer está na grande cruz cardinal com Urano em Áries, Marte R em Libra e Plutão R em Capricórnio, em trígono com Saturno R em Escorpião e em sextil com o Sol em Touro. Às 15h02 desfaz-se a cruz cardinal, com a quebra de um dos braços, a quadratura entre Júpiter e Marte. Mercúrio acaba de atravessar a fronteira, de Touro para Gêmeos, às 11h57 desta manhã, e está sem aspectos até às 17h42, quando inicia um sextil com Vênus. Sol em Touro faz trígono com Plutão R em Capricórnio. Vênus em Áries se opõe a Marte R em Libra. Netuno em Peixes está sem aspectos. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Meio do Céu em Touro e Ascendente em Leão na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua leoa é crescente e fora de curso o dia inteiro, até a próxima madrugada, quando ingressa Virgem. Ela ficou fora de curso em aspecto tenso com Saturno e Sol, e em harmonia com Urano. Incendiou as vontades em sua passagem pelo território da realeza, mas agora baixa a nossa bola, mostrando claramente que o mundo não gira somente ao sabor dos nossos desejos. Somos responsáveis pela execução dos nossos planos, passo a passo e com o nosso esforço e vontade real no intento. Mas há também um tempo para maturação e tudo tem a hora certa para acontecer. Continuemos então regando pacientemente o jardim que a hora chega, há de chegar.

A grande novidade de hoje é a mudança de endereço de Mercúrio, da terra fértil de Touro para o borboleteAr de Gêmeos, seu domicílio natural. Um deles, né? Porque o pequeno grande deus tem dois endereços; em Gêmeos corre de um lado pro outro, cumprindo o papel de circulador de ar, movimentando as comunicações e as trocas, dando nó em goteira e escondendo as pontas. Rápido, dinâmico, esperto, brincante, livre, leve e solto, uma mistura de Robin Hood com Aladim; Inteligência compartilhada. Em Virgem já é mais preciso, perspicaz, super racional, irônico, investigador criterioso, com o peso do elemento terra, virado pra dentro; Inteligência aplicada. Na madrugada a lua entra lá, em Virgem, segunda regência de Mercúrio, e ele se estranha com ela, a lua. Afinal, depois de tanta crueza vivida nos últimos tempos, com os limites pesados da cruz cardinal e tantos chamados ao mundo interno, Hermes agora quer mais é honrar as asas nos pés e correr mundos, respirAr. Mas não é só isso e tudo tem a sua razão de ser. Respira, acalma, pondera. A lua oposta a Netuno nos lembra que é preciso ter critério sim, cuidar do pequeno chão que pisamos com zelo, para conquistar as grandes coisas pretendidas, o que ainda mora no espaço de sonhar. E ela ainda estará aliada ao Nodo Norte, ativando a nossa energia e facilitando a resolução de desafios para nos afinar com a nossa missão pessoal. Quem sabe podemos receber ajuda inesperada da pessoa parceira, já que o Nodo Norte está em Libra, onde um vira dois? A contrapartida também faz todo sentido, viu? Estar disposto a ajudar o outro a identificar e resolver os pequenos embaraços na trama que leva à concretização do objetivo, o que combina com perfeição com o caráter solícito da lua virginiana. E, se por um lado Mercúrio quadra a lua dos critérios, por outro ele se alia com a própria Vênus, o que reafirma os ajustes colaborativos nas parcerias. Lembrando que quem se dispõe a ajudar com vontade legítima também se beneficia da troca, sempre.

No mais, os diálogos tendem a ganhar leveza, o pensamento também, descomplicando o entendimento e, consequentemente, harmonizando as relações. Sem deixar de lado a conduta responsável, afinal Sol e Saturno estão opostos, pedindo o compromisso diário com o crescimento do ser. A cruz cardinal se desfaz, com a quebra de um dos braços (Júpiter e Marte), desamarrando os nós do fazer. As nossas ações continuam restritas por conta da marcha à ré de Marte, mas já sentiremos uma certa abertura nos caminhos. A sorte volta a sorrir.

