Google+ Followers

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

é um nem vais nem vou


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora de Marte: duas cartas pularam juntas para o lugar de destaque: O Cigano (Ás de Copas) e Os Lírios (Rei de Espadas) + as cartas de corte: A Lua (8 de Copas) e A Chave (8 de Ouros). A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. A carta dos lírios tem regência da Lua e representa paz de espírito, harmonia, serenidade, leveza, segurança emocional, além de nos trazer a amorosa e abençoada proteção de Mamãe Oxum. A carta da lua rege o signo de Câncer e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Leão conjunta a Marte e em quadratura com Vênus em Escorpião. Grande cruz cardinal com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Sol em Libra e Plutão em Capricórnio. Mercúrio em Escorpião faz trígono com Netuno retrógrado em Peixes. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião fazem sextil com Plutão em Capricórnio e trígono com Lilith em Câncer. Vênus em Escorpião faz trígono com Júpiter em Câncer. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Lua e Marte estão juntinhos no signo de Leão, quadrando a Vênus escorpiana. É bom cuidar para não perder a cabeça. O astral está nervoso com a grande cruz cardinal novamente ativada no eixo eu x o outro + relações em família x relações no mundo. Mercúrio agora é escorpiano e não tem papas na língua, é econômico na fala mas quando abre a boca pode ferir quase de morte, especialmente se cutucado. Com a lua minguante, um mal entendido pode separar definitivamente as pessoas. Lua e Marte, o guerreiro estão de mãos dadas em signo de fogo. Qualquer raiva pode provocar fogo cerrado, ainda mais com o deus da guerra de coroa na cabeça. A dica é não se julgar dono da razão. Ainda que seja provocado, procure entender as motivações do outro. Tudo bem que a primeira coisa que a gente pensa é: poxa, o cara tá de mal com a vida e vem descontar em cima de mim? Que que eu tenho com isso? Talvez não tenha nada mesmo, e talvez também a pessoa tenha perdido momentaneamente o controle por uma soma de pequenas coisas que ela vem mantendo camufladas até dela mesma. Talvez ela só precise de ajuda, de ser ouvida, entendida. Há carência de sobra no ar também. Quem sabe um abraço na hora mais tensa seja o bálsamo salvador? É difícil, eu sei. A cabeça frita, o ego pula na frente e quer resolver a coisa na porrada, verbal e até física... cruzes! O que sobra depois é muito ruim. Por isso tente dialogar, em voz baixa por favor. Se sentir que a outra pessoa continua motivada a atacar mesmo assim, engula o tijolo e saia de perto. Vai ser melhor assim. Há muita força inconsciente vindo à tona, padrões comportamentais doentios saindo das covas para assustar seus próprios donos, que os alimentam sem saber. Descobertas sobre si que podem ser muito difíceis, mas que são portadoras da cura. A identificação do problema já é meio caminho andado. Mas são muito poucos que aceitam de cara que o erro está dentro. A maioria tenta achar o culpado do lado de fora, alguns por toda uma vida. Então, por esses dias, aproveite a vibração de Mercúrio escorpiano e observe mais. Se for oportuno falar, intervir, você saberá através da intuição, bastante aguçada por sinal com esse stellium em Escorpião. E, se resolver falar, por favor, faça-o com amor.

As cartas são mesmo maravilhosas. Elas já trouxeram Marte (O Cigano) abraçado pela carta da paz (Os Lírios). Elas pularam juntas do baralho para compartilhar o papel principal, com a influência da Lua e da Chave. O recado é direto: use a intuição para entender e agir com sucesso na manutenção da paz, da harmonia, do amor.

Hoje vamos de Caetano Veloso, com a lindíssima Mãe.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

domingo, 29 de setembro de 2013

meu riso é seu


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora de Mercúrio: O Buquê (Rainha de Espadas) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e A Cegonha (Rainha de Copas). A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta da cegonha rege o signo de Áries, exatamente onde temos Urano em trânsito, o planeta irreverente que muda as coisas sem aviso. A Cegonha representa novidades, surpresas, mudanças repentinas e para melhor.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Leão quadrada a Mercúrio em Escorpião, quadrada a Saturno e Nodo Norte em Escorpião, em sextil com o Sol em Libra e em trígono com Urano retrógrado em Áries. A grande cruz cardinal prossegue com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Sol em Libra e Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes faz trígono com Mercúrio escorpiano. Vênus em Escorpião quadra Marte em Leão e faz trígono com Júpiter em Câncer. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião estão em sextil com Plutão em Capricórnio e em trígono com Lilith em Câncer. Meio do Céu em Escorpião e Ascendente em Aquário na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A grande novidade do dia vem do portador de notícias, o planeta das reflexões, pensamentos, conversações e comunicações em geral. Mercúrio chegou hoje cedo ao signo de Escorpião, onde já temos Vênus, Saturno e Nodo Norte. Agora a fala também ganha intensidade e muitas coisas que ainda não havíamos entendido podem ficar bem claras. Escorpião é profundamente investigativo e, com tanta gente de peso por lá, os mistérios podem enfim ser elucidados. Estaremos todos muito mais intuitivos. Mas é de bom tom cuidar da paranóia, porque também corremos o risco de criar coisas que só existem dentro da nossa cabeça e acreditar piamente nelas. Com stellium (reunião de planetas) em Escorpião, o ciúme ganha dimensão exagerada. E teremos essa tendência por bastante tempo, já que Mercúrio só entra em Sagitário na primeira semana de dezembro. Mercúrio está também em sintonia com Netuno retrógrado em Peixes, o que ativará em nós memórias e entendimentos de padrões inconscientes. Além disso, ele quadra a Lua festeira (em Leão) em sua fase minguante, dando ainda mais importância à análise do que está por trás das aparências. A ênfase está nos sentimentos, propiciando curativos mergulhos que podem resultar, se formos sábios, na sensação de alma lavada... cura.

As cartas nos trazem o buquê no papel principal, com influências do Cavaleiro e da Cegonha, reveladas pelas cartas de corte e anunciando mudanças para melhor, novidades boas que chegam tirando tudo do lugar, mudando conceitos e trazendo a felicidade enfim.

E hoje é dia do amado São Miguel Arcanjo, que também se faz presente na tiragem do dia através do nobre cavaleiro, carta regida exatamente por Mercúrio. É Miguel que capitaneia as anunciadas transformações. E, vindo dele, elas só podem nos trazer a cura.

Em homenagem a Mercúrio escorpiano, a canção de hoje vem de Djavan, pelo próprio Djavan acompanhado dos maravilhosos Chico Buarque e Gal Costa: Nuvem Negra.

