quarta-feira, 7 de maio de 2014

a força do vento


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 1ª hora de Vênus: A Cartinha (7 de Espadas) + as cartas de corte: A Cartinha (de novo!) e O Cavaleiro (9 de Copas). A carta da cartinha rege a casa III da mandala astrológica, casa de Gêmeos, lugar de regência de Mercúrio, o planeta das comunicações e das trocas, e nos fala sobre convites, notícias, mensagens, avisos, sonhos. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel.

Poxa, coisa mais linda essa tiragem justamente em dia regido por Mercúrio e exatamente quando ele cruza a fronteira, de Touro para Gêmeos, de volta para casa. Amo demais essa sintonia, especialmente com o "nobre cavaleiro" tão presente em todos os momentos dos meus dias. Gratidão imensa!

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a lua crescente em Leão, fora de curso desde às 07h52 de hoje e até às 03h25 da próxima madrugada, quando entra em Virgem, sob regência de Mercúrio, quadrada ao próprio, oposta a Netuno e em sextil com o Nodo Norte. A lua ficou fora de curso em aspecto tenso com Sol em Touro e Saturno R em Escorpião (quadratura em T) e em trígono com Urano em Áries. Lilith em Leão faz trígono com Vênus em Áries e sextil com Marte R em Libra. Júpiter em Câncer está na grande cruz cardinal com Urano em Áries, Marte R em Libra e Plutão R em Capricórnio, em trígono com Saturno R em Escorpião e em sextil com o Sol em Touro. Às 15h02 desfaz-se a cruz cardinal, com a quebra de um dos braços, a quadratura entre Júpiter e Marte. Mercúrio acaba de atravessar a fronteira, de Touro para Gêmeos, às 11h57 desta manhã, e está sem aspectos até às 17h42, quando inicia um sextil com Vênus. Sol em Touro faz trígono com Plutão R em Capricórnio. Vênus em Áries se opõe a Marte R em Libra. Netuno em Peixes está sem aspectos. Nodo Norte em Libra está sem aspectos. Meio do Céu em Touro e Ascendente em Leão na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua leoa é crescente e fora de curso o dia inteiro, até a próxima madrugada, quando ingressa Virgem. Ela ficou fora de curso em aspecto tenso com Saturno e Sol, e em harmonia com Urano. Incendiou as vontades em sua passagem pelo território da realeza, mas agora baixa a nossa bola, mostrando claramente que o mundo não gira somente ao sabor dos nossos desejos. Somos responsáveis pela execução dos nossos planos, passo a passo e com o nosso esforço e vontade real no intento. Mas há também um tempo para maturação e tudo tem a hora certa para acontecer. Continuemos então regando pacientemente o jardim que a hora chega, há de chegar.

A grande novidade de hoje é a mudança de endereço de Mercúrio, da terra fértil de Touro para o borboleteAr de Gêmeos, seu domicílio natural. Um deles, né? Porque o pequeno grande deus tem dois endereços; em Gêmeos corre de um lado pro outro, cumprindo o papel de circulador de ar, movimentando as comunicações e as trocas, dando nó em goteira e escondendo as pontas. Rápido, dinâmico, esperto, brincante, livre, leve e solto, uma mistura de Robin Hood com Aladim; Inteligência compartilhada. Em Virgem já é mais preciso, perspicaz, super racional, irônico, investigador criterioso, com o peso do elemento terra, virado pra dentro; Inteligência aplicada. Na madrugada a lua entra lá, em Virgem, segunda regência de Mercúrio, e ele se estranha com ela, a lua. Afinal, depois de tanta crueza vivida nos últimos tempos, com os limites pesados da cruz cardinal e tantos chamados ao mundo interno, Hermes agora quer mais é honrar as asas nos pés e correr mundos, respirAr. Mas não é só isso e tudo tem a sua razão de ser. Respira, acalma, pondera. A lua oposta a Netuno nos lembra que é preciso ter critério sim, cuidar do pequeno chão que pisamos com zelo, para conquistar as grandes coisas pretendidas, o que ainda mora no espaço de sonhar. E ela ainda estará aliada ao Nodo Norte, ativando a nossa energia e facilitando a resolução de desafios para nos afinar com a nossa missão pessoal. Quem sabe podemos receber ajuda inesperada da pessoa parceira, já que o Nodo Norte está em Libra, onde um vira dois? A contrapartida também faz todo sentido, viu? Estar disposto a ajudar o outro a identificar e resolver os pequenos embaraços na trama que leva à concretização do objetivo, o que combina com perfeição com o caráter solícito da lua virginiana. E, se por um lado Mercúrio quadra a lua dos critérios, por outro ele se alia com a própria Vênus, o que reafirma os ajustes colaborativos nas parcerias. Lembrando que quem se dispõe a ajudar com vontade legítima também se beneficia da troca, sempre.

No mais, os diálogos tendem a ganhar leveza, o pensamento também, descomplicando o entendimento e, consequentemente, harmonizando as relações. Sem deixar de lado a conduta responsável, afinal Sol e Saturno estão opostos, pedindo o compromisso diário com o crescimento do ser. A cruz cardinal se desfaz, com a quebra de um dos braços (Júpiter e Marte), desamarrando os nós do fazer. As nossas ações continuam restritas por conta da marcha à ré de Marte, mas já sentiremos uma certa abertura nos caminhos. A sorte volta a sorrir.

As cartas, em fina sintonia com o céu, nos trazem a Cartinha (Casa III/Gêmeos/Mercúrio) duplicada, com o Cavaleiro (o mensageiro/Mercúrio) por recheio. O pensamento e as comunicações ganham movimento, voltam a fluir. Mensagens lançadas ao vento podem encontrar o endereço certo. Notícias aguardadas podem chegar. Eu já recebi uma linda hoje de manhã, daquelas que enchem o coração de gratidão. Fiquem atentos aos sinais.

Hoje vamos de Lô Borges, com A Força do Vento.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: A imagem de hoje abrange muito mais, amplia o recado das cartas com uma belíssima alusão ao elemento ar, dominante na tiragem, além de nos trazer um personagem que muito bem o representa, bem como a Mercúrio. Créditos: Aladdin und die Wunderlampe, by Ludwig Fulda, Illustrated by Max Liebert

Um comentário: