Google+ Followers

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

beija-flor


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ªhora da Lua: O Sol (Ás de Ouros) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e As Estrelas (6 de Copas). A carta do sol rege o signo de Leão e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. A carta das estrelas rege o signo de Aquário, onde temos Sol e Lua em trânsito, e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Aquário fora de curso (sem aspectos) desde às 14h46 e até 01h46 da madrugada, quando entra em Peixes já em conjunção com Mercúrio e Netuno. Sol em Aquário faz sextil com Urano em Áries. Vênus retrógrado e Plutão conjuntos em Capricórnio fazem quadratura em T com Urano em Áries e Júpiter retrógrado em Câncer. Saturno em Escorpião faz trígono com Lilith em Câncer. Nodo Norte em Escorpião faz trígono com Netuno e Mercúrio conjuntos em Peixes. Marte em Libra quadra Lilith em Câncer. Meio do Céu em Áries e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua nova de Aquário está fora de curso (sem aspectos) desde às 14h46 e até o início da madrugada, quando entra em Peixes já abraçada a Mercúrio e Netuno em conjunção e em trígono com o Nodo Norte, criando com seu reflexo no oceano uma bússola para nortear nossos sonhos. Nosso universo onírico se expande, nos fazendo sonhar inclusive acordados. Mercúrio também virou pisciano e agora a conversa segue outro padrão, metafórico. Pensaremos e falaremos mais com o coração, com mensagens sintonizadas com a fé e com tudo que faz calar a voz, porque se afina com a dimensão do invisível, nem sempre passível de tradução em palavras. Mercúrio em Peixes é a linguagem da arte, do cinema, da música, do teatro, da poesia, do amor e de todas as coisas que dificilmente podem ser explicadas com exatidão, porque é no sentimento que tocam. Se tudo isso nos eleva a um patamar mais romântico, intuitivo e lúdico, por outro lado também nos deixa mais propícios aos enganos, afinal, em um mundo tão voltado às coisas concretas, a sensibilidade para captar sinais não expressos é cada vez mais rara. Olhares e gestos nos dirão muito mais do que linhas escritas ou palavras derramadas. Pra complicar um pouquinho mais o entendimento dessa outra lógica, Mercúrio fica retrógrado logo ali na frente, a partir do dia 6 e até o final de fevereiro. Então teremos que dar um jeito de aumentar a nossa percepção, porque o canto da sereia pode ficar realmente irresistível, a nos tentar com seduções ilusórias. Hoje o dia está meio assim também, viu? Afinal temos a lua fora de curso e o nosso radar meio danificado para as coisas práticas. Ainda bem que é sexta-feira e a noite pede descontração. E por falar em sexta-feira, dia consagrado à Vênus, hoje a bela voltou ao passo direto e, embora ainda esteja meio devagar até amanhã, quando começa a embalar novamente sua marcha, já podemos sentir alívio nos assuntos de sua regência. Bela notícia para entrar no mês de fevereiro, né? Ele já deve chegar com boas surpresas nos relacionamentos, nas finanças e em todos os negócios que tenham por foco a beleza.

As cartas nos trazem o Sol em destaque, influenciado pelo Coração e pelas Estrelas. Preparem seus corações, porque há promessa de realizações que superam as expectativas. Aliás, reduzam as expectativas. Apenas entreguem-se ao grande mistério e agradeçam, porque as bênçãos estão a caminho. Desfrutem!

Hoje a canção vem do magnífico Jim Hall, com Beija-flor.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Geedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

captain bacardi


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora de Mercúrio: Os Pássaros (7 de Ouros) + as cartas de corte: Os Pássaros (de novo!) e A Âncora (10 de Espadas). A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa e regente de Aquário, onde temos Sol, Lua e Mercúrio em trânsito, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento, comunicações. É lá, no território de Urano, que acontece daqui a pouquinho o casamento do Sol e da Lua, trazendo a lua nova e inaugurando a lunação de Aquário. A carta da âncora rege a casa VI da mandala astrológica, casa de Virgem, lugar do nosso cotidiano, da nossa rotina diária. A Âncora representa segurança.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Aquário a partir das 19h40, conjunta ao Sol e em sextil com Urano em Áries. Vênus retrógrado e Plutão conjuntos em Capricórnio fazem quadratura em T com Urano em Áries e Júpiter retrógrado em Câncer. Saturno em Escorpião faz trígono com Lilith em Câncer. Nodo Norte em Escorpião faz trígono com Mercúrio em Aquário e Netuno em Peixes, já conjuntos. Marte em Libra quadra Lilith em Câncer. Meio do Céu em Touro e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua aquariana se casa com o Sol e vira nova, inaugurando a lunação de Aquário em harmonia com Urano, seu regente, que lá de Áries abençoa o casal com um belo sextil. Parece que finalmente vamos sentir uma renovação dos ares, depois da carga pesada trazida pela lunação de Capricórnio desde o primeiro dia de 2014, com Vênus lá em período de revisão, deixando a maioria de nós em recuperação nos relacionamentos e nas finanças. Vênus volta ao passo direto no fim de semana, mas desde já a lua nova de Aquário traz os ventos de mudança, pintando uma nova paisagem no horizonte, um quadro de mais liberdade com fortalecimento da cooperação amistosa em todos os sentidos. Aquário é o signo dos amigos, da modernidade, das tecnologias, das ideias geniais, dos inventores e dos ideais revolucionários. As soluções em grupo ganham força, os amores amigos também. Urano em aspecto com o início da lunação reforça as características aquarianas, trazendo pitadas de irreverência e intuição a mais e nos pedindo especialmente a reinvenção de nós mesmos, que estaremos inclusive motivados a isso. A lua nova coincide com a comemoração do ano novo chinês, que em 2014 é do cavalo de madeira, também pautado na liberdade, na intuição e no movimento, reforçando a vibração das mudanças anunciadas. Respire fundo esse novo perfume que invade o ar e deixe que ele renove tudo dentro. Permita-se, reinvente-se, renasça, faça tudo de um jeito diferente, original. Ouse experimentar novos caminhos, eles podem te mostrar um mundo surpreendente. Entre na onda colorida de Aquário e, agora sim, feliz ano novo. De novo!

A carta dos Pássaros, regida por Urano, chega em destaque e duplicada para saudar a lunação aquariana. No recheio vem a carta da Âncora, a lâmina da rotina, como a mostrar que um cotidiano bem diferente e muito provavelmente sem rotina nos espera a partir de hoje e durante todo o mês de fevereiro. Urano é o Louco do Tarot, que de louco não tem nada, carrega no peito um coração cheio de fé e uma baita confiança na vida. Que tal seguir o exemplo dele?

Hoje vamos de Tom Jobim, um aquariano pra lá de iluminado, vivo e amado em nossos corações, com a deliciosa Captain Bacardi.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: ASS Lenormand

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

avião


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora da Lua: O Buquê (Rainha de Espadas) + as cartas de corte: Os Pássaros (7 de Ouros) e As Estrelas (6 de Copas). A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã Buruquê. A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa e regente de Aquário, onde temos Sol e Mercúrio em trânsito, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento, comunicações. A carta das estrelas rege o signo de Aquário, onde temos Sol e Mercúrio em trânsito, e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua balsâmica (final da fase minguante) em Capricórnio, conjunta a Vênus retrógrado e Plutão, e envolvida na quadratura em T com Júpiter retrógrado em Câncer e Urano em Áries. Saturno em Escorpião quadra Mercúrio em Aquário e faz trígono com Lilith em Câncer. Nodo Norte em Escorpião quadra o Sol em Aquário e faz trígono com Netuno em Peixes. Marte em Libra quadra Lilith em Câncer e faz trígono com Mercúrio em Aquário. Urano em Áries faz sextil com Sol em Aquário. Meio do Céu em Touro e Ascendente em Leão na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua balsâmica em Capricórnio abraça Vênus e Plutão e pega carona no conflito com Urano e Júpiter. Embora estejamos em plena maré vazante, quase selando a porta desta lunação capricorniana para receber os ventos de mudança da lua nova de Aquário, quando as coisas deveriam estar atingindo um nível de alívio e conclusões, o encontro de hoje no território da cabra parece pesar mais do que o esperado. Não é pra menos, sendo a intensidade uma consequência natural da conjunção da Lua com Plutão, e ainda temos Vênus estacionária no meio da conversa, depois de quase quarenta dias em marcha a ré. E tudo isso com a carga de contradição de Júpiter e Urano, trazendo para a mistura intensa ingredientes de peso, como imprevisibilidade, rebeldia e emoções exageradas. Tudo isso sob a lua mais seca do astral, que tende a olhar com distanciamento e uma certa frieza o lado emocional. A lua é mãe, mas a lua caprica é madrasta. Dramas não a convencem, pelo contrário, podem torná-la ainda mais fria e distante. É neste clima que estamos inseridos até a madrugada do dia 30, quando a lua vira aquariana para tornar-se nova à noite, às 19h40. Até lá, é provável que tenhamos que lamber as nossas feridas sozinhos, trazendo à tona o adulto que já deveria saber bem cuidar-se, pai, mãe e companheiro de si próprio, responsável pelos passos que dará quando soprar a brisa de liberdade da lunação aquariana. Antes disso podemos nos sentir bem sozinhos. Talvez seja este o preço da liberdade prestes a ser conquistada. E é o que parece que Saturno quer nos cobrar, o dono desta lunação que se encerra, quadrado a Mercúrio aquariano, como a pedir satisfações a todos nós para saber se estamos realmente habilitados a ganhar o mundo. É o porteiro que nos pede a carteira de identidade quando estamos ávidos para fazer parte da vida proibida para menores, tanto mais atraente quanto mais desconhecida. Só que o bilhete azul de agora somos nós mesmos que fornecemos. A grande questão é descobrir quais são as amarras que estamos nos impondo, quais são os mecanismos de punição com que nos amedrontamos, quais são os pensamentos nefastos que alimentamos a nosso próprio respeito. Se não nos julgarmos merecedores da felicidade, quem o fará por nós?

As cartas nos trazem o Buquê (Júpiter) em destaque, com influência dos Pássaros (Urano) e das Estrelas (Aquário), como anunciar a mudança que se aproxima trazendo boas novas. Que sejamos ousados o suficiente para derrubar os velhos conceitos que nos impedem alcançar o entendimento de que somos merecedores.

Hoje vamos de Djavan, com Avião.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: Imagem sem nome de Judith Bärtschi, que apelidei carinhosamente de "Jardim da Liberdade"

domingo, 26 de janeiro de 2014

modinha - seresta nº 5


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora da Lua: A Chave (8 de Ouros) + as cartas de corte: A Chave (de novo!) e O Coração (Príncipe de Copas). A carta da chave é regida pelo Sol e nos diz que temos a solução, a senha para abrir os caminhos está em nossas mãos. Ela nos traz ainda esclarecimentos, revelações. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Sagitário quadrada a Netuno em Peixes e em bisextil com Sol em Aquário e Urano em Áries. Saturno em Escorpião quadra Mercúrio em Aquário e faz trígono com Lilith em Câncer. Nodo Norte em Escorpião quadra o Sol em Aquário e faz trígono com Netuno em Peixes. Marte em Libra quadra Lilith em Câncer e faz trígono com Mercúrio em Aquário. Júpiter retrógrado em Câncer faz quadratura em T com Urano em Áries e Vênus retrógrado e Plutão conjuntos em Capricórnio. Meio do Céu em Touro e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua míngua no arqueiro em lindos aspectos com Sol e Urano. Mas ela também quadra Netuno, nos convidando ao equilíbrio entre realidade e fantasia, identificando o que pode realmente ser cocriação para uma realidade concreta ou uma entrega fantasiosa e obstinada pautada em ilusões. Bem de acordo com a fase minguante, quando somos convidados a fazer um balanço dos nossos desejos, compreendendo quais deles se mostraram válidos com a cheia da lua e quais se mostraram frustrados e pedem reconsideração. Para nos ajudar nesta seleção, em pleno dia solar, voltado ao trabalho interior, os bons aspectos com Sol e Urano concorrem para iluminar as nossas necessidades emocionais e aumentar a intuição para nos servir de guia. Tudo isso junto traz um astral animado, nos motivando com o otimismo característico da lua sagitariana a encontrar caminhos possíveis para as nossas realizações. O convite do céu está agora muito mais voltado à entrega, à uma postura relaxada que confia no plano maior, removendo a carga de preocupação que se apossa de nós quando ficamos na expectativa por algum acontecimento e nos enredamos na traiçoeira trama da ansiedade, que só faz atrapalhar o curso natural das coisas. A fé é exatamente o oposto disso, ela é entrega e confiança. Que façamos então com entusiasmo tudo que está ao nosso alcance e deixemos a cargo do mistério superior que tudo rege as coisas que não podemos mudar. A dica é observar com tranquilidade os recados que o universo nos envia a todo momento, com acontecimentos que cercam a nossa rotina e nos dão pistas se estamos ou não em sintonia com a nossa jornada, destino. Quando confiamos, adquirimos leveza, e esta condição harmônica nos permite identificar a vida como uma sinfonia. Qual é o som que ressoa no seu coração? Se ele for limpo e fluido, a harmonia está presente. Se ele causar estranheza, com pobres e dissonantes arranjos, está na hora de ajustar o sinal para mergulhar novamente na frequência ideal. Quanto mais conectados à natureza, mais apurados se tornam os nossos sentidos, como antenas capazes de captar a pureza da melodia orquestrada para cada um de nós.

As cartas nos trazem a Chave em destaque, com influência dela mesma e do Coração. É isso, queridos. A gente sempre sabe o caminho com clareza se o coração for consultado. E temos nesta tiragem uma chave para acessá-lo e outra para conquistar as soluções por ele indicadas. Então mãos à obra, vamos ao trabalho interior!

E porque falei em sinfonia, hoje vamos de Tom Jobim e Danilo Caymmi em belíssimo arranjo de Jaques Morelenbaum, Paulo Jobim e Tom Jobim para Modinha - Seresta nº 5, de Heitor Villa-Lobos e Manuel Bandeira.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

jade


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora da Lua: A Cartinha (7 de Espadas) + as cartas de corte: O Buquê (Rainha de Espadas) e As Estrelas (6 de Copas). A carta da cartinha rege a casa III da mandala astrológica, lugar de regência de Mercúrio, o planeta das comunicações e das trocas, e nos fala sobre convites, notícias, mensagens, avisos, sonhos. A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã Buruquê. A carta das estrelas rege o signo de Aquário, onde temos Sol e Mercúrio em trânsito, e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Escorpião quadrada ao Sol em Aquário, em trígono com Júpiter retrógrado em Câncer e em sextil com Vênus retrógrado conjunto a Plutão em Capricórnio. Nodo Norte em Escorpião quadra o Sol em Aquário e faz trígono com Netuno em Peixes. Marte em Libra quadra Lilith em Câncer e faz trígono com Mercúrio em Aquário. Lilith em Câncer faz trígono com Saturno em Escorpião. Júpiter retrógrado em Câncer faz quadratura em T com Urano em Áries e Vênus retrógrado e Plutão conjuntos em Capricórnio. Urano em Áries faz sextil com o Sol em Aquário. Mercúrio em Aquário quadra Saturno em Escorpião. Meio do Céu em Áries e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua minguante escorpiana faz belos aspectos com os dois benéficos do céu, Vênus e Júpiter, com rebarba de Plutão em conjunção com Vênus. Nada mal para uma sexta-feira, dia sob regência de Vênus e portal de abertura do fim de semana. Depois da conversa de ontem com as próprias sombras, o mergulho sugerido pelo astral de hoje é bem mais gostoso: a dois e com todas as delícias a que temos direito. Papos profundos e entrelaçamento com muita intensidade. Claro, isso para quem tiver um par por companhia. Para o povo solteiro, a dica é aproveitar Marte em bom aspecto com Mercúrio e ir ver a lua na rua. Quem sabe a noite pode trazer alguém especial? O encontro com o travesseiro também está bastante favorecido, com lápis e papel no criado fazendo o favor, porque os sonhos podem trazer recados preciosos. Aliás, nem precisa estar dormindo para recebê-los. A intuição está super favorecida e as fichas devem cair às pencas. Estejam atentos!

Tirei as cartas bem mais cedo e, de repente, quando ia começar a fazer o texto do conselho do dia, recebi a ligação da veterinária, onde minha gatinha Jade estava em observação desde cedo, avisando da necessidade do procedimento cirúrgico com urgência (piometra: infecção uterina em grau avançado). Depois da crise de choro, me apeguei com São Francisco de Assis até o final da cirurgia, agora há pouco. Ufa, o pior já passou, finalmente. Amanhã cedo ela estará em casa, graças aos céus e às médicas, eficientes e super carinhosas.

As cartas nos trazem a Cartinha em destaque, com influência do Buquê e das Estrelas, mais uma vez em sintonia com o céu, motivado a nos brindar com bons momentos e notícias. Que foi exatamente o que eu recebi com relação à Jade, ainda que tenha passado por momentos de aflição, que também estão de acordo com a intensidade do céu afinal.

Mas o dia já começou especial, com a notícia logo no comecinho da madrugada, da publicação da minha primeira participação em uma blogagem coletiva sobre o Baralho Lenormand, lá no Conversas Cartomânticas, blog do querido e competente tarólogo Emanuel J. Santos. Grande honra fazer parte dessa bela iniciativa, junto a 35 maravilhosos tarólogos, cada um abraçado à uma lâmina do encantador Lenormand. A mim coube o Anel, carta de número 25 e, confesso, minha preferida. As postagens continuam semana que vem, uma por semana, até a carta 36, a Cruz. Acompanhem esse lindo trabalho!

A canção do dia é para a minha gatinha escorpiana, renascida com a lua no seu signo. De João Bosco, Jade.

Gratidão imensa!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

the logical song


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora de Vênus: A Cruz (6 de Paus) + as cartas de corte: O Sol (Ás de Ouros) e A Lua (8 de Copas). A carta da cruz rege a casa XII da mandala astrológica, local dos assuntos sagrados, do nosso inconsciente e do plano maior para as nossas vidas, a conexão com o invisível, e fala sobre o nosso destino, da nossa missão de vida, a cruz que carregamos e as conquistas que alcançamos através da fé. A carta do sol, por aqui pela terceira vez esta semana, rege o signo de Leão e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos Júpiter retrógrado e Lilith em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios e sombras.