Gratidão imensa ao Arcanjo Miguel!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand (A carta principal é o Buquê, mas é o Cavaleiro que merece destaque no dia de hoje)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

pra fazer feliz a quem se ama


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora de Mercúrio: O Coração (Príncipe de Copas) + as cartas de corte: O Sol (Ás de Ouros) e A Lua (8 de Copas). Ahh, o sol e a lua voltam hoje, desta vez acompanhados pelo coração, para fazer jus à sexta-feira de Vênus. Que beleza! A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos Mercúrio e Sol em trânsito. O Coração representa amor e paixão. A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos a própria lua em trânsito, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Câncer conjunta a Júpiter e Lilith, em trígono com Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião, e ativando a grande cruz cardinal que também envolve Urano retrógrado em Áries, Sol em Libra e Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes está sem aspectos. Plutão faz sextil com Saturno e Nodo Norte. Vênus em Escorpião quadra Marte em Leão e faz trígono com Júpiter em Câncer. Mercúrio libriano está sem aspectos. Meio do Céu em Escorpião e Ascendente em Aquário na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Dia bastante sensível e voltado para as questões íntimas, internas. A lua, que já está na fase minguante, ativa a grande cruz cardinal e empodera-se para acessar o avesso das coisas e ir fundo, bem fundo. Além de tudo, essa lua extremamente intuitiva está aliada a Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião, nos conduzindo ao alinhamento responsável com o nosso plano de vida, destino. Enquanto isso, Marte e Vênus seguem na queda de braço, masculino e feminino numa entrega fascinante, cheia de magnetismo e atração, musculando e depurando o melhor de cada um. Conhecimento recíproco nessa disputa que na verdade procura o acasalamento, ainda que as partes imaginem o contrário e, enquanto cada um puxa a corda pro seu lado, o espaço entre os dois diminui, percorrendo a corda na direção do encontro. Mergulhados no aparente conflito, não percebem o quanto aprendem de si próprios no espelho dos egos e das almas que mostra a cada um o reflexo de si no outro. Mercúrio se retira, sem aspectos no conciliador signo de Libra, o dono da fala isola-se por enquanto, aguardando o desfecho sensorial da trama. À noite, bem tarde, ele dá as mãos a Netuno retrógrado em Peixes e quem sabe então teremos românticas declarações, ou pelo menos conversações carinhosas com quem é de intimidade, que pode ser inclusive com os próprios botões.

As cartas trazem de novo o sol e a lua, mas agora é o coração que ganha o papel principal. É na integração de luz (ego/Sol) e sombra (alma/Lua) que se conhece a plenitude do amor (Coração).

E hoje é dia de Cosme e Damião. Que a pureza dos erês nos ajude a encontrar purpurina azul brilhante no profundo de nós e das nossas mais preciosas relações.

Ahh, deu vontade de Tom Jobim de novo, esse ser que já virou pó de estrelas mas que mantém sua estrela bem viva em tantos corações. Além de tudo, há quem defenda que esse aquariano teve um pé, senão o próprio sol (uma questão de graus, que envolve a hora do nascimento) em Capricórnio (veja aqui o depoimento de seu parceiro musical Carlos Lyra sobre isso). E caprica, quanto mais velho, mais energia pura e verdadeira de criança tem. Hoje vamos de Corcovado, em homenagem ao amor.

Salve, salve!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

chega de saudade


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora de Vênus: O Sol (Ás de Ouros) + as cartas de corte: O Cão (10 de Copas) e A Lua (8 de Copas). A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta do cão rege a casa XI da mandala astrológica, casa do signo de Aquário, regência de Urano e lugar do mapa que fala sobre as nossas amizades e convívio social. O cão representa os nossos amigos e companheiros leais. A carta da lua rege o signo de Câncer, onde temos a própria lua em trânsito desde às quatro e meia da tarde de hoje, e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua em Câncer no final da fase cheia, em trígonos com Mercúrio em Libra e com Netuno retrógrado em Peixes e quadrada ao Sol em Libra, encaminhando-se para ativar novamente a grande cruz cardinal (Áries, Libra, Câncer, Capricórnio), o que acontece logo no começo da madrugada de hoje para amanhã, às cinco para uma da manhã, quando também tem início a fase minguante da lua. Prosseguem as duas quadraturas em T, envolvendo Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Sol em Libra e Plutão em Capricórnio. Elas se encaminham para a grande cruz cardinal, que se fechará com a conjunção de Lua e Lilith. Vênus em Escorpião quadra Marte em Leão e faz trígono com Júpiter em Câncer. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião fazem sextil com Plutão em Capricórnio e trígono com Lilith em Câncer. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Estamos no finalzinho da fase cheia, já com a vibração da lua minguante batendo à porta. Com a lua em Câncer, queremos colo, carinho, família e pessoas queridas por perto. Já somada à energia da minguante, ainda mais voltados para dentro da toca queremos ficar. Os trígonos que ela faz com Mercúrio e com Netuno retrógrado levam nossos pensamentos e conversas para algum lugar muito gostoso do passado, ativando memórias gostosas de tempos atrás, especialmente as familiares, envolvendo também amigos queridos de infância, primos e todos aqueles que fazem ou fizeram parte do nosso convívio íntimo. É como baú de coisas guardadas que se abre junto e até dos cheiros lembramos a cada foto, bilhete e mimo que aparece, coisas guardadas com carinho exatamente pela importância que têm. Pois é, a coerência é tanta que foi exatamente por aí que o fim da tarde enveredou. Tirei as cartas do Salamalek e comecei a escrever o texto quando a minha filha chegou de repente... aí foi mesa posta com coisas gostosas de comer e de falar e ouvir também, tudo recheado com carinhos e risadas. Delicioso aconchego, amor! Isso é a cara da lua em Câncer. Só agora voltei pra cá, pro texto e pra vocês, com a barriga nutrida e o coração também.

A vibração que chega com essa minguante canceriana é de saudade, ativando até mesmo a tristeza pelas situações e pessoas que não estão mais por perto, que não fazem mais parte do cotidiano. E essas carências por certo nos colocarão de frente com o que deve ter importância real em nós e para nós. Momento de definições sobre companheirismo, sobre quem nos faz bem e queremos por perto. Quem ama cuida, afinal. É possível que isso grite bem alto dentro.

Amanhã é dia de saudar os erês (crianças). Com a lua em Câncer, vamos aproveitar para nutrir a criança que mora dentro também.

As cartas prometem a cura do Sol para quem for suficientemente amigo fiel (O Cão) de si mesmo para acessar e compreender os próprios mistérios (A Lua).

A canção do dia só podia mesmo vir do saudoso Tom Jobim... Chega de Saudade.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand (embora não seja a principal, escolhi a carta do cão para ilustrar o post de hoje, bem voltado ao tema do companheirismo).

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

samba e amor


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora do Sol: Os Pássaros (7 de Ouros) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e A Chave (8 de Ouros). A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Gêmeos em trígono com Mercúrio em Libra e em sextil com Marte em Leão. Duas quadraturas em T envolvem Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Sol e Libra e Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes está sem aspectos. Vênus em Escorpião quadra Marte em Leão e faz trígonos com Lilith e Júpiter em Câncer. Nodo Norte e Saturno conjuntos em Escorpião fazem sextil com Plutão em Capricórnio e trígono com Lilith em Câncer. Meio do Céu em Capricórnio e Ascendente em Áries na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cheia em Gêmeos, signo de ar, está muito bem acompanhada, em trígono com Mercúrio em Libra, signo de ar também, e sextil com Marte em Leão. A lua se afina com o regente do signo em que ela se encontra e ainda recebe a ajuda de Marte, harmonizando palavra e atitude. Noite boa para conversações e acordos. Mercúrio em Libra é diplomata, sabe extrair gentileza das palavras e proporcionar um belo entendimento entre as partes. Bom para o casal em prelúdio, Marte e Vênus depurando e apurando as impressões no exercício de quadratura. Marte recebendo incentivo da Lua e Vênus fortalecida por Júpiter e empoderada por Lilith. Um belo desafio entre macho e fêmea cheios de desejo, temperando-se. O conflito é real, mas representa na essência um ajuste de vontades. A tensão, em vez de afastar, faz é atiçar ainda mais a pulsão latente em cada lado. No ventre do caldeirão, bela metáfora para a representação do feminino, fervem as águas da Vênus escorpiana, estimuladas pelo fogo constante do Marte leonino. Jeito bom de resolver isso é na entrega, e parece ser para lá que tudo caminha enfim.