As cartas, em fina sintonia com o céu, nos trazem a Cartinha (Casa III/Gêmeos/Mercúrio) duplicada, com o Cavaleiro (o mensageiro/Mercúrio) por recheio. O pensamento e as comunicações ganham movimento, voltam a fluir. Mensagens lançadas ao vento podem encontrar o endereço certo. Notícias aguardadas podem chegar. Eu já recebi uma linda hoje de manhã, daquelas que enchem o coração de gratidão. Fiquem atentos aos sinais.

Hoje vamos de Lô Borges, com A Força do Vento.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: A imagem de hoje abrange muito mais, amplia o recado das cartas com uma belíssima alusão ao elemento ar, dominante na tiragem, além de nos trazer um personagem que muito bem o representa, bem como a Mercúrio. Créditos: Aladdin und die Wunderlampe, by Ludwig Fulda, Illustrated by Max Liebert

domingo, 4 de maio de 2014

saiba


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora da Lua: A Cegonha (Rainha de Copas) + as cartas de corte: As Estrelas (6 de Copas) e A Criança (Príncipe de Espadas). A carta da cegonha rege o signo de Áries, onde temos Urano em trânsito, o planeta irreverente que muda as coisas sem aviso. A Cegonha representa novidades, surpresas, mudanças repentinas e para melhor. A carta das estrelas, super assídua por aqui ultimamente, rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta da criança rege a casa V da mandala astrológica, casa dos prazeres, da criatividade e dos filhos, e representa pureza, espontaneidade, inocência, alegria, caminhos abertos, energia criativa, novidades e renovação. A Criança carrega a proteção dos Erês.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua nova em Câncer conjunta a Júpiter, na grande cruz cardinal com Júpiter em Câncer, Urano em Áries, Marte R em Libra e Plutão R em Capricórnio, em sextil com o Sol em Touro e em trígono com Saturno R em Escorpião. às 16h27 a lua inicia um sextil com Mercúrio. Às 20h48 a lua se livra da grande cruz cardinal. Às 22h22 a lua inicia uma quadratura com o Nodo Norte. Mercúrio em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião. Sol em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião, quadra Lilith em Leão e faz trígono com Plutão R em Capricórnio. Vênus em Áries faz trígono com Lilith em Leão. Netuno em Peixes está sem aspectos. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Marte R em Libra faz sextil com Lilith em Leão. Meio do Céu em Câncer e Ascendente em Libra na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua nova está em casa, o signo de Câncer, de mãos dadas com Júpiter, ainda recebendo as restrições da grande cruz cardinal e em harmonia com Sol e Saturno. O que você vai ser quando crescer?