Aspectos do Céu:
A Lua cheia percorre os últimos graus de Libra, já fazendo conjunção ao Nodo Norte em Escorpião e fora de curso (vazia de aspectos) desde 01h51 e até às 19h45, daqui a pouco, quando será escorpiana e dá início à fase minguante durante a madrugada, às 03h20. Marte em Libra quadra Lilith em Câncer e faz trígono com Mercúrio em Aquário. Lilith em Câncer faz trígono com Saturno em Escorpião e se opõe ao Sol em Aquário. Júpiter retrógrado em Câncer faz quadratura em T com Urano em Áries e Vênus retrógrado e Plutão conjuntos em Capricórnio. Urano em Áries faz sextil com o Sol em Aquário. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio em Aquário quadra Saturno em Escorpião. Sol em Aquário quadra Nodo Norte em Escorpião. Meio do Céu em Áries e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Depois de muitas horas fora de curso, desde o início da madrugada, a Lua chega em Escorpião agora à noite, às 19h45, conjunta ao Nodo Norte, em trígono com Netuno e envolvida na quadratura em T com Sol e Lilith. E lá vamos nós para o escuro do mundo outra vez, coincidindo com a fase minguante desta primeira lunação do ano, que tem início durante a madrugada, às 03h20. Estaremos então com sensibilidade e intuição bastante ativadas para adentrar nos profundos mistérios que habitam a nossa alma e proceder à análise desse período tão importante para os relacionamentos, com Vênus novamente abraçada a Plutão, o regente desta lua escorpiana. Haja intensidade! Importantes revelações devem brotar desses encontros, tanto da lua com o Nodo Norte, que pede ajustes no nosso destino, quanto de Vênus retrógrado com Plutão, que tem tudo para nos mostrar o avesso das aparências nos relacionamentos. Sem contar que a lua também se alinha em exercício de contradição com o Sol e com Lilith, buscando o equilíbrio entre desejo e necessidade e nos deixando nus diante das nossas vergonhas, as sombras que deveriam ser naturais e complementares, mas que ao longo da vida e de acordo com os valores herdados, transformamos em preconceito, em tabus que quanto mais fazemos força para dissociar de nós mesmos, mais arraigados se tornam, nos dividindo em dois, o ser social que se esforça para parecer perfeito aos olhos do outro, e o ser que realmente somos, que nos olha por trás da máscara. Esta acareação é inevitável para que o inteiro possa surgir. E este é o momento ideal para esse renascimento, pelo menos para aqueles de nós que já despertaram para a reforma interna. Vênus, o planeta dos relacionamentos, começa a se aproximar do final do processo de revisão, que termina no primeiro dia de fevereiro. Que possamos renascer com ela, assumindo a nossa inteireza, condição essencial para viver relacionamentos saudáveis.

As cartas nos trazem a Cruz em destaque, influenciada pelo Sol e pela Lua, mais uma vez em perfeita sintonia com o céu, nos convocando à necessária integração de sombra e luz para o cumprimento do nosso norte pessoal.

Hoje vamos de Supertramp, com The Logical Song.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

depois dos temporais


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora de Júpiter: O Buquê (Rainha de Espadas) + as cartas de corte: A Chave (8 de Ouros) e A Âncora (10 de Espadas). A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã Buruquê. A carta da chave é regida pelo Sol e nos diz que temos a solução, a senha para abrir os caminhos está em nossas mãos. Ela nos traz ainda esclarecimentos, revelações. A carta da âncora rege a casa VI da mandala astrológica, casa de Virgem, lugar do nosso cotidiano, da nossa rotina diária e onde temos Sol e Mercúrio conjuntos em trânsito. A Âncora representa segurança, estabilidade.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Libra conjunta a Marte, em trígono com Mercúrio em Aquário e acionando a grande cruz cardinal com Urano em Áries, Júpiter retrógrado em Câncer e Vênus retrógrado e Plutão conjuntos em Capricórnio. Lilith em Câncer faz trígono com Saturno em Escorpião e se opõe ao Sol em Aquário. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio em Aquário quadra Saturno em Escorpião. Sol em Aquário quadra Nodo Norte em Escorpião. Meio do Céu em Áries e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A grande cruz cardinal está reativada, com a lua libriana no comando de uma das pontas e de mãos dadas com Marte. A cruz envolve ainda Vênus retrógrado conjunto a Plutão, Júpiter também retrógrado e Urano. Coisas do passado podem vir à tona para serem resolvidas, mas o astral está bastante tenso, portanto não aceite provocações. Um deslize hoje pode causar explosões difíceis de contornar. O céu também pede cuidado com atitudes impulsivas que podem causar acidentes. Resumo da ópera: tente manter a calma em qualquer situação. É ela que vai te livrar da carga temperamental e insensata espalhada no ar neste momento. Por outro lado, a cruz cardinal é um impulso para resolução de conflitos quando as partes conseguem ter jogo de cintura para encontrar uma saída em conjunto. Mercúrio faz bom aspecto com a Lua e, se houver cabeça fria e sensatez, a solução pode ser contemplada. O foco está nos relacionamentos e, com Júpiter envolvido, a proporção dos conflitos tende ao exagero, especialmente se o passado for covardemente acionado em busca de coisas antigas para jogar na cara do outro. O jogo de vítima e algoz não vai funcionar, como aliás não funciona nunca. Enquanto não aprendermos que a responsabilidade é compartilhada e que carências não são um problema do outro mas sim exclusivamente nosso, ainda estaremos engatinhando no bom caminho para alcançar harmonia e amor verdadeiros. O importante não é ter razão, mas buscar conciliação. Ainda mais no terreno acidentado das emoções, onde a razão pouco importa. Vale aqui citar a máxima tão verdadeira que diz que "o coração tem razões que a própria razão desconhece". Movimente-se com gentileza, consigo e com o outro. Se o nervosismo ainda assim insistir em dominar, saia de cena. Aguarde ocasião mais oportuna para que o diálogo seja cercado no mínimo de educação.

As cartas nos trazem o Buquê em destaque, influenciado pela Chave e a Âncora, nos mostrando que a solução para a nossa segurança neste momento é a gentileza.

Hoje vamos de Ivan Lins, com a divina Depois dos Temporais.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

cigano


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Marte: O Cigano (Ás de Copas) + as cartas de corte: O Cão (10 de Copas) e O Sol (Ás de Ouros). A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, bem como o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. Também temos aí a nossa maneira de agir representada, já que a regência da carta é de Marte. E hoje temos este planeta reforçado por aqui, já que o dia é de Marte e a hora da tiragem das cartas também. A carta do cão rege a casa XI da mandala astrológica, casa do signo de Aquário, onde temos Sol e Mercúrio em trânsito, signo sob regência de Urano e lugar do mapa que fala sobre as nossas amizades e convívio social. O cão representa os nossos amigos e companheiros leais. A carta do sol, de novo hoje por aqui, rege o signo de Leão e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Libra oposta a Urano em Áries e em trígono com o Sol em Aquário. Lilith em Câncer se opõe ao Sol em Aquário e faz trígono com Saturno em Escorpião. Júpiter retrógrado em Câncer faz quadratura em T com Urano em Áries e Vênus retrógrado e Plutão conjuntos em Capricórnio. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio em Aquário faz trígono com Marte em Libra. Sol em Aquário quadra o Nodo Norte em Escorpião. Vênus retrógrado em Capricórnio quadra Marte em Libra. Meio do Céu em Aquário e Ascendente em Touro na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cheia agora é libriana, em trígono com o Sol em Aquário, e o dia de Marte vira cenário perfeito para a colaboração entre amigos. No signo de Libra, a lua nos convida à imparcialidade, a ouvir os dois lados para procurar a justa medida que equilibre os pratos da balança. O dispositor desta lua é Vênus, que está percorrendo o caminho de revisão lá nas terras altas de Capricórnio e em exercício de contradição com Marte. Então temos uma indisposição entre feminino e masculino, alguma dificuldade a ser transposta, resolvida. E muito provavelmente seremos convocados a ouvir e aconselhar amigos que estejam passando por isso e precisem de alguém que não esteja emocionalmente envolvido para ajudar a compreender o que se passa. Quem melhor que um amigo leal nestas horas? Aquele que sabe ouvir com paciência e não tenta manipular nada, ao contrário, quer de fato ajudar a acender o farol interno através do diálogo, muitas vezes monólogo do amigo, que só de ter a chance de falar sobre o que o incomoda com uma pessoa de confiança, já consegue ouvir-se e fazer as próprias sinapses. Amigo é pra essas coisas, afinal. E estamos sob o Sol do signo da amizade, Aquário, onde também está Mercúrio, o planeta da comunicação, em bom aspecto com Marte, responsável pelas nossas atitudes. A lua se liga ao sol em bom aspecto, como a procurar exatamente iluminação das questões difíceis. Por outro lado, Vênus está a cada dia mais próxima do encontro com Plutão, já formando conjunção com o feiticeiro poderoso que a tudo aprofunda para mostrar a verdade que habita o avesso das coisas. Empoderada pela conjunção, esta Vênus está disposta a entender as alianças que tem feito na vida, tanto nos relacionamentos como nos negócios. A chance está posta pelos enlaces do céu. E muito provavelmente a função do amigo vá hoje além do ombro, servindo de ponte para alcançar os esclarecimentos necessários.

As cartas nos trazem o Cigano (Marte) em destaque, com influência do Cão e do Sol. Olha aí a ajuda amiga para iluminar a nossa ação! Mas esta tiragem também guarda o desfecho da trama, acenando com a possibilidade do amor resolvido, com um cigano leal, companheiro e, acima de tudo, amigo. Tudo isso com a proteção abençoada do Sol.