Nas cartas, bastante coerentes com o astral, o cavaleiro (Mercúrio) faz a entrega da chave ao casal (Os Pássaros). Que o acordo abra a porta para o romance entrar.

Na canção de hoje, Chico Buarque com seu Samba e Amor.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: O Internauta

terça-feira, 24 de setembro de 2013

é d'Oxum


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Mercúrio: Os Lírios (Rei de Espadas), de novo! + as cartas de corte: A Cigana (Ás de Espadas) e A Árvore (7 de Copas). A carta dos lírios tem regência da Lua e representa paz de espírito, harmonia, serenidade, leveza, segurança emocional, além de nos trazer a amorosa e abençoada proteção de Mamãe Oxum. A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui. A carta da árvore rege o signo de Virgem e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança, além de carregar a proteção do orixá das matas, Oxóssi.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Gêmeos quadrada a Netuno retrógrado em Peixes, em sextil com Urano retrógrado em Áries e em trígono com o Sol em Libra. Prossegue a quadratura em T com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer e Plutão em Capricórnio. Plutão quadra o Sol e faz sextil com Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião. A dupla em conjunção por sua vez aplica trígono a Lilith em Câncer. A Vênus escorpiana está livre da conjunção com Saturno e quadra Marte em Leão e aplica trígonos a Júpiter e Lilith em Câncer. Mercúrio libriano está sem aspectos. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua está em Gêmeos, signo de ar e da comunicação que tem Mercúrio como regente. Hoje ela quadra Netuno e faz sextil com Urano, deixando-nos super criativos e originais, com a imaginação pra lá de fértil, mas bastante fantasiosos também. Além disso, Mercúrio, o regente dessa lua geminiana, está sem aspectos em Libra, signo de ar como Gêmeos. Embora lua e sol estejam ligados por aspecto harmônico, o dia tá mais com cara é de telefone sem fio. Pois então, saímos de uma lua fora de curso em Touro e entramos na lua em Gêmeos conectada ao mundo da fantasia e com o dispositor fora de curso. Nas primeiras horas de amanhã ela já fica livre da quadratura com Netuno e no comecinho da noite de amanhã também ela forma trígono com Mercúrio, trazendo de volta o sentido nas conversações. A Vênus escorpiana está livre da influência direta de Saturno, com liberdade para exercer seu fascínio e recebendo influências benéficas de Lilith, que acessa o poder ancestral feminino, aumentando ainda mais o seu mistério e poder de sedução. Páreo duro para o Marte leonino, muito empoderado também nas terras do Rei, mas dotado de grande pureza e generosidade na queda de braço com a Vênus dama da noite e feiticeira. O enfrentamento da quadratura entre os dois mais parece um ritual de acasalamento, com chance de resultar em grandes paixões por aqui. O astral está bastante sensorial e sensitivo, pedindo de nós a expansão desses mesmos canais, sem esquecer de convidar o coração para acrescentar ainda mais vida à expansão dos sentidos.

As cartas trazem novamente a amorosidade dos lírios em destaque, influenciado pelo poder de Vênus (A Cigana) em franca expansão (A Árvore). Uma equação pronta a nos trazer flores e frutos, com ganho considerável na segurança emocional.

Hoje é dia de renascimento da minha amada filha mais velha, Julia Guedes, com stellium em Libra (Sol, Vênus, Lua e Mercúrio) e ascendente em Sagitário. E curiosamente as cartas do dia têm tudo a ver com ela, uma corajosa e amorosíssima filha de Oxum e de Oxóssi. Parabéns, meu amor! Que o universo te abençoe e ilumine ainda mais!

É pra ela a canção do dia, de autoria de Jauperi, na deliciosa versão de Davi Moraes & Pedro Baby, É D'Oxum.

Ora iê iê ô!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: Lírios junto às águas doces de Oxum

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

falando de amor


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora de Júpiter: Os Lírios (Rei de Espadas) + as cartas de corte: A Chave (8 de Ouros) e A Cartinha (7 de Espadas). A carta dos lírios é regida pela Lua e abençoada com a amorosa proteção de Mamãe Oxum, representa paz de espírito, harmonia, serenidade, leveza, segurança emocional. A carta da chave é regida pelo Sol e representa soluções, o poder de abrir caminhos em nossas mãos. A carta da cartinha rege a casa III da mandala astrológica, lugar de regência de Mercúrio, o planeta das comunicações e das trocas, e nos fala sobre convites, notícias, mensagens, avisos, sonhos.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua em cheia Touro e fora de curso (sem aspectos). A Vênus escorpiana, que já se afasta de Saturno, quadra Marte em Leão e faz trígonos com Júpiter e Lilith em Câncer. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião fazem sextil com Plutão em Capricórnio e trígonos com Netuno retrógrado em Peixes e com Lilith em Câncer. Mercúrio em Libra quadra Júpiter. Prossegue a quadratura em T com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer e Plutão em Capricórnio. Meio do Céu em Escorpião e Ascendente em Aquário na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Ah essa lua cheia em Touro e fora de curso em plena segunda-feira. Tá difícil conseguir concentração por aí também? Lua no signo do prazer, do deleite e da preguiça e soltinha no céu, dá vontade de largar tudo e fazer o que ela pede... puro deleite. Por aqui ainda tem o calor insano pra amolecer mais o corpo. Bom, mas lua de fora, vamos tentar nos concentrar no que sobra. A Vênus escorpiana já começa a se libertar da contenção de Saturno e agora, impulsionada pela força de Júpiter e pelo desejo de Lilith, lidera sozinha a quadratura com Marte em Leão, num interessante exercício entre macho e fêmea, tonificando a musculatura de ambos e colocando água pra ferver, despertando a libido. Agora sim, a Vênus escorpiana começa a mostrar-se em toda a sua expressão. Marte em Leão também se liberta do impedimento de Saturno. São duas forças muito potentes (Leão e Escorpião), contrárias e complementares (Marte e Vênus), enamorando-se, exercitando o poder do amor. Saturno e Nodo Norte estão de mãos dadas, também em Escorpião e recebendo o apoio de Plutão, pedindo escolhas que se afinem com a missão pertinente a cada um de nós, destino. Mercúrio e Júpiter estão quadrados, pedindo ponderação nas comunicações, equilíbrio. O poder está sendo testado em todas as suas vertentes. Não se afobe, o caminho se revela quando apuramos o sentir. É como pensar com o coração. Coração pensa? Ele não pensa, ele sabe das coisas. Ele nos dá e nos tira a vida, ele é o centro do poder guardado em nosso peito. Precisamos apenas saber disso.

E a primeira chuva da Primavera finalmente molha o chão por aqui. Alívio e cheiro bom de terra molhada.

A vida é muito simples, suas soluções também. Se conseguirmos manter desperto o centro do nosso ser, a natureza em nós faz todo o resto.

As cartas nos trazem Os Lírios em destaque, sob a influência da Chave e da Cartinha, nos lembrando que cabe a cada um revelar a mensagem interna que conduz à conquista do amor sereno e da paz de espírito. O segredo mora dentro de nós.