Domingos são regidos pelo Sol, voltados ao eu, ao trabalho interior. A lua rege a nossa porção sentimental. Em Câncer, o primeiro signo de água, ela revolve os nossos sentimentos mais primitivos, da nossa essência primeira, a da herança familiar e ancestral. É a lua mãe, colo, berço, aconchego, estrutura. É de lá, das nossas origens, que trazemos a configuração essencial do nosso eu, determinante do nosso arranjo emocional e de como estabelecemos as nossas relações ao longo da vida, de como nos relacionamos com o mundo que nos cerca e com as nossas amizades e parcerias. Nossa casa, nosso lar, nossa família são fontes de segurança, nutrição e aprendizado contínuo. Sempre que a lua está em Câncer, somos atraídos para o ninho, que com suas trocas, lembranças e acolhimento nos reabastece do amor essencial para restabelecer o equilíbrio das nossas emoções. Cuidar das pessoas que cuidam de nós e nos deixar cuidar, onde a guarda está aberta, onde somos espontâneos, somos o que somos. Por mais simples que isso pareça, é este o remédio mais eficaz para reenergizar o espaço interno, curar feridas e suprir carências. Configuração ideal para lançar luz amorosa no mundo interno e carinhar a criança que faz morada no universo particular, fazer as pazes com ela, identificar o que a perturba e o que pode ser feito para contentá-la. Ela não quer nada complicado, não é difícil atender seus pedidos, devolver a ela a segurança perdida por conta do nosso próprio abandono. Corremos demais, nos preocupamos demais, o dia-a-dia é ansioso e por mais que a gente se mantenha numa conduta mais tranquila, volta e meia as demandas externas nos engolem, porque também vivemos neste mundo concreto e por ele somos influenciados porque com ele interagimos. A energia trocada com o mundo entretanto suga naturalmente a nossa energia vital, que deve ter um tempo reservado para ser reabastecida. Respeitar isso é garantir a saúde física, mental e emocional. Perder o contato com a essência nos deixa vulneráveis, perdidos, suscetíveis às doenças, que só entram convidadas por nós, quando em desequilíbrio. Quanto do nosso tempo reservamos para fazer coisas que nos tragam alegria? E olha que não é nada mirabolante, a alegria mora nas coisas simples e é o alimento da alma. Reparem nas crianças felizes, as que vivem num lar amoroso com cuidadores que têm prazer em lhes acolher e nutrir. Elas vivem cada minutinho do presente, sem outras preocupações a não ser atender o chamado da vida a todo instante. Elas sorvem a vida com encantamento e curiosidade, mantendo a criatividade sempre acordada. À noite dormem o sono dos anjos, se refazem para desfrutar de um novo dia repleto de possibilidades desconhecidas. Elas estão de bem com o tempo, no compasso de Saturno, vivendo apenas o que há para ser vivido. Elas não temem as mudanças, mudam junto com um senso de adaptabilidade fantástico. Onde foi que perdemos isso? Onde foi que aprendemos a achar que podemos controlar essas coisas? Onde foi que perdemos a paz, a serenidade dos que vivem afinados com a natureza e seus ciclos?

A proposta hoje é exatamente exercitar a conexão com a simplicidade da nossa essência, nos reconectando à sabedoria do universo. Que possamos nos nutrir das coisas que realmente têm valor para nos afinar com o chamado essencial da vida em nós. Assim os nossos talentos originais e, vale dizer, únicos, serão naturalmente despertados. Cada um de nós tem um rico universo interno, um labirinto a ser desvendado, cuja saída nos devolve a melhor versão de nós, aquela para a qual fomos feitos, missão. Íntimos desta justeza interna, tão simples e ao alcance, somos capazes de despertar o poder cuidadosamente guardado no centro do ser.

Amanhã à tarde a lua ingressa Leão, de mãos dadas com Lilith e em aliança com Vênus e Marte, para ajudar a despertar os reis e as rainhas que dormem em nós.

As cartas nos trazem a Cegonha em destaque, influenciada pelas Estrelas e pela Criança. Nasce uma estrela, e ela é tão brilhante no firmamento e certa da sua importância dentre tantas outras estrelas, que confia no que a vida reservou para si. Aceitação, entrega, gratidão.

E chegou a hora de revelar quem ganhou a consulta no sorteio de aniversário do Salamalek Tarot. Tcharans... a sortuda foi Maria Christina Senna. Parabéns! E mais uma vez obrigada a todos os participantes.

Hoje vamos de Adriana Calcanhoto, com Saiba.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Petit Lenormand by Britta Kienle

sexta-feira, 2 de maio de 2014

noites cariocas


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora de Vênus: A Chave (8 de Ouros) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e O Chicote (Príncipe de Paus). A carta da chave é regida pelo Sol e nos diz que temos a solução, a senha para abrir os caminhos está em nossas mãos. Ela nos traz ainda esclarecimentos, revelações. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. O Nodo Norte também. A carta do chicote é regida por Lilith (a Lua negra), que transita atualmente pelo signo de Leão, e representa força, poder, comando, magia, sedução, rapidez nos acontecimentos, e também discórdia e autopunição, sempre dependendo das cartas que a rodeiam.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua nova em Gêmeos fora de curso desde às 20h33 de ontem e até às 03h14 de amanhã, quando entra em Câncer. Mercúrio em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião e faz sextil com Júpiter em Câncer. Sol em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião, quadra Lilith em Leão, faz sextis com Júpiter em Câncer e com Netuno em Peixes e faz trígono com Plutão R em Capricórnio. Urano em Áries está na grande cruz cardinal com Júpiter em Câncer, Marte R em Libra e Plutão R em Capricórnio. Vênus percorre os últimos graus de Peixes, sem aspectos. Às 22h22 Vênus ingressa em Áries. Saturno R em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Marte R em Libra faz sextil com Lilith em Leão. Meio do Céu em Gêmeos e Ascen dente em Leão na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua nova em Gêmeos está fora de curso o dia inteiro, nos deixando bem dispersos com relação às coisas que requerem foco, presença, atenção. O pensamento voa longe, nas asas das borboletas.