Em homenagem ao destaque do dia, hoje vamos de Djavan, com Cigano.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

clube da esquina


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora de Júpiter: Os Pássaros (7 de Ouros) + as cartas de corte: O Sol (Ás de Ouros) e O Coração (Príncipe de Copas)... de novo! A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa e regente de Aquário, onde o sol chegou na madrugada de hoje, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento, comunicações. A carta do sol rege o signo de Leão e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta do coração, novamente por aqui hoje, rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Virgem em trígono com Vênus retrógrado em Capricórnio e em bisextil com Lilith em Câncer e Saturno em Escorpião. Daqui a pouco, às 18h56, ela fica fora de curso (sem aspectos) até amanhã às 10h44 de amanhã, quando entra em Libra. Lilith em Câncer se opõe ao Sol em Aquário. Júpiter retrógrado em Câncer faz quadratura em T com Urano em Áries e Plutão e Vênus retrógrado conjuntos em Capricórnio. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio em Aquário faz trígono com Marte em Libra. Sol em Aquário quadra Nodo Norte em Escorpião. Vênus retrógrado em Capricórnio quadra Marte em Libra. Meio do Céu em Áries e Ascendente em Gêmeos na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cheia virginiana se enreda em lindos aspectos com Vênus, Lilith e Saturno, oferecendo um auxílio luxuoso às materializações com amor, compromisso e profundidade. Daqui a pouco, às 18h56, ela fica fora de curso (vazia de aspectos) depois de fazer um belo trígono com o Sol, trazendo harmonia, tranquilidade, êxito em nossas empreitadas e abençoada via de comunicação com o alto. A grande novidade de hoje é a entrada do Sol em Aquário, abrindo um tempo de voos mais ousados, aliados à comunicação inteligente antecipada pela entrada de Mercúrio no signo e agora ainda mais favorecida com a chegada do astro rei. Ficamos todos mais aquarianos a partir de agora, com as tendências do aguadeiro acentuadas individualmente e coletivamente. Aquário é signo de ar, fixo, regido por Urano, planeta irreverente, inovador, futurista e imprevisível também. Desde 2010, quando Urano entrou em Áries, há uma queda de braço entre ele e Plutão em Capricórnio, dois gigantes poderosos, cada um puxando a corda pro seu lado. Plutão caprica é conservador, Urano ariano é ainda mais inovador. E agora, com o Sol entrando em seu território natural, a tendência é que ele ganhe mais força nessa disputa. Trocando em miúdos, veremos muita coisa mudar de lugar. As mudanças já em curso se aceleram e outras chegarão, muitas de surpresa inclusive, o jeito Urano de fazer as coisas. Mas é sempre bom lembrar que a mudança é a via necessária para nos colocar de volta no cumprimento do nosso destino, finalizando o que não mais faz sentido em nossas vidas e nos possibilitando a recepção do novo. No mais, estamos de fato vivendo novos tempos, Aquário chega para dar uma lufada de bons ventos depois de tanta intensidade e apego. Os ares ganham leveza, as ideias genialidade, o amor companheirismo, o amor maior solidariedade. Em grupo ganhamos força, os ideiais se elevam e vale a máxima de que somos todos um. O um que somos também cresce com a troca. O lado humano de Aquário comanda a todos nós. Que venham mesmo tempos mais justos, derrubando preconceitos absolutamente desnecessários e criando espaços de convivência onde todos sejam bem-vindos. Precisamos muito disso. A mistura de valores é o caminho mais saudável para tecer a paz e a harmonia no mundo. Muito mais amor, por favor!

As cartas, em divina sintonia, nos trazem os Pássaros (Urano) em destaque, com influência do Sol e do Coração, que insiste em aparecer por aqui ultimamente, a nos lembrar que por mais que a gente se esqueça disso, o amor é o caminho de transformação do mundo. Que saibamos inserí-lo em todas as nossas trocas, porque todos merecemos uma convivência que nos abrace com afeto e nos devolva a noção de pertencimento.

A canção de hoje é tão aquariana... carrega a inocência confiante, amorosa e agregadora do Louco (Tarot). Vamos de Milton Nascimento com Clube da Esquina 1.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Cartão postal Lenormand

domingo, 19 de janeiro de 2014

peguei um ita no norte


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora de Vênus: O Coração (Príncipe de Copas) + as cartas de corte: O Coração (de novo!) e A Chave (8 de Ouros). Que coisa mais linda essa insistência do Coração por aqui! E hoje ainda por cima dobrado e empoderado pela influência da Chave. É o amor que pede passagem. A carta do coração, novamente em destaque hoje, rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. A carta da chave é regida pelo Sol e nos diz que temos a solução, a senha para abrir os caminhos está em nossas mãos. Ela nos traz ainda esclarecimentos, revelações.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Virgem oposta a Netuno em Peixes, em trígono com Plutão em Capricórnio e em sextis com Júpiter retrógrado em Câncer e Nodo Norte em Escorpião. Lilith em Câncer se opõe ao Sol em Capricórnio e faz trígono com Saturno em Escorpião. Júpiter retrógrado em Câncer está na grande cruz cardinal com Urano em Áries, Marte em Libra e Vênus retrógrado e Plutão capricornianos, que novamente se aproximam em conjunção, fechando a cruz cardinal. Urano em Áries faz sextil com Mercúrio em Aquário. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Sol em Capricórnio quadra Nodo Norte em Escorpião. O Sol percorre os últimos graus de Capricórnio, na madrugada ele será aquariano. Meio do Céu em Peixes e Ascendente em Gêmeos na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cheia agora é de Virgem, favorecendo os critérios, os detalhes, o cuidado com o funcionamento das mínimas peças que se juntam para compor a grande engrenagem. É também uma lua preocupada com a rotina e com a manutenção da saúde. Ela faz exercício de oposição com Netuno em Peixes, seu oposto complementar, nos convidando a exercer o equilíbrio entre o micro e o macro. O que fazemos de efetivo, no nosso cotidiano, para alcançar saltos mais altos? No que você colabora para a realização do seu sonho? O bom aspecto da lua com Plutão, lá na terra realizadora de Capricórnio, pode aprofundar esse diálogo interno. Júpiter e Nodo Norte também estão aliados à lua, juntando a sorte com a bússola do norte pessoal, destino.

Pausa para um apêndice...

Enquanto escrevia este texto, bem mais cedo do que a continuação de agora, um grande amigo procurou minha ajuda jornalística para o desfecho de um artigo, ao que concordei de imediato. Ganhei a visita do amigo querido e ainda pude ajudá-lo, com eficácia nos detalhes, a finalizar o texto. Olha aí o quanto isso é virginiano! Exatamente o signo por onde a lua passeia. E não é só isso, Mercúrio está em Aquário, o signo dos amigos, onde o Sol também chega nas primeiras horas da madrugada. Isso é viver astrologia, beber da fonte diária e inesgotável ofertada pelo céu a todos nós. Basta ter olhos de ver e coração de sentir. Esta é a senha para enfeitar o jardim encantado sob os seus pés, extraindo da terra os frutos e as flores que as suas sementes um dia acreditaram merecer. Sou imensamente grata!

Quem ainda duvida que o amor é a força mais poderosa para o mundo transformar?

As cartas não duvidam e vieram dar o seu axé, com a chave guardada no abraço de encontro de dois corações. É através dele, do coração, que chegaremos lá no lugar para onde ele nos move. Consultem os seus.

E por falar em coração, foi com ele que o Salgueiro ganhou o carnaval carioca da Marquês de Sapucaí, em 1993, depois de um deserto de 16 anos sem premiação. A vitória se deu meses antes, na escolha do samba enredo, com a apaixonada "Peguei um Ita no Norte", cujo refrão fazia explodir corações. Explodiram mesmo, dando título à escola. Esta é a canção de hoje.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

carinhoso


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora de Vênus: O Coração (Príncipe de Copas)... de novo! + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e O Sol (Ás de Ouros). A carta do coração, novamente em destaque hoje, rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos a lua cheia, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Leão em trígono com Urano em Áries e ativando duas quadraturas em T que também envolvem o Nodo Norte em Escorpião, uma delas com o Sol em Capricórnio e outra com Mercúrio em Aquário. Lilith em Câncer faz trígono com Saturno em Escorpião e se opõe ao Sol em Capricórnio. Júpiter retrógrado em Câncer faz duas quadraturas em T, uma com Plutão em Capricórnio e Urano em Áries e outra com Vênus retrógrado em Capricórnio e Marte em Libra. Urano em Áries faz sextil com Mercúrio em Aquário. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Saturno em Escorpião faz sextis com Sol e Vênus retrógrado capricornianos. Meio do Céu em Áries e Ascendente em Gêmeos na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cheia chega em Leão, o reino do Sol, indisposta com o próprio Rei (Sol em Capricórnio) e com o seu bedel em visita às terras do futuro (Mercúrio em Aquário). A força expandida do elemento fogo ganha Urano como aliado, também em signo de fogo, e clareia a contradição entre desejo (sol) e necessidade (lua), bem como acentua a responsabilidade com a comunicação. Ajustes das tramas do destino, aí representado pelo Nodo Norte em Escorpião, envolvido até o pescoço nas duas quadraturas em T ativadas pela lua leonina. Nem tanto ao céu nem tanto à terra, senhores. Há uma forte tendência aos exageros por parte dessa lua cheia de coragem e bravura, mas tem um monte de gente poderosa puxando a cordinha, como a domar o animal feroz que nasce em nós de repente e, ainda muito ligado ao cordão umbilical, se acha detentor absoluto de todos os direitos. Opa, e cadê o outro nesta equação? Pois é, pra completar o drama, masculino e feminino também se estranham, com Marte e Vênus em exercício de contradição sob a liderança de Júpiter, uma carga a mais na tendência ao exagero. O céu está por uma faísca. Que tal aproveitar o lado positivo desta tendência explosiva e embarcar na onda criativa que ela oferece? Pinte, borde, ame, dance, cante, gargalhe, brinque, crie, recrie, vista fantasias, faça sexo, transborde em alegria. Se não puder viver nada disso agora, vista sua melhor personagem e ensaie a cena pretendida no seu palco particular, com graça, sem drama. Cocrie o seu destino. Convença a si mesmo primeiro. Construa os pensamentos e sentimentos que quer que façam parte do seu amanhã. A coragem é um atributo do signo de leão, reino atual desta primeira lua cheia do ano, e coragem vem do latim cuor agire, agir com o coração. Aproveite que Mercúrio está no mesmo eixo da lua, no polo oposto e complementar (Aquário), e acrescente aí o pensamento também. Pronto, chegamos à receita ideal para a perfeita cocriação: atitude! Agir com o coração envolvido e acreditando de verdade que já vive a realidade tão sonhada. Daí para a concretização é um pulo. E assim se faz magia.