E hoje vamos de Tom Jobim, com a linda canção Falando de Amor.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

domingo, 22 de setembro de 2013

gracias a la vida


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora de Vênus: O Buquê (Rainha de Espadas) + as cartas de corte: O Anel (Ás de Paus) e O Cavaleiro (9 de Copas). A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã. A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus e onde temos a Lua em trânsito, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Touro diretamente envolvida em uma das quadraturas em T (aspecto dificultador), com Vênus e Saturno escorpianos e Marte em Leão. Ela também ativa um retângulo místico (aspecto facilitador) com Lilith em Câncer, Vênus em Escorpião e Plutão em Capricórnio. A outra quadratura em T vigente envolve Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer e Plutão em Capricórnio. Netuno retrógrado em Peixes faz trígono com Nodo Norte em Escorpião. Mercúrio em Libra quadra Júpiter em Câncer e faz sextil com Marte em Leão. O Sol se despede de Virgem, passando ao signo de Libra, 2º reino de Vênus, no fim da tarde (17h45), dando início à primavera. O nosso astro rei está sem aspectos e assim permanece até o começo da tarde de amanhã, quando se liga à lua taurina em aspecto harmônico. Meio do Céu em Libra e Ascendente em Aquário na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Hoje é dia de saudar a nova estação, que chega em pleno domingo, dia de trabalho interior, regido pelo Sol. O nosso astro rei entra em Libra (regência de Vênus) no finalzinho da tarde e abre os portais da primavera com a Lua cheia no signo do prazer sensorial, Touro, terra de Vênus também. A lua prazenteira está oposta à Vênus do céu, que percorre as águas ferventes de Escorpião sob o olhar limitador de Saturno. Esta oposição compõe uma quadratura em T, envolvendo Marte em Leão também e desafiando a atitude acertada nas relações, que conta com a ajuda de Mercúrio libriano, o conciliador. Temos ainda a poderosa formação do retângulo místico, aspecto facilitador que abraça duas oposições, camuflando as dificuldades ou nos ajudando a resolvê-las harmonicamente, depende da vibração escolhida por cada um. O retângulo da harmonia promove a ligação de poderosos (Lua + Lilith, a lua negra + Vênus e Saturno + Plutão), dando acesso ao avesso do avesso de cada um nos relacionamentos. Mais um teste valioso na intimidade. Quem está com ela em dia por certo entrará em contato com o jardim interno do outro. Quem está com o equilíbrio dançado pode querer descontar no parceiro com cobranças descabidas... o que só trará mais distanciamento. Amor não se cobra, né gente? É uma troca sim, mas repare bem se não está satisfeito com o que recebe, porque quase sempre a chave está dentro, na própria forma de amar e se entregar. Não force a barra, cuide de harmonizar-se em primeiro lugar, para que o seu jardim seja um lugar delicioso onde o outro queira morar por prazer e não por obrigação. É com amor que se conquista amor. Quem pensa que brigar deixa tudo mais gostoso depois, provavelmente vive uma relação bastante doentia, com duas pessoas viciadas na dobradinha chantagista de mágoa e prazer, que não tem nenhum parentesco com o amor, mas sim com um ringue onde os egos disputam um troféu que não acrescenta nada ao suposto vencedor, muito menos à relação.

É rico o potencial transformador desse equinócio da primavera. Sintonize-se! Permita que o profundo de si se expresse na vibração do amor oferecido por Vênus, bastante empoderada. Procure alinhar-se com a gentileza que ela propõe e, se por acaso persistir na irritação, pendure-a no varal das horas junto com outras tormentas, deixe secar aos primeiros raios da nova estação. A cura se insinua, apure os sentidos!

As cartas trazem o buquê no papel principal, dando boas-vindas à Primavera com a promessa de satisfação dos desejos nas relações íntimas e parcerias (O Anel), tendo o nobre cavaleiro como mediador.

Para combinar com a energia amorosa dessa primavera especial, deixo pra vocês o hino da gratidão, maravilhosa canção de Violeta Parra aqui interpretada por Mercedes Sosa, Gracias a la Vida.

Linda Primavera!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Imagem: a linda ilustração de hoje é uma obra de arte (para saudar o poder de Vênus), do artista alemão Carl von Bergen. O nome da tela é Girl With A Bouquet Of Flowers.

sábado, 21 de setembro de 2013

corpo e alma


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Saturno, na 2ª hora de Vênus: O Sol (Ás de Ouros) + as cartas de corte: As Estrelas (6 de Copas) e Os Pássaros (7 de Ouros). A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. O Sol carrega a abençoada proteção de Oxalá. A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta dos pássaros, pela terceira vez esta semana por aqui, é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia nos últimos graus de Áries e fora de curso (sem aspectos) até às sete e meia da noite, quando entra em Touro. Quadratura em T entre Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer e Plutão em Capricórnio. Vênus, Saturno e Nodo Norte escorpianos quadram Marte em Leão, aplicam trígonos a Netuno retrógrado em Peixes e a Júpiter e Lilith em Câncer e fazem um poderoso sextil com Plutão em Capricórnio. O Sol está sem aspectos se despedindo de Virgem, amanhã será libriano. Marte em Leão faz sextil com Mercúrio em Libra e trígono com Urano retrógrado em Áries. Mercúrio quadra Júpiter. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
No comecinho da noite a lua cheia sai da urgência de Áries para a calmaria lânguida e extremamente sensorial de Touro, terra de Vênus. Em Touro, ela se opõe ao poderoso trio escorpiano (Vênus, Saturno e Nodo Norte), exercitando a nossa proporção entre os desejos do corpo e da alma na véspera do Equinócio da Primavera amanhã, que marca o início da estação no hemisfério sul, com a entrada do Sol no signo de Libra. Sim, em pleno domingo, dia de regência do Sol e voltado ao trabalho interior e autoconhecimento, chegamos em Libra, a segunda morada de Vênus, despertando em nós o florescimento do nosso jardim interno para melhor trocar com o outro. Em Libra somos dois, somos enamoramento, romance, gentileza. Mas amanhã a gente fala mais sobre isso. Hoje o Sol ainda é de Virgem, com Lua em Touro, terra-terra despertando nossos sentidos mais básicos e ao mesmo tempo cutucando-os com a porção alma ativada por Plutão em Capricórnio, terra também, de mãos dadas com Saturno e Vênus escorpianos. A lua taurina pode nos fazer ruminar bastante na equação do que nos satisfaz e nos complementa de verdade. Para quem já descobriu a solução para o problema, a noite promete toda a deliciosa sedução venusiana, além da grande afetividade que a lua taurina desperta. Boa mesa e boa cama desfrutada a dois numa noite de sábado? Paraíso, né não?

As cartas nos trazem romance e trocas (Os Pássaros) abençoados pelo Sol e com a forte proteção das Estrelas coroando a nossa noite.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

recomeçar...


Olá, queridos!