A grande novidade de hoje é a mudança de endereço do planeta do amor e dos valores, que ingressa no primeiro signo de fogo esta noite, às 22h22. Vênus em Áries, a dama de vermelho, é passional, intensa, apaixonada, ardente. Come e dorme a ideia fixa no objeto de amor. Sofre, se consome inteira enquanto não consegue o que quer. Quando consegue, entretanto, queima tudo de uma vez, fogo de palha. Inquieta, exigente, quer o amor em labaredas. Difícil sossegar. Arde intensamente, mas costuma perder depressa o interesse quando não for mais novidade. Apaga-se até que surja outro alvo para consumir. É Vênus menina, encanta-se e desencanta-se com a mesma rapidez. Destrói corações. Promete amor eterno e chega mesmo a acreditar na promessa feita, mas devora apaixonadamente o outro e depois perde a chama. Alimenta-se do entusiasmo dos inícios. Sua essência é afoita, quer devorar o mundo. É fogo primitivo, não tem maldade, não calcula, é espontânea, atende ao chamado do instinto, arde apressada.

Claro que há casos e casos para interpretar esta Vênus, a depender do signo solar de quem a possui, da casa da mandala astrológica que a Vênus mora e dos aspectos que faz. Mas no geral estas são as características da Vênus em Áries.

Estaremos todos sob a energia desta Vênus a partir da noite de hoje, sexta-feira, dia dela. Vênus não rege só o amor, mas também as finanças, os valores. Portanto é bom manter os olhos bem abertos para negócios que prometam ganhos rápidos e extraordinários. É bom também cuidar para não devorar os recursos mais depressa do que a capacidade de obtê-los. E, é claro, é muito bom observar com reserva promessas súbitas de amor eterno. Se for encarar, aproveite o fogo enquanto arde, seja tão intenso quanto. Vale lembrar da máxima de Vinícius de Moraes, tudo a ver com a Vênus ariana: "Que seja eterno enquanto dure".

Para quem já tem alguém especial para compartilhar intimidades, "bota castanha de caju, um bocadinho mais, pimenta malagueta um bocadinho mais". Hora de reacender o fogo da paixão.

As cartas nos trazem a Chave em destaque, influenciada pelo Coração e pelo Chicote. Está aberta a temporada de amor intenso e rápido como um rastilho de pólvora.

Hoje vamos de Jacob do Bandolim, na aveludada voz de Gal Costa: Noites Cariocas.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quinta-feira, 1 de maio de 2014

coisa nº 6


Olá, queridos!

A Rainha de Paus já passou por aqui como arcano do mês de outubro de 2013 e agora nos dá novamente a honra da sua visita. Ela é fogosa, criativa, dona de ideias e ideais revolucionários, profundamente conectada com o mundo espiritual, poderosa - dizem, a mais poderosa das rainhas do Tarot, por ser a dona do impulso transformador - surpreendente, apaixonada e apaixonante. É com a energia dela que atravessaremos o mês de maio, afinados com o elemento fogo, o fogo criador que nos move com entusiasmo. Vem bem a calhar, já que senão todos, muitos de nós estamos precisando mesmo de uma injeção de ânimo depois das últimas configurações pesadas do céu. Seja muito bem-vinda, Rainha do fogo!


Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora da Lua: A Árvore (7 de Copas) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e As Estrelas (6 de Copas). A carta da árvore rege o signo de Virgem e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança, além de carregar a proteção do orixá das matas, Oxóssi. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta das estrelas, super assídua por aqui ultimamente, rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua nova em Gêmeos quadrada a Netuno em Peixes, em sextil com Urano em Áries e em trígono com Marte R em Libra. Às 19h43 a lua desfaz a quadratura com Netuno. Às 20h33 a lua fica fora de curso e assim permanece até a madrugada de depois de amanhã, sábado, às 03h14, quando entra em Câncer. Mercúrio em Touro se opõe a Saturno R em Escorpião, faz sextil com Júpiter em Câncer e trígono com Plutão R em Capricórnio. Sol em Touro quadra Lilith em Leão, faz sextis com Júpiter em Câncer e com Netuno em Peixes e faz trígono com Plutão R em Capricórnio. Urano em Áries está na grande cruz cardinal com Júpiter em Câncer, Marte R em Libra e Plutão R em Capricórnio. Vênus percorre os últimos graus de Peixes sem aspectos. Amanhã à noite, às 22h22, Vênus ingressa em Áries. Saturno R em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Marte R em Libra faz sextil com Lilith em Leão. Meio do Céu em Leão e Ascendente em Escorpião na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Depois de um abril cheio de turbulências, finalmente pisamos o mês de maio, com a lunação de Touro nos trazendo a calmaria necessária para sentir o o chão que pisamos e avaliar mais detalhadamente tudo que nos cerca. O coração bate num compasso diferente, cadenciado. A lua nova já é geminiana, quase livre da indisposição com Netuno, que turva um tanto o pensamento, e em harmonia com Urano e Marte, despertando o fazer criativo, inusitado, irreverente. Mercúrio, seu dispositor, está em harmonia com Júpiter e Plutão e em exercício de oposição com Saturno. O feriado do trabalhador parece ter sido de muitas trocas em família, com acolhida e papo sério. Em meio à conversa fiada e divertida típica de um dia de folga, volta e meia alguns cenhos franzidos e olhares perdidos por alguma preocupação que invade o pensamento. Céu com nuvens esparsas. O mês de abril mexeu com a vida de muita gente, profundamente. Mudou muitas coisas de lugar, jogou certezas fora e inquietou corações e mentes que ainda não encontraram um lugar para chamar de seu depois do vendaval. É como se a gente tivesse acabado de mudar de casa e boa parte da mudança ainda estivesse encaixotada. Um certo desânimo pode ainda se revelar de corpo e alma, um sentimento de inadequação. Mas aos poucos vamos colocando a vida em ordem, devagar e sempre, no ritmo taurino. E, conforme formos distribuindo as coisas, enfeitando os cantos e recriando a atmosfera de conforto e segurança à nossa volta, a vida vai florindo outra vez e o entusiasmo volta a corar as faces e estimular os músculos. Vontade, vivacidade.

O feriado acaba hoje na folhinha, mas curiosamente nos sentiremos com a disposição para o nada fazer emendada. Amanhã, sexta-feira, a lua amanhece e anoitece fora de curso em Gêmeos, signo mental, de ar, e a gente vai querer mesmo é borboletear por aí. Sorte de quem pode se dar o luxo de decretar mais um feriado e desde hoje desfrutar do dolce far niente. Para a maioria dos mortais é preto na folhinha mesmo, então a dica é redobrar a atenção nos afazeres que exijam raciocínio. Lembrei de um trecho de uma música que se encaixa aqui como uma luva: "cuidado pra não cair da bicicleta, cuidado para não esquecer o guarda-chuva."

Amanhã à noite, no dia dela, Vênus veste vermelho, invocando o ariano jeito de amar. Talvez por isso a Rainha de Paus tenha se apresentado para comandar o nosso mês, pra combinar com a Vênus em Áries, o primeiro fogo.

As cartas nos trazem a Árvore em destaque, influenciada pelo Cavaleiro e pelas Estrelas. Uma excelente composição para levantar nossos ânimos. O mensageiro é regido por Mercúrio, regente da lua geminiana do céu. Fiquem atentos aos sinais, é bem provável que tenhamos alguns bons retornos dos nossos sonhos plantados.

Hoje vamos novamente com o sensacional Moacir Santos e suas "coisas". Coisa nº 6.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralhos: Shadowscapes Tarot e Judith Bärtschi Lenormand