As cartas nos trazem mais uma vez o Coração em destaque, com influência do Cavaleiro e do Sol. O nobre mensageiro nos entrega energia vital para reabastecer todo o potencial de amor e coragem que o coração é capaz de conter. Aproveitemos!

Já que o coração insiste, persiste e resiste, hoje vamos de Pixinguinha, com seu divino clássico, pela igualmente divina interpretação de Elis Regina: Carinhoso.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

round midnight


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora do Sol: O Coração (Príncipe de Copas) + as cartas de corte: O Coração (de novo!) e A Lua (8 de Copas). A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos Lua, Júpiter retrógrado e Lilith em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios e sombras.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Câncer conjunta a Lilith, oposta ao Sol em Capricórnio, em quadratura em T com Marte em Libra e Vênus retrógrado em Capricórnio e em trígono com Saturno em Escorpião. Júpiter retrógrado em Câncer participa de duas quadraturas em T, uma com Vênus retrógrado em Capricórnio e Marte em Libra e outra com Urano em Áries e Plutão em Capricórnio. Urano em Áries faz sextil com Mercúrio em Aquário. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio em Aquário quadra Nodo Norte em Escorpião. Sol e Vênus retrógrado em Capricórnio fazem sextis com Saturno em Escorpião. Meio do Céu em Touro e Ascendente em Leão na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua canceriana atinge a fase cheia na madrugada de hoje para amanhã, às 02h53, e fica imediatamente fora de curso (vazia de aspectos) até às 11h02, quando ingressa Leão. Ela chega ao ápice em conjunção quase exata com Lilith (a lua negra) e em trígono com Saturno, chefe e senhor desta primeira lunação do ano. Depois de levar as emoções aos extremos, escancarando as nossas dificuldades além dos limites confortáveis, ela se casa com o avesso do nosso ser e recebe o aval de Saturno, premiando todos que conseguiram integrar luz e sombra com as bênçãos de pai e mãe, não os externos, que nos deram vida e nos criaram, mas os internos, revelando-nos pais e mães de nós mesmos, adultos, senhores de si e responsáveis pelo próprio destino. Toda a turbulência emocional que remexeu nossas profundezas diz a que veio afinal: nos mostrar que somos nós mesmos que fazemos o copo transbordar, quando vamos deixando coisas para resolver depois e elas se acumulam, se agigantam e despencam todas juntas bem em cima da nossa cabeça. Entornado o caldo, é respirar fundo e acudir, mas não tudo de uma vez. Aí que está o segredo! O que é que a gente salva depois de um tsunami que passa arrasando tudo e deixa o cenário completamente transformado? As ideias começam a se organizar de novo e finalmente a gente enxerga que algumas coisas danificadas não tinham lá tanta importância assim. E ficamos só com o essencial. Então entendemos que a maré alta acabou tendo a sua serventia, jogou fora o lixo que a gente foi acumulando sem saber o porquê. E é assim que o novo encontra espaço vazio para entrar na nossa trajetória. Quando a gente não consegue desapegar, a vida se encarrega de dar uma mãozinha... do jeito dela, assim de repente.

A primeira lua cheia do ano tem a força de Saturno, colocando as ilusões em evidência para que ele possa ceifar o que não tem a menor chance de progredir. Não é castigo, é ajuda. Assim poderemos finalmente enxergar o que tem base sólida para sustentar as nossas construções.

As cartas nos trazem o Coração duplicado com a Lua fazendo a ponte. É emoção que derrama mesmo! O cenário é de um coração que passa pela prova dos nove, o teste das ilusões que o envenenam, e volta a bater no compasso do amor real, sereno.

Hoje vamos de Thelonious Monk, por Sarah Vaughan: Round Midnight.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

the blue train


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Mercúrio: As Estrelas (6 de Copas) + as cartas de corte: A Cigana (Ás de Espadas) e A Lua (8 de Copas). A carta das estrelas rege o signo de Aquário, onde temos Mercúrio em trânsito, e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui. A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos Lua, Júpiter retrógrado e Lilith em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios e sombras.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Câncer conjunta a Júpiter retrógrado, ativando o grande trígono das águas com Netuno em Peixes e Nodo Norte em Escorpião, e participando também de duas quadraturas em T, uma com Sol e Vênur retrógrado conjuntos em Capricórnio e com Marte em Libra, e a outra com Urano em Áries e Plutão em Capricórnio. Urano em Áries faz sextil com Mercúrio em Aquário. Mercúrio em Aquário quadra Nodo Norte em Escorpião. Sol e Vênus retrógrado conjuntos em Capricórnio quadram Lilith em Câncer e fazem sextil com Saturno em Escorpião. Saturno em Escorpião faz trígono com Lilith em Câncer. Meio do Céu em Áries e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua crescente canceriana ativa o belo trígono das águas, mas também se envolve numa rede de intrigas em seus aspectos com as duas quadraturas em T vigentes no céu. Pra completar, encosta em Júpiter, o que caracteriza expansão de tudo, do que é bom e também do que não é tão bom. Considerando que o aspecto benéfico em questão é um potencializador das águas e portanto das emoções, podemos ter a receita pronta para grandes dramas e chantagens emocionais. O foco está na família e nos relacionamentos, com rebarba para o lado profissional também. Sabe aquele dito popular que diz que uma coisa não vem sozinha, vai puxando a trama toda junto? Pois é. É mais ou menos isso. Como se tudo aquilo que tem sido evitado resolvesse aparecer dançando na sua frente de uma vez só. Já que é água, muita água, a saída é boiar. Não adianta tentar reter nada. Não adianta tentar nadar contra a correnteza, afoga. Solte tudo, relaxe o corpo, chore se sentir necessidade... para isso servem os olhos, torneiras por onde a pressão escapa quando abertas. Se entregue ao fluxo e encontre o centro do seu ser, é lá que está a saída. Sinta, conecte-se, respire, feche os olhos para todo o resto. Encontre o espaço de calmaria que mora dentro. Não jogue a culpa em ninguém, lembre-se que você também é responsável por seja lá qual for a situação que derrama agora. Não estrague tudo, não é hora. Os dois benéficos do céu (Júpiter e Vênus) estão em revisão. É como se a gente estivesse vivendo um tempo fora do tempo, ou um sonho dentro de outro sonho, onde o que é de vital importância ainda não esteja assim tão claro. Faltam elementos para a formação de todo o quadro e quem se precipitar pode jogar fora a água do banho com a criança dentro. A única coisa que urge é salvar-se. Se cada um conseguir cuidar de si e desembaraçar dentro o emaranhado de emoções já está lindo. A tempestade vai passar, sempre passa. E então, com as emoções em equilíbrio, tudo fica mais fácil de administrar. A saída está logo ali, por onde a água escoa. Alinhe-se com a inteligência dela. Até lá contemple-se, não magoe e nem se deixe magoar.

As cartas trazem (pela quarta vez neste ano que ainda está só começando) as Estrelas em destaque, desta vez com a influência da Cigana e da Lua. Deixe a emoção transbordar, esvazie a taça para abrir espaço ao que vai chegar. Sua estrela brilha no firmamento, ela é sua e ninguém pode tirar de você o que a você está destinado. Confie.

Para saudar a insistente presença da carta das estrelas por aqui e sua ligação com o signo de Aquário, onde Mercúrio se hospeda agora, hoje vamos de Milton Nascimento e Lô Borges, na sensível e maravilhosa versão do aquariano Tom Jobim: The Blue Train.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: As Estrelas (Alma Hippie)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

let's stay together


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora do Sol: O Anel (Ás de Paus) + as cartas de corte: Os Lírios (Rei de Espadas) e O Buquê (Rainha de Espadas). A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta dos Lírios é regida pela Lua e nos fala de paz, serenidade, bem-estar, amorosidade, além de carregar a proteção da orixá Oxum. A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã Buruquê.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Gêmeos fora de curso desde às 19h34 de ontem e até às 22h26 de hoje, quando ingressa Câncer. Urano em Áries faz quadratura em T com Júpiter retrógrado em Câncer e Plutão em Capricórnio. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio em Aquário quadra Nodo Norte em Escorpião. Sol e Vênus retrógrado, conjuntos em Capricórnio, fazem quadratura em T com Júpiter retrógrado em Câncer e Marte em Libra, oposição a Lilith em Câncer e sextil com Saturno em Escorpião. Saturno em Escorpião faz trígono com Lilith em Câncer. Meio do Céu em Áries e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Depois de muitas horas fora de curso em Gêmeos, a lua crescente volta ao lar esta noite. Às 22h26 ela chega ao signo de Câncer em bela recepção, harmonizando-se com Netuno e Nodo Norte no grande trígono das águas. E é lá, em sua casa, que ela entra na fase cheia na madrugada de quinta-feira, alcançando a plenitude desta lunação capricorniana, quando estará em conjunção com Lilith e em trígono com Saturno, regente da lunação. Ou seja, a partir da noite de hoje estaremos caminhando para o ápice dos intentos, para a colheita das sementes que plantamos na primeira lua nova do ano. A tendência até lá é de extrema sensibilidade, com emoções à flor da pele e intuição acuradíssima. Um tempo precioso para acolhermos especialmente a nós mesmos neste ciclo tão importante na questão dos relacionamentos, com Vênus em plena viagem investigativa, procurando entender-se consigo mesma e com todos os valores herdados e adquiridos em uma vida inteira (ou até várias vidas), já que em sua oposição com Júpiter, também retrógrado, resgata vivências ancestrais. A grande questão é a descoberta de quem somos nós, e com o que e com quem vamos fazer ou refazer alianças no cumprimento do nosso destino. Lá de Libra, Marte pouco afeito à decisões, aguarda e observa. A decisão está nas mãos do feminino, não das mulheres, mas da porção feminina guardada em cada ser. Quanto mais próximos da fase cheia da lua, mais claros veremos os sinais, espocando feito fogos de artifício em cada olhar. Por isso é tão importante afinar o nosso próprio olhar, conectando-o ao coração, porque é de lá que obtemos a visão cristalina capaz de ultrapassar a superfície e avistar a alma. Estaremos todos equipados com a capacidade feminina de ver além das aparências, homens e mulheres. Para fazer bom uso desse equipamento entretanto, devemos ser capazes de mergulhar no profundo de nós mesmos e reconhecer as limitações que nascem dentro e nos envenenam aos poucos, como artérias entupidas que sufocam os porões da alma, impedindo as boas trocas entre o eu que idealizamos e o eu que de fato somos. Resolvida a equação do eu, teremos alçada para escolher o parceiro, firmando ou reafirmando votos com quem de fato merece ser companheiro de jornada.