Como foram de lua cheia por aí? Ontem não consegui postar, a lua cheia em Áries aprontou uma correria por aqui e o tempo ficou curto para tanta coisa. Bom, mas então vamos às cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora de Mercúrio: Os Pássaros (7 de Ouros) + as cartas de corte: A Árvore (7 de Copas) e A Cegonha (Rainha de Copas). A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, noção de pertencimento. A carta da árvore rege o signo de Virgem, onde temos o Sol percorrendo os últimos graus, e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança. A carta da cegonha rege o signo de Áries, exatamente onde temos Urano em trânsito, o planeta irreverente que muda as coisas sem aviso. A Cegonha representa novidades, surpresas, mudanças repentinas e para melhor.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua cheia em Áries conjunta a Urano retrógrado e envolvida diretamente nas duas quadraturas em T, que envolvem Júpiter e Lilith em Câncer, Mercúrio em Libra e Plutão (agora em movimento direto) em Capricórnio. A lua faz ainda trígono com Marte em Leão. Vênus, Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião quadram Marte em Libra, fazem sextil com Plutão em Capricórnio e trígonos com Lilith em Câncer e com Netuno retrógrado em Peixes. Marte e Mercúrio se ligam por sextil. O Sol percorre os últimos graus de Virgem, sem aspectos. Meio do Céu em Escorpião e Ascendente em Aquário na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua em Áries é fogo nas ventas. Na fase cheia, quando tudo se intensifica, conjunta a Urano e aliada a Marte, o guerreiro que está em signo de fogo também, ela deixa tudo mais elétrico por aqui, colocando lenha na nossa pressa de chegar. Mas, aonde mesmo é que queremos chegar? Como contraponto, a lua também se envolve diretamente nas duas quadraturas em T vigentes, exercitando a musculatura entre razão e emoção e especialmente entre as velhas e novas formas de nos colocarmos no mundo, ativando a busca por quem somos nós e quem são as pessoas que contracenam conosco nesta incrível jornada da existência. E hoje Plutão em Capricórnio, o velho feiticeiro que estava retrógrado desde a primeira quinzena de abril, retomou o movimento direto. As coisas devem ficar mais claras no sentido de termos um novo enfoque para as questões trazidas por ele durante o flash back. Agora é acelerar o processo de cura, aceitando e colocando em marcha as mudanças que se fazem necessárias, desapegando-se de vez de situações pisadas e repisadas que nos mostram claramente processos estagnados ou para sempre interrompidos que não cabem mais na bagagem seletiva do caminho de evolução. A necessidade de uma nova postura é reafirmada pelo importante trio reunido em Escorpião (Vênus, Saturno e Nodo Norte), reino do próprio Plutão, que lá das terras da sabedoria oferece ajuda para as transformações. Não há chance para a zona de conforto. Até mesmo as estruturas conservadoras que se mostram eficazes e têm força para resistir, ganharão reformulações profundas em suas bases e uma boa camada de tinta fresca em sua fachada também. Urano em Áries pede o novo e se impõe com muita força nessa queda de braço. Mas a lunação é de Virgem e, ainda que as mudanças se afirmem poderosamente, a urgência não deve atropelar o critério, sob pena de acidentes e mágoas irreversíveis que, em vez de acessar o dharma poderiam engordar ainda mais o karma. Então, muita calma nesta hora e coração envolvido sempre.

As cartas dão ênfase às nossas trocas e conversações com Os Pássaros no papel principal, recebendo a influência da Árvore e da Cegonha, conjunto que traz mudanças para melhor nas nossas raízes mais sólidas.

A canção de hoje, tudo a ver com as solicitações do astral e com a sexta-feira de Vênus, vem de Gonzaguinha, com o piano de Cesar Camargo Mariano: Começaria tudo outra vez.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: ASS Lenormand

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

o que será...


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora de Mercúrio: O Anel (Ás de Paus) + as cartas de corte: Os Pássaros (7 de Ouros) e A Cigana (Ás de Espadas). A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, pertencimento, convivência em grupos. A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Peixes oposta ao Sol em Virgem e em trígonos com Júpiter e Lilith em Câncer. A grande cruz cardinal se desfez, restando duas quadraturas em T que envolvem os mesmos signos e planetas (Urano retrógrado em Áries, Júpiter e Lilith em Câncer, Mercúrio em Libra e Plutão retrógrado em Capricórnio) excluindo apenas a quadratura entre Mercúrio e Plutão. Netuno retrógrado em Peixes está isolado, sem aspectos. O trio poderoso (Vênus, Saturno e Nodo Norte) de mãos dadas em Escorpião se alinham agora no mesmo grau, e quadram Marte em Leão, aplicam trígono a Lilith em Câncer e sextil a Plutão retrógrado em Capricórnio. Marte em Leão faz sextil com Mercúrio em Libra e trígono com Urano retrógrado em Áries. Meio do Céu em Libra e Ascendente em Capricórnio na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Os acordos ou desacordos no amor e nos negócios continuam roubando a cena. Com Vênus, Saturno e Nodo Norte bailando juntos no mesmo grau em Escorpião e entrosados com Plutão, é por aí que o sangue circula, injetando vida ou interrompendo-a para que novos ciclos se formem. Nodo Norte marca forte presença ali, convidando Vênus a ousar dar o salto caso não haja conserto para os estragos vivenciados. Saturno está ali para o grande teste, que resultará em renovação ou renúncia. Os trígonos que a lua pisciana faz com Júpiter e Lilith, na véspera de se tornar plena, nos reforçam a fé e algumas certezas muito íntimas sobre nós mesmos, uma força extra para compreensão e aceitação das sombras, com o evidente ganho em cura. Marte, o planeta da ação está em harmonia com Mercúrio, o planeta da comunicação, e recebe o incentivo desafiador de Urano. Tá insatisfeito, cansado, desanimado? Aproveita e transforma tudo! Quando a gente insiste e não tem retorno algum, é sensato parar e sentir se estamos mesmo no caminho certo. De repente a vida tem outros planos para nós que nem suspeitamos que podem ser o grande tesouro que andamos buscando sem sucesso. Plutão até liberou Mercúrio da pressão, dando uma chance ao livre-arbítrio. Amanhã no começo da tarde a lua atinge a fase cheia e tudo fica mais claro, embora a carga de intensidade atinja o seu máximo. Que possamos acessar a inteligência emocional para nos alinhar com a cura.

As cartas trazem o anel em destaque, reforçando a importância das alianças neste momento. Para chegar ao acordo que o anel propõe entretanto, Vênus (a nossa parte que se relaciona, aqui representada pela carta da Cigana) deve sentir quem são os companheiros que farão parte da sua jornada (Os Pássaros).

Que a canção de hoje nos ajude a estimular profundamente o nosso sentir. Com Chico Buarque e Milton Nascimento, O que será.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

terça-feira, 17 de setembro de 2013

santa loucura


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Mercúrio: A Cigana (Ás de Espadas) + as cartas de corte: A Árvore (7 de Copas) e O Coração (Príncipe de Copas). A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui. A carta da árvore rege o signo de Virgem, onde temos o Sol em trânsito, e nos fala de prosperidade, fortalecimento emocional e bem-aventurança. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos Mercúrio em trânsito. O Coração representa amor e paixão.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Peixes bailando juntinho com Netuno retrógrado e em lindo bisextil com Plutão retrógrado em Capricórnio e com Vênus, Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião. O trio poderoso da conjunção em Escorpião também quadra Marte em Leão e faz trígono com Lilith em Câncer. O Sol está sem aspectos em Virgem. Marte em Leão faz sextil com Mercúrio em Libra e trígono com Urano retrógrado em Áries. A grande cruz cardinal prossegue, envolvendo Urano retrógrado em Áries, Júpiter e Lilith em Câncer, Mercúrio em Libra e Plutão retrógrado em Capricórnio. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua cresce no rico ambiente de sonho pisciano em poderosa conjunção com Netuno, regente do signo. Para empoderar ainda mais esse astral, a dupla se liga em aspecto facilitador com Plutão e com o trio escorpiano em destaque esta semana: Vênus, Saturno e Nodo Norte. A atmosfera se enche de encantamento, trazendo o lúdico em potência máxima para socorrer as aflições amorosas. A via para a conquista dos sonhos está aberta e decorada com tapete vermelho, sob o exigente olhar de Saturno, que gosta é de compromisso. O foco permanece nos relacionamentos e parcerias, oferecendo uma chance e meia para as decisões importantes. Pedidos de casamento, namoro, fortalecimento de vínculos. Marte e Mercúrio também se dão as mãos, harmonizando palavra e atitude. Momento de grandes conquistas e sobretudo de uma acurada percepção da força da cocriação quando nos alinhamos com a fé, acreditando de verdade, por mais difícil e distante pareça, na concretização dos nossos sonhos. É tão tênue o limite entre a razão e a loucura que as pessoas que perseguem um sonho muitas vezes julgam ter perdido a sanidade. Acreditar no que não se vê nem se toca não é mesmo muito fácil. E comentar sobre isso com as pessoas torna tudo mais difícil ainda. Porque, sério, só uma ou outra vai entender realmente, enquanto quase todo o resto vai tentar nos convencer que estamos batendo pedrinhas, nos iludindo, perdendo tempo. E, se a gente deixar, elas vão nos convencer a desistir. Esvaziada a fé, não há mais nada a fazer, a não ser mudar de sonho. Portanto, não coloque o seu sonho nas mãos dos outros, ele é seu. Não deixe que o vento o esparrame por aí. Acredite nele e reforce-o todos os dias, cuide dele como cuidaria de uma árvore que você plantou e tem certeza que ela vai crescer e te presentear com suas raízes, flores e frutos. Fique de olho nas sincronicidades, elas virão te contar se você está no caminho certo. Pequenos eventos que muitos chamam de coincidência são recados mágicos do universo. Esta é a vibração de hoje em especial, com um céu que, em meio a tantas tensões, abre-se generosamente para quem acredita também no poder da energia que tudo move, inclusive a nós. Conecte-se ao chamado do amor em sua oitava superior. E, seja lá quais forem as sua crenças, experimente o milagre da fé.

As cartas nos trazem A Cigana (Vênus) em sua plenitude, desfrutando de amor (O Coração) sustentado por raízes bem firmes e com potencial para crescer ainda mais (A Árvore).

E para combinar com esse astral que convida ao sonho, deixo pra vocês um vídeo belíssimo que gosto muito e que tem tudo a ver com o universo pisciano. Beirut - Elephant Gun

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Judith Bärtschi Lenormand

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

fênix


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora do Sol: O Cigano (Ás de Copas) + as cartas de corte: O Sol (Ás de Ouros) e A Cigana (Ás de Espadas). Uau, que coisa linda! A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria e cura. A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Aquário fora de curso, sem aspectos. Vênus, Saturno e Nodo Norte bailam juntinhos em Escorpião. O trio aplica sextil a Plutão retrógrado em Capricórnio, quadra Marte em Leão e faz trígonos com Lilith em Câncer e com Netuno retrógrado em Peixes. O Sol está soltinho em Virgem, sem aspectos. Marte em Leão está em sextil com Mercúrio em Libra e em trígono com Urano retrógrado em Áries. A grande cruz cardinal envolve Urano retrógrado em Áries, Júpiter e Lilith em Câncer, Mercúrio em Libra e Plutão retrógrado em Capricórnio. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Com a lua fora de curso o foco por aqui se perde, ficamos naturalmente mais desligados. O ideal seria se pudéssemos relaxar, sem preocupações. Mas imagina se isso é possível em plena segunda-feira? Nos resta administrar a distração e prosseguir. O evento mais importante do astral por esses dias é a conjunção de Saturno, Vênus e Nodo Norte em Escorpião, signo de água, voltado para os sentimentos em sua porção mais intensa. Há muito o astral vem nos pedindo revisões necessárias nos relacionamentos e, para quem ainda não teve coragem de encará-las, a semana promete testes profundos. Nodo Norte também está metido nesta conjunção, no mesmo grau de Saturno, acenando com a possibilidade de progresso, transmutação, reorientação dos planos de vida, ou mais precisamente o grande salto evolutivo. Com Saturno e Vênus envolvidos, precisamos saber se queremos dar esse grande salto juntos mesmo ou se, em não havendo mais liga que sustente a relação, teremos a coragem de encarar novas viagens, sem dúvida necessárias à nossa evolução. São tempos de decisão que chegam com muita força, especialmente pelo signo em que a conjunção se dá. Escorpião é vida-morte-vida, é o grande teste para saber o que é e o que não é. Se em Libra formamos pares, em Escorpião esses pares vingam... ou fenecem. Plutão, o regente de Escorpião, estica seus braços lá das terras de Capricórnio para ajudar os parceiros a acessar as profundezas onde a transformação se dá, é lá que está o ouro. Mas lá só se pode ir acompanhado se for com muita intimidade, do contrário não se alcança tesouro algum. Além de tudo isso, temos a grande cruz cardinal envolvendo Mercúrio em aspecto desafiador, pedindo verdade nas nossas falas e processos mentais, com a ajuda de Marte, com quem faz bom aspecto e de quem ganha coragem para se expressar com coerência. Mais uma vez a dica de sentir em vez de racionalizar. O coração conhece muito bem o caminho.

As cartas chegam com uma coerência impecável, trazendo o Sol com todo o seu potencial de cura para junto do casal (Cigano e Cigana - Marte e Vênus).

A canção de hoje é de Caetano Veloso: Luz do Sol.