Fiquem atentos a tudo, apurem a verdadeira visão, anotem seus sonhos. Revelações importantes estão a caminho. Não deixem que se percam na lama do sentimentalismo e da carência. Aproveitem o exercício de contradição com o elemento terra fornecido com fartura e profundidade na oposição com Capricórnio e façam barro construtor.

As cartas nos trazem o Anel em destaque, com influência dos Lírios e do Buquê. Essa aliança é nossa, queridos. Que possamos resgatar a gentileza e amorosidade que merecemos receber de nós mesmos em primeiro lugar.

Hoje vamos de Al Green, com a deliciosa Let's Stay Together.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

sábado, 11 de janeiro de 2014

um a um


Olá, queridos!

Sumi, né? Meus dias estão sob o comando de Urano, ou seja, absolutamente sem comando (rsrs). É que a quadratura Urano x Plutão está pegando o meu sol caprica praticamente em cheio e, de lambuja, a cruz cardinal também envolve meu ascendente em Libra. Já comecei o ano em cima do tapete voador e sem rédeas, com várias surpresinhas descabelando a rotina. Não está ruim não, pelo contrário. Mas ainda estou tentando encontrar a minha via de entendimento com as areias do tempo. Ganhei a lua em Aquário na Revolução Solar, não demora consigo me adequar ao ritmo do Louco. E vamos que vamos!

Cartas de hoje, dia de Saturno, na 2ª hora de Mercúrio: As Estrelas (6 de Copas) + as cartas de corte: A Cigana (Ás de Espadas) e A Âncora (10 de Espadas). A carta das estrelas rege o signo de Aquário, onde teremos Mercúrio em trânsito a partir de hoje, e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui. A carta da âncora rege a casa VI da mandala astrológica, casa de Virgem, lugar do nosso cotidiano, da nossa rotina diária e onde temos Sol e Mercúrio conjuntos em trânsito. A Âncora representa segurança, estabilidade.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Gêmeos em trígono com Mercúrio em Aquário, sextil com Urano em Áries e quadrada a Netuno em Peixes. Urano em Áries participa da grande cruz cardinal com Júpiter retrógrado em Câncer, Marte em Libra e Plutão em Capricórnio. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio em Aquário quadra o Nodo Norte em Escorpião. Sol e Vênus retrógrado capricornianos conjuntos fazem oposição com Júpiter retrógrado e Lilith cancerianos, quadram Marte em Libra e fazem sextil com Saturno em Escorpião. Saturno em Escorpião faz trígono com Lilith em Câncer. Meio do Céu em Touro e Ascendente em Câncer na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua crescente geminiana faz harmoniosos aspectos com Mercúrio, regente do signo de Gêmeos, e com Urano, regente de Aquário, onde Mercúrio acaba de chegar. Conversações em alta, com ideias originais e geniais tomam conta da noite de sábado, que pode inclusive trazer convites inusitados, surpresas mesmo, mudando o curso das combinações. Excelente para sair e se divertir junto aos amigos, conhecer gente nova também. Não se preocupe se a programação pré-agendada mudar de rumo, faz parte da tendência astral, que está mais para os descaminhos, para a desconstrução do óbvio. Desemparede-se e entregue-se ao fluxo, porque tem tudo para ser bastante divertido. Tenha cuidado apenas na dose, porque a lua também quadra Netuno e tudo que expande a consciência fica mais potente e faz efeito mais rápido. No mais, aproveite para pintar seu mundo com novas cores, pelo menos nas palavras e expressões. Mercúrio, o planeta das comunicações, virou aquariano no comecinho da noite, e ganhamos de volta a força do ar nas nossas trocas, elemento característico desse pequeno grande deus. Nosso pensamento ganha dinamismo, movimento, fluidez, intuição. A alta atividade mental também é uma das tendências desse Mercúrio, podendo causar dispersão, a famosa cabeça-no-mundo-da-lua. Que saibamos então dar rumo às ideias, para que em vez delas ficarem zanzando dentro da cabeça e causando esgotamento e nervosismo, possam nos levar a novos caminhos e soluções, aproveitando toda a criatividade a disposição a partir de agora. Vênus abraçada ao sol também ganha esclarecimentos acerca do que procura em sua marcha a ré, trazendo iluminação na área das emoções e relacionamentos.

As cartas nos trazem as Estrelas em destaque, com influência da Cigana (Vênus) e da Âncora, em consonância com a conjunção entre Sol e Vênus em bom aspecto com Saturno. Quem sabe nossos mais caros desejos encontrem enfim o ancoramento desejado para a materialização?

Hoje vamos de Tribalistas, com Um a Um.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand





quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

a rosa


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora da Lua: A Chave (8 de Ouros) e a Cruz (6 de Paus) saíram juntinhas no lugar de destaque + as cartas de corte: A Chave (de novo!) e A Cigana (Ás de Espadas). A carta da chave é regida pelo Sol e nos diz que temos a solução, a senha para abrir os caminhos está em nossas mãos. Ela nos traz ainda esclarecimentos, revelações. A carta da cruz rege a casa XII da mandala astrológica, local dos assuntos sagrados, do nosso inconsciente e do plano maior para as nossas vidas, a conexão com o invisível, e fala sobre o nosso destino, da nossa missão de vida, a cruz que carregamos e as conquistas que alcançamos através da fé. A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Áries e fora de curso (vazia de aspectos) desde às 14h23 e até às 00h25 de amanhã, quando entra em Touro. Urano em Áries quadra Plutão em Capricórnio. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio está conjunto a Vênus retrógrado e ao Sol capricornianos, oposto a Lilith em Câncer e em sextil com Saturno em Escorpião. Sol em Capricórnio, conjunto a Plutão, se opõe a Lilith, faz quadratura em T com Júpiter retrógrado em Câncer e Marte em Libra e faz sextil com Saturno em Escorpião. Saturno em Escorpião faz trígonos com Júpiter retrógrado e Lilith cancerianos. Meio do Céu em Aquário e Ascendente em Touro na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua crescente ariana ficou fora de curso envolvida na quadratura em T com Lilith e Mercúrio conjunto a Vênus. Ela agora percorre os últimos graus de Áries para ingressar em Touro no comecinho da madrugada, em sextil com Netuno, que por sua vez está em sextil com Nodo Norte. Vênus, regente da lua taurina, está de mãos dadas com Mercúrio e em ligação harmoniosa com Saturno. Em plena fase crescente, quando as coisas que intencionamos começam a se encaminhar, temos do céu as bênçãos da concretização. Embora as dificuldades também estejam postas através das quadraturas e oposições ativadas pela cruz cardinal, uma via se abre mostrando o caminho a seguir, com Vênus no trono e alicerçada por conselheiros poderosos. É admirável a beleza das tramas do céu. Se por um lado temos uma energia masculina em pé de guerra, mas ao mesmo tempo com o seu representante enfraquecido no poder de decisão (Marte em Libra), é o feminino que se imcumbe, com toda a suavidade e firmeza advinda da sua conexão intuitiva, de encontrar o melhor caminho, a via de solução. Mais uma vez o astral nos aconselha a respeitar a sabedoria ancestral feminina, que mantém a ordem das coisas através do cuidado amoroso, da capacidade de sentir as aflições alheias, da astúcia de saber, sem necessidade de palavras, o que se passa no coração do outro. É o despertar da grande mãe dentro de nós e do seu olhar sensível e adivinhador, a nos mostrar que na dúvida devemos olhar para dentro e deixar que o coração nos guie. Esta é a inteligência superior.

Por enquanto sossegue e aguce os instintos. Silencie, economize as palavras e os movimentos. Não se pré-ocupe do que ainda não veio. Faça suas conexões com o alto, ancore e fortaleça a sua fé. Se assim proceder, o caminho vai surgir à sua frente, sem disfarces, sem enganos. Anote seus sonhos, ainda que pareçam confusos. Eles podem ajudar nas escolhas. A partir de amanhã as chances de concretização se insinuam. Pegue a sua, e mãos à obra. A cruz cardinal dá o impulso, o elemento terra pede a sua dedicação... tenha fé em você mesmo, no deus que habita o seu centro, e faça acontecer.