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

domingo, 15 de setembro de 2013

meu coração caminha com você


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia do Sol, na 2ª hora de Mercúrio: As Estrelas (6 de Copas) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e As Estrelas (de novo!). A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, recompensa, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos Mercúrio em trânsito. O Coração representa amor e paixão.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Aquário quadrada ao trio Vênus, Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião e em trígono com Mercúrio em Libra. Além de quadrar a lua, o trio escorpiano quadra Marte em Leão, faz sextil com Plutão retrógrado em Capricórnio e aplica trígonos a Lilith em Câncer e a Netuno retrógrado em Peixes. A grande cruz cardinal prossegue, com Urano retrógrado em Áries, Júpiter e Lilith em Câncer, Mercúrio em Libra e Plutão retrógrado em Capricórnio. Sol em Virgem está solto no céu (sem aspectos). Marte em Leão faz sextil com Mercúrio e trígono com Urano. Meio do Céu em Escorpião e Ascendente em Aquário na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua em Aquário, signo de ar, chega para suavizar um pouco o cenário, embora a quadratura com o trio Vênus, Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião possa ainda nos influenciar com uma certa frieza e egoísmo, que nada mais são do que dificuldade em expressar sentimentos, justamente por uma sensação de baixa autoestima. Por outro lado, a lua se liga em bom aspecto a Mercúrio, facilitando o diálogo que pode harmonizar as sombras, na maioria das vezes criadas pela própria mente que, na vibração do pessimismo e da escassez, insiste em alimentar o predador, fortalecendo-o. Então que tal fluir na conversação em vez de engordar o monstrinho interno? Já notaram a imensa quantidade de apelos que nos impedem a simples troca de olhares? Que dirá conversas. Quantos convivem sob o mesmo teto sem saber o que se passa na cabeça do outro? Já não bastassem as obrigações diárias que cada um tem que cumprir, a televisão e a internet tratam de devorar o tempo que sobra e que deveria ser aproveitado para estreitar os laços com quem é de fato importante. Quem não se comunica perde em intimidade, afastando-se mais e mais até perder de vez o interesse. Já viram casais que saem para jantar e limitam-se a comer sem trocar olhares e palavras? Ou o que é pior, trocam opiniões sobre a vida dos outros em vez de desfrutar da gostosura da pessoa que está bem ali? Pois é, triste cenário. Relações esvaziadas que são mantidas sabe-se lá porquê. Que a gente possa abrir o coração para não deixar que as coisas cheguem a esse ponto de difícil retorno. Que sejamos emocionalmente inteligentes para fazer de nossos parceiros muito mais do que um status, um companheiro no real sentido da palavra, alguém que enfrente os desafios junto e ainda assim seja mantida a admiração. Alguém com quem tenhamos intimidade verdadeira, cúmplice, na cama, na mesa, na correria do dia-a-dia ou no meio de uma multidão, de conhecidos ou estranhos... aquele alguém único com quem sabemos que podemos contar e que de olhar nos nossos olhos sabe o que se passa na caixinha secreta dos pensamentos. Que sabe quando estamos gostando ou não. Que torce o canto da boca numa risada contida quando sabe que o outro também tá morrendo de vontade de rir mas não pode. Que enche os olhos de lágrimas quando sente a dor do parceiro. Que só de pegar na mão muitas vezes basta para acalmar o coração. Se não for assim, que graça tem? Se sentir que o ego tá ganhando espaço demais, deixe não. Descomplique enquanto é tempo.

As cartas de hoje são sem dúvida um grande presente a nos dizer que é possível realizar o nosso sonho de amor se acreditarmos nele com o coração envolvido. A fé das estrelas aliada ao amor com paixão (O Coração) há de nos levar exatamente onde o desejo quer chegar. É no foco e na fé que se desfruta da melhor parte dessa aliança entre Vênus e Saturno. Sossegue a mente, porque é com o coração que se resolve as coisas do coração.

E mais uma vez me lembro de Guimarães Rosa, em citação de seu Grande Sertão Veredas: "Nonada. O diabo não há! É o que eu digo, se for... Existe é homem humano."

A canção de hoje é do delicioso Boca Livre: Mistérios.

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

sábado, 14 de setembro de 2013

a grande jornada


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Saturno, na 2ª hora de Vênus: O Buquê (Rainha de Espadas) + as cartas de corte: O Cavaleiro (9 de Copas) e A Casa (♥ Rei de Copas ♥). A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, planeta responsável pelos pensamentos e comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta da casa rege a casa IV da mandala astrológica, casa de Câncer, e representa segurança emocional, equilíbrio, proteção, bem como o nosso eu, o nosso lar, a nossa intimidade.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Capricórnio oposta a Júpiter em Câncer e em trígono com Sol em Virgem. Vênus, Saturno e Nodo Norte estão conjuntos em Escorpião e fazem sextil com Plutão retrógrado em Capricórnio, quadram Marte em Leão e aplicam trígonos a Lilith em Câncer e a Netuno retrógrado em Peixes. Marte em Leão faz sextil com Mercúrio em Libra e trígono com Urano retrógrado em Áries. Júpiter em Câncer quadra Urano retrógrado em Áries. A grande cruz cardinal prossegue, com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Mercúrio em Libra e Plutão retrógrado em Capricórnio. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Quando a lua está em Capricórnio o clima geral fica mais sério, melancólico e emocionalmente reservado, o que pode sugerir até uma certa frieza nas relações. Pelo menos hoje ela já se afastou de Plutão e da influência direta da grande cruz cardinal, o que traz uma certa leveza em relação ao clima de ontem. Por outro lado, podemos nos sentir um pouco ranzinzas. Esta é a lua anciã, tornando-nos menos propensos a aceitar convites para a noite de sábado. Vênus também inicia conjunção com Saturno, aumentando o senso de dever em detrimento do prazer. O mesmo Saturno ainda bloqueia a ação de Marte, embaraçando-o. Há também a grande cruz cardinal a nos limitar, colocando Mercúrio num exercício voltado à compreensão das necessárias transformações internas, buscando rever padrões obsoletos e preconceitos de toda ordem, nos pedindo um novo olhar e uma nova postura na nossa forma de enxergar e interagir nas relações. Momento poderoso para encontrar a via de profundas mudanças, com grande chance de nos colocar em contato com o verdadeiro tesouro interno, missão de vida. Marte e Mercúrio ligados por aspecto harmônico nos trazem coerência entre palavra e atitude, ajudando a integrar em nós o novo ser que pede passagem, se conseguirmos parí-lo no processo de autoconhecimento. Capricórnio é regido por Saturno, o senhor do tempo, e carrega a forte marca de foco e fé aliados, ciente de que a jornada da alma é longa e na maioria das vezes solitária, mas que alcançar o topo da montanha vale cada gota de suor que brota nos momentos da escalada.

As cartas nos trazem o buquê no papel principal, a felicidade como recompensa merecida pela coragem (O Cavaleiro) de encarar as transformações internas (A Casa).

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

it's a long way


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora do Sol: A Torre (6 de Espadas) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e A Lua (8 de Copas). A carta da torre é regida por Saturno e tem uma profunda ligação com a fé e a espiritualidade. Ela nos pede uma postura mais contemplativa e um certo isolamento. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos Mercúrio em trânsito. O Coração representa amor e paixão. A carta da lua rege o signo de Câncer e nos fala de honrarias por merecimento, envolvimento emocional na questão, intuição, mistérios.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Capricórnio conjunta a Plutão retrógrado, envolvida na grande crua cardinal com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer e Mercúrio em Libra, e participando também de dois bisextis, ligando-se através deles a Saturno e Nodo Norte escorpianos, a Vênus escorpiana e a Netuno retrógrado em Peixes. Saturno escorpiano faz trígono com Lilith canceriana e quadra Marte em Leão. Mercúrio aplica sextil a Marte. Sol em Virgem aplica sextil a Júpiter em Câncer. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Com a lua capricorniana conjunta a Plutão e diretamente envolvida nas restrições da grande cruz cardinal, a sexta-feira está mais pra caverna. Noite boa para visitar os recônditos da alma, aproveitando a intuição afiadíssima para o autoconhecimento. Os aspectos facilitadores da lua com Saturno, Nodo Norte, Vênus e Netuno também vão ajudar a encontrar as peças que faltam para montar mais uma boa parte do quebra-cabeça do eu, que consiste na verdade essencial de cada um. Mas já que estamos em dia de Vênus, as descobertas também podem ser feitas a dois, na troca intensa e cúmplice que revela muito de nós se soubermos nos entregar por inteiro. Relacionamentos íntimos são verdadeiros tesouros na busca pela essência, especialmente quando os parceiros se amam. O olhar do outro revela muito sobre nós, são espelhos vivos a nos apontar o que sempre esteve bem guardado dentro e sequer suspeitávamos. Um exercício fascinante, desde que saibamos respeitar a necessária individualidade de cada um dos dois que formam um par. Muitos se perdem nas proporções dessa mistura e, tornando-se unos, convidam o desinteresse para habitar o espaço antes reservado à curiosidade constantemente renovada que mantém a atração. Chegamos sós a este mundo e dele assim partiremos. Esta bagagem individual há que ser sempre preservada. Engolimos o outro com muito prazer nos maravilhosos momentos de amor, abrimos também com muito prazer a porta do coração para esse outro que amamos morar, mas no fundo sabemos, ou deveríamos, que o outro não é nós. Preservar essa unidade é respeito, e é sobretudo de respeito que é feita uma duradoura relação de amor. Complexo, né? É por isso que a busca pelo conhecimento próprio é tão importante. Quanto mais nos sabemos, mais nos amamos. Quanto mais nos amamos, mais evoluímos para viver um verdadeiro amor, com um parceiro que redescubra continuamente que quer caminhar junto, não por obrigação, mas por prazer, por amor.