As cartas chegam mais uma vez em maravilhosa sintonia, com a Chave e a Cruz disputando o destaque, com influência da própria Chave e da Cigana. É Vênus com a chave do destino nas mãos. É o recado precioso da atitude alicerçada na sabedoria feminina guardada em todas as almas, independente de gênero.

Em homenagem ao feminino, hoje vamos de Pixinguinha, por Marisa Monte: A Rosa.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

dia branco


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Vênus: As Estrelas (6 de Copas) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e A Cegonha (Rainha de Copas). A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta da cegonha rege o signo de Áries, onde temos a Lua e Urano em trânsito, o planeta irreverente que muda as coisas sem aviso. A Cegonha representa novidades, surpresas, mudanças repentinas e para melhor.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Áries conjunta a Urano e ativando a grande cruz cardinal, com Júpiter retrógrado em Câncer, Marte em Libra, e Plutão e Sol em Capricórnio. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Vênus retrógrado e Mercúrio, conjuntos no mesmo grau em Capricórnio, estão opostos a Lilith em Câncer e em sextil com Saturno em Escorpião. Sol em Capricórnio se opõe a Lilith em Câncer. Saturno escorpiano também faz sextil com o Sol em Capricórnio e trígonos com Júpiter retrógrado e Lilith cancerianos. Meio do Céu em Peixes e Ascendente em Gêmeos na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Hoje podemos declarar oficialmente iniciado o ano de 2014, na lógica do calendário civil é claro, porque astrologicamente só em março, com o ingresso do sol em Áries. Se ontem as coisas ainda estavam confusas, a terça-feira de Marte já começou quente, com a lua fogo-nas-ventas de mãos dadas com Urano e ativando a grande cruz cardinal que pede ajustes nos eixos Áries/Libra (o eu x o eu e o outro) e Câncer/Capricórnio (o individual/familiar x o coletivo/o mundo lá fora). O astral nos pede uma atitude ponderada, mas ele mesmo nos incita a ir com tudo. A vontade é de pular cercas e chutar baldes, no estilo "e que tudo mais vá pro inferno", mas este é o pior dos caminhos. Sorte que temos Vênus retrô com Mercúrio agora no mesmo grau, e a dupla em bom aspecto com Saturno, o que de certa forma nos conduz a atitudes mais maduras, responsáveis. Pelo menos esta Vênus que perfaz o caminho de volta no alto da montanha já consegue ter notícias sobre o que procura entender. O encontro com Mercúrio capricorniano, dono do papo sério e focado, com certeza trouxe encadeamentos importantes que podem agora colocar o raciocínio conectado ao sentimento e chegar a poderosas revelações sobre relacionamentos, vida profissional, família de origem, valores pessoais e finanças. Não é pouca coisa não, gente. É quase um convite forçado à repaginação de tudo que fomos até agora. E embora predominem valores capricornianos e tradicionais portanto, estamos sujeitos às mudanças repentinas sim. Urano briga por isso e quer instalar o novo a qualquer custo. Ele é o Louco do Tarot e pode se jogar exatamente quando menos esperamos. A grande cruz cardinal não é uma formação atual, ela vem pedindo ajustes há tempos e durante o ano de 2013 esteve bastante ativada. Uma mudança da ordem imposta está em curso e é justamente através desta configuração que o impulso se dá para que as mudanças alcancem os padrões obsoletos, tanto no coletivo quanto no individual. Os signos cardinais são os donos das transformações. E basta fazer uma breve análise para saber o que não se sustenta mais, a gente sempre sabe o que tem que mudar porque a fluxo trava. A mudança chega para trazer vida novamente, movimento. E quando a gente facilita as coisas, ela não chega de atropelo. Mas como a gente não sabe o que virá depois, tendemos a segurar as coisas como estão, por mais que não estejam bacanas. E aí, quando a gente demora demais pra resolver, a vida vem e resolve, simplesmente porque o que está vivo precisa dessa dinâmica. Mas isso não significa que seja ruim, pelo contrário, a mudança enterra o que está morto e coloca as coisas no fluxo novamente. E, mais do que isso, nos coloca de volta no caminho que o destino nos reservou. Então, cabeça fresca (na medida do possível), para que as alterações se façam sem atritos desnecessários. O estopim está curto e o ímpeto cheio de si. Marte em Libra pede para ouvir o outro lado e ponderar.

A meditação será grande companheira para manter a atitude em equilíbrio e, para quem não sabe como fazer ou acha que não tem tempo pra isso, deixo um vídeo bem legal, que mostra que é uma prática simples ao alcance de qualquer um, em qualquer tempo e lugar:

Meditando em um minuto

Na madrugada a lua entra na fase crescente, e então ficará mais claro o que está fluindo e o que não está.

As cartas trazem As Estrelas em destaque, com influência do Cavaleiro e da Cegonha. Olha aí o mensageiro trazendo o vento das mudanças. E são para melhor, viu? Confie e entregue-se ao novos tempos, ao que está escrito nas estrelas para cada um de nós.

Em homenagem ao movimento que se insinua, hoje vamos de Boca Livre, com Quem Tem a Viola.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

fadas


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 1ª hora de Mercúrio: O Coração (Príncipe de Copas) + as cartas de corte: O Trevo (6 de Ouros) e O Anel (Ás de Paus). A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. A carta do Trevo, pela primeira vez aqui no Salamalek Tarot, rege o signo de Sagitário, que por sua vez tem regência de Júpiter, o grande benéfico, e representa pequenas dificuldades a serem transpostas, como ervas daninhas que podem, se ignoradas, impedir o franco florescimento do jardim. Mas, por outro lado, ela é uma carta associada ao signo da fé, que tem Júpiter como guia, o senhor da bem-aventurança. Além disso, está associada ao seis de ouros, o arcano da generosidade, e é ela mesma uma antiga representação da sorte através do trevo de quatro folhas. Então é evidente que esta é a carta da boa fortuna, mas até para termos os deuses do nosso lado, precisamos fazer a nossa parte também, como no caso de uma sementinha que plantamos... se cuidarmos dela direitinho, as chances de farta colheita serão maiores. A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Peixes e fora de curso (sem aspectos) desde às 07h45 e até às 17h46, quando entra em Áries. Netuno em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Vênus retrógrado e Mercúrio conjuntos em Capricórnio estão opostos a Júpiter retrógrado e a Lilith cancerianos e em sextil com Saturno em Escorpião. Sol em Capricórnio faz conjunção com Plutão, opõe-se a Lilith em Câncer, faz sextil com Saturno em Escorpião, quadra Urano em Áries e participa da quadratura em T com Júpiter em Câncer e Marte em Libra. Plutão também faz quadratura em T com Júpiter e Marte e quadra Urano em Áries. Saturno em Escorpião faz trígonos com Júpiter retrógrado e Lilith cancerianos. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua pisciana ficou vazia de curso depois de ativar uma grande rede de aspectos benéficos envolvendo Vênus, Mercúrio, Saturno e Lilith e harmonizando água e terra em configuração milagrosa. Um abraço do céu nas oposições, uma ajuda divina para a resolução de conflitos. Entramos na segunda-feira que oficialmente engata a marcha do trabalho, logo depois de um tempo prolongado voltado ao repouso e comemorações, com uma postura mais relaxada e conciliadora. O stellium em Capricórnio recebe o reforço amistoso de seu regente Saturno e nos chama de volta à responsabilidade, ainda que a cabeça esteja avoada, sem o devido ancoramento da lua. A dica é recomeçar devagar, sem querer resolver tudo de uma vez, para que a disposição interna consiga acompanhar o chamado externo. Se forçar a barra, o dia pode ter a cara da improdutividade, com um saldo de muitos erros a corrigir no final do expediente. Então respeite o ritmo e vá no compasso da tartaruga, que combina com o estilo e a sabedoria do senhor do tempo, pelo menos até o finalzinho da tarde, quando a lua entra em Áries e o ritmo da lebre passa a dominar. E aí inclusive convém cuidar da afobação, que se afirma como tendência conforme a noite avança, com a lua se encaminhando para o encontro com Urano e pegando carona na indisposição com Plutão, configuração que pode colocar os apressados em risco de acidentes e desentendimentos. A madrugada também pode ser bem agitada, com um aumento considerável nos carneirinhos a contar antes de conseguir pegar no sono. Se sentir a atividade sanguínea alta demais, um banho e um chá relaxante podem ser os melhores amigos antes de deitar. Meditar também é sempre um excelente recurso para acalmar a temperatura interna. Desfrutar de uma noite tranquila será importante, porque a terça-feira promete chegar com muito mais cara de segunda do que a própria.

Hoje é dia dos Santos Reis, que foram na verdade astrólogos, precursores dessa maravilhosa ferramenta, a Astrologia, um misto de oráculo e ciência, que nos permite ler no céu os caminhos que nos aguardam na terra. Parabéns a todos que se alimentam desta fonte e cuidam de generosamente distribuí-la, abrindo veios cada vez mais distantes para irrigar terras secas com a fecunda sabedoria do autoconhecimento.

As cartas nos trazem o Coração em destaque, com influência do Trevo e do Anel, nos mostrando que somos nós os responsáveis pela própria sorte, destino. E os relacionamentos são o caminho para alcançá-la, tecendo a trama que nos permite conhecer mais a nós mesmos através do espelho ofertado por todos aqueles que nos são tão caros.

Hoje vamos de Luís Melodia, com a belíssima Fadas na versão tango, que convida a voz de Elza Soares para um delicioso duo.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

você é linda


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora de Mercúrio: O Cavaleiro (9 de Copas) + as cartas de corte: As Estrelas (6 de Copas) e O Sol (Ás de Ouros). Eita, que beleza! Gratidão por cartas tão maravilhosas na renovação do meu ciclo solar. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta das estrelas rege o signo de Aquário, onde temos a lua nova em trânsito, e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta do sol rege o signo de Leão e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Aquário quadrada a Saturno em Escorpião e em trígono com Marte em Libra. Vênus retrógrado em Capricórnio opõe-se a Lilith em Câncer. Sol, Plutão e Mercúrio conjuntos em Capricórnio participam de duas quadraturas em T, uma com Marte em Libra e Urano em Áries e a outra com Marte em Libra e Júpiter retrógrado em Câncer. Saturno em Escorpião, regente desta lunação, faz trígonos com Júpiter retrógrado e Lilith cancerianos e faz sextil com Mercúrio em Capricórnio, mais tarde fará sextil com Vênus retrógrado em Capricórnio também. Nodo Norte em Escorpião faz trígono com Netuno em Peixes. Meio do Céu em Aquário e Ascendente em Touro na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua é nova em Aquário, lua dos amigos, quadrada a Saturno em Escorpião e em trígono com Marte em Libra. A indisposição com o senhor do tempo, regente da própria lunação em curso (Capricórnio) pode causar uma postura mais travada com relação às emoções, mas por outro lado, o trígono com Marte no signo de Libra traz uma tendência corajosa, gentil e criativa. Ao mesmo tempo, o regente da lunação e senhor da ordem dos dias, já que temos um stellium em Capricórnio, faz ótimos aspectos com Júpiter, Lilith, Mercúrio e mais tarde também com Vênus. A configuração é de concretizações, especialmente na área dos relacionamentos, sendo a sexta-feira um dia de regência de Vênus. Tem mais, a lua aquariana puxa a sardinha para as relações de amizade, então temos a melhor das combinações para o tão sonhado amor amigo e companheiro. Há um céu de quadraturas sobre as nossas cabeças e é claro que as dificuldades estão ali plantadas. Mas, como disse ontem, as quadraturas e oposições são convites ao crescimento. Estão ali para nos fortalecer e nos incentivar ao jogo de cintura para resolvê-las, transmutá-las. Uma motivação a mais para construir pontes em vez de muros. Marte está envolvido até o pescoço nas tensões astrais, mas ele está no signo da conciliação e do equilíbrio, onde se quisermos paz, temos que considerar e respeitar o outro. Cada conflito portanto contém em si o germe da solução. Para enxergá-la, devemos cultivar a inteligência emocional, a sabedoria. Está posta a oportunidade do salto quântico para cada um de nós nesse grande balé cósmico nos convidando a dançar também, com gentileza e suavidade. Esta é a correta, porém mais difícil conduta do verdadeiro guerreiro. Que a gente consiga se afinar com ela para alcançar o imenso potencial realizador ofertado.

Hoje é um dia muito especial pra mim, finalmente com o tanque cheio de energia solar outra vez para atravessar mais um ciclo. Sempre gostei muito do meu aniversário, mas este particularmente me trouxe uma sensação de gratidão imensa. Ano novo com a força da lua nova, de Saturno e do stellium na montanha. Tudo isso em dia de Vênus. Aproveito para agradecer mais uma vez à grande fortuna e prazer de estar conectada à parte pulsante da vida.

As cartas trazem o nobre Cavaleiro em destaque, com a influência abençoada das Estrelas e do Sol. Um baita presente para o meu dia, com a força do guerreiro impulsionada pelo vigor do Sol e o encantamento das Estrelas, como a dizer: vai com fé, querida!

Vamos com fé todos nós!

E hoje vamos de Caetano Veloso, com uma canção linda e especialmente importante pra mim: Você é Linda.

Salve, São Miguel Arcanjo! Salve os queridos Exus!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

lumiar


Olá, queridos!

É com um prazer imenso que anuncio a presença da Imperatriz como regente do mês de janeiro e, melhor ainda, como a vibração do ano de 2014 para a egrégora do Salamalek Tarot. É ela a regente do nascimento deste blog, e agora volta para nos abençoar. Seu encanto e força realizadora vêm de Vênus, do signo de Touro e da própria mãe Terra, do feminino portanto. E ela chega justamente com o poder do stellium em Capricórnio, último signo de terra e dono das realizações, da materialização do divino. Nosso ano será marcado por essa forte característica empreendedora, um belo sinal de ajuste de foco com grandes possibilidades de realização dos nossos mais caros sonhos. Os planetas em trânsito por Capricórnio são responsáveis pela vida (Sol/desejo), pelas comunicações (Mercúrio), pelo poder, intensidade e transformação (Plutão), pelos relacionamentos amorosos, beleza e valores (Vênus) e pela nutrição e acolhimento (Lua/necessidade). Tudo isso em exercício de contradição com o resto do céu, negociando com Marte, Júpiter, Lilith, Urano, Nodo Norte. As chances de merecimento das desejadas conquistas são imensas, já que a liderança é da cabra, persistente e focada. Os dois benéficos, Vênus e Júpiter, estão retrógrados e em polos opostos e complementares. Como já disse por aqui, estamos todos grávidos de nós mesmos, resgatando o poder feminino tanto na fêmea quanto no macho, para que possamos reaprender a lidar com o amor, o próprio primeiro. Só assim seremos capazes de nos relacionar com o coração puro. Há uma nova ordem sendo tecida para os relacionamentos. E isso é a cara da Imperatriz, ela carrega a força da vida em seu ventre, é o útero da terra, é tecelã devotada e poderosa. É a prosperidade que se anuncia e, por mais que o arranjo do céu esteja complicado e ameaçador nestes primeiros dias do ano, a promessa é de bênçãos para quem estiver conectado ao poder amoroso que pede passagem. O tarot colocou a Imperatriz nas minhas mãos ontem à noite, primeiro dia do ano, e desde então um intrigante cheiro de mel persegue as minhas narinas. Entendi que junto com ela chega a força dos Erês abençoando o nosso ano também, o que faz muito sentido vindo da mãe de todos. Sejam muito bem-vindos!


Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora do Sol: O Sol (Ás de Ouros) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e A Árvore (7 de Copas). A carta do sol rege o signo de Leão e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias, e representa envolvimento emocional, amor e paixão. Marte, o guerreiro planeta da ação transita atualmente neste território, o signo de Libra. A carta da árvore rege o signo de Virgem e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança, além de carregar a proteção do orixá das matas, Oxóssi.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova da lunação capricorniana em Aquário conjunta a Vênus retrógrado em Capricórnio e quadrada ao Nodo Norte em Escorpião. Vênus retrógrado em Capricórnio se opõe a Lilith em Câncer. Sol, Mercúrio e Plutão conjuntos em Capricórnio estão envolvidos em duas quadraturas em T; um com Marte em Libra e Júpiter retrógrado em Câncer, a outra com Urano em Áries e Marte em Libra. Saturno em Escorpião faz trígonos com Júpiter retrógrado e Lilith cancerianos. Nodo Norte em Escorpião faz trígono com Netuno em Peixes. Meio do Céu em Peixes e Ascendente em Gêmeos na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua nova abriu o ano oficialmente ontem de manhã, dando início à lunação da cabra, com ilustres convidados em sua casa. Agora ela chega em Aquário, conjunta a Vênus retrógrado em Capricórnio e em exercício de contradição com o Nodo Norte em Escorpião. Entramos em 2014 com foco na revisão, com os benéficos do céu retrógrados em busca do tesouro perdido. Faz todo sentido portanto a negociação da lua com o dono do destino. Há um reorientação do fluxo em curso para cada um de nós e Saturno, o senhor do tempo e regente desta lunação, aposta nisso, estendendo seus braços cheios de potencial realizador para Júpiter e Lilith no signo da maternidade. Os alicerces estão disponíveis para quem estiver realmente empenhado em conhecer o próprio avesso e através dele reinventar-se, colocando-se em sintonia com o norte pessoal. Lá do outro lado, do alto da montanha, tem um monte de gente aguardando a transformação para então pintar a estrela no céu. Esse é o chamado realizador da cabra com rabo de peixe e o caminho para chegar lá está desenhado nas quadraturas e oposições que o astral ostenta. Quem tem medo de quadraturas? Elas são desafios a ser vencidos. Imagina que coisa sem graça se tudo chegasse sem esforço às nossas mãos? Será que saberíamos dar valor? Estamos aqui para fazer algo especialmente por nós mesmos e a isso damos o nome de evolução. A própria evolução apoia-se em pequenas revoluções. E desde muito cedo sabemos disso. Se não estamos satisfeitos com o que temos, se não conseguimos alcançar os nossos objetivos, sabemos que temos que mudar a abordagem, desconstruir para começar de novo. O bebê chora quando sente fome, nós já crescemos, e embora a nossa criança esteja guardada no centro do nosso ser para sempre, está mais do que na hora de aprendermos a ser nossa própria mãe. É aí a via principal para chegarmos ao nosso tão sonhado intento, por mais longe esteja: a capacidade de cuidar de nós mesmos com todo o amor que merecemos.

As cartas trazem o Sol em destaque, com influência do Coração e da Árvore, em sintonia perfeita com a necessidade do empenho e cuidado amoroso com tudo que queremos que cresça e nos dê frutos. Se estivermos envolvidos de verdade e com verdade, o sol garante a abertura e iluminação dos caminhos.

Em homenagem a este Sol tão especial coroando a força da Imperatriz que abençoa o nosso novo ano, vamos de Beto Guedes: Lumiar.

Agora sim, feliz ano novo!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Shadowscapes Tarot e Mystical Lenormand