As cartas apontam exatamente para a tendência da noite, com a torre nos convidando ao mergulho interno, que se for feito com muito amor (O Coração) nos ajudará a decifrar boa parte dos nossos mistérios (A Lua).

E hoje vamos de Caetano Veloso, com a canção que deu nome ao título da postagem: It's a long way.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

E sonhos não envelhecem...


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Júpiter, na 2ª hora da Lua: O Cavaleiro (9 de Copas) + as cartas de corte: As Estrelas (6 de Copas) e A Cegonha (Rainha de Copas). Que cartas lindas, todas do naipe de copas, sentimentos. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, o pequeno-grande-deus das comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel. A carta das estrelas rege o signo de Aquário e representa sorte, confiança, fé, esperança, segurança emocional e caminhos abertos, além da proteção do nosso anjo da guarda. A carta da cegonha rege o signo de Áries, exatamente onde temos Urano em trânsito, o planeta irreverente que muda as coisas sem aviso. A Cegonha representa novidades, surpresas, mudanças repentinas e para melhor.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua crescente em Sagitário quadrada ao Sol em Virgem e cravada no meio do céu no momento em que as cartas saem do baralho. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião quadram Marte em Leão, aplicam sextil a Plutão retrógrado em Capricórnio e trígonos com Netuno retrógrado em Peixes e com Lilith em Câncer. Vênus em Escorpião faz trígono com Netuno. A grande cruz cardinal está novamente formada, com Urano retrógrado em Áries, Lilith em Câncer, Mercúrio em Libra e Plutão retrógrado em Capricórnio. Mercúrio está em sextil com Marte. Sol está em sextil com Júpiter em Câncer. Urano está em trígono com Marte e quadra Júpiter. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua sagitariana entrou hoje na fase crescente e podemos nos sentir ansiosos, impelidos a expandir nossos ideais, mas ainda sem muita certeza de como fazer para alcançar o que queremos. É que a lua está quadrada ao Sol, causando contradição entre desejo e necessidade. O que é que queremos mesmo? E qual é o melhor caminho para chegar lá? O melhor caminho é confiar que o universo tem um risco traçado para cada um de nós e, já que é por ele que temos que ir, a intuição nos dirá. Só que intuição e ansiedade não combinam, né? Melhor aguardar para não meter os pés pelas mãos e atrasar a concretização do que se pretende. Saturno embaraça Marte, limitando as nossas ações. Talvez porque queira que um percurso consistente lhe seja apresentado antes de dar passagem ao planeta da ação. Mercúrio libriano está envolvido na grande cruz cardinal, novamente estampada no céu, e pondera. É isso mesmo que Saturno escorpiano quer, que se avalie bem antes, para que as ações sejam empreendidas com comprometimento. Marte e Mercúrio estão juntos nessa estratégia. Mas enquanto isso, Urano também se liga a Marte em bom aspecto, o planeta da irreverência sopra seus ventos forçando o cumprimento do destino, alheio à vontade do ser vivente. O que tem que ser tem muita força mesmo. Muitas vezes o que nos resta é abrir os braços para receber as sábias surpresas do universo, que acabam nos colocando de volta na trilha reservada a nós. Portanto, quando de alguma forma nos sentimos bloqueados, talvez seja melhor parar de insistir e confiar que tudo tem um tempo certo para acontecer, que pode ser inclusive daqui a pouquinho. Relaxe! Um fruto cai do pé por si só quando está maduro, pronto para ser degustado. Arrancá-lo antes da hora pode até matar a sua fome, mas o prazer fica de fora. A natureza tem maravilhosas lições disponíveis para quem já aprendeu a observar. Também somos parte dela e se estivermos atentos aos seus ciclos, saberemos respeitar os nossos. Simples assim.

Na linda tiragem de hoje, voltada para o nosso emocional já que as cartas são todas do naipe de copas, o nobre cavaleiro vem cheio de vontade nos contar que podemos renovar (A Cegonha) as nossas esperanças (As Estrelas).

E eu me lembrei de Lô Borges que sempre soube que os sonhos não envelhecem. A canção é Clube da Esquina 2.

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

te adorando pelo avesso


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, 2ª hora do Sol: A Cigana (Ás de Espadas) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e O Sol (Ás de Ouros). A carta da cigana é regida por Vênus, o planeta do amor, da beleza e dos valores, que transita por Escorpião a partir de hoje, e representa a mim e a todas as mulheres desta egrégora, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que frequentam o Salamalek Tarot. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos Mercúrio em trânsito. O Coração representa amor e paixão. A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Sagitário quadrada a Netuno retrógrado em Peixes, em sextil com Mercúrio em Libra e ativando um belo trígono de fogo com Urano retrógrado em Áries e Marte em Leão. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião quadram Marte em Leão, aplicam sextil a Plutão retrógrado em Capricórnio e formam trígonos com Netuno retrógrado em Peixes e com Lilith em Câncer. Vênus está em Escorpião, em trígono com Netuno. Mercúrio quadra Plutão. Sol em Virgem aplica sextil a Júpiter em Câncer. Júpiter quadra Urano. A quadratura em T prossegue, com Urano, Plutão e Lilith. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
A lua está no arqueiro e ativa um poderoso triângulo entre os signos de fogo, deixando o astral bem mais expansivo, alegre, atrevido e exagerado. Por outro lado, ela quadra Netuno, deixando uma margem para enganos, nos impelindo a enxergar tudo colorido e maravilhoso quando a realidade talvez não chegue a tanto. Há também uma certa propensão a contar vantagem com a ligação da lua com Mercúrio, sorte que o mesmo Mercúrio quadra Plutão e o filtro para detectar mentiras fica poderoso. De qualquer forma, as conversas fluem bastante, com uma queda para o papo cabeça e profundo. Mas a grande notícia do dia é a mudança de endereço de Vênus. A partir de hoje ela coloca as vestes de Perséfone, a deusa da mitologia grega que conhece intimamente os obscuros domínios de Hades, o deus que habita o mundo inferior. Em Escorpião, a Vênus ganha volúpia, é dominadora e ama pelo avesso, quer não só o corpo do parceiro, mas também a alma. Por aqui ficamos todos mais intensos, há um afloramento da sexualidade, do tesão e também da posse. Há também um aumento do feeling para lidar com as finanças, com investimentos inteligentes e movimentação de grandes somas de dinheiro. Saturno também está em território escorpiano e exercerá sua influência sobre Vênus. O resultado disso por aqui é um maior comprometimento nas relações, fortalecendo ou separando de vez os pares, dependendo dos alicerces da relação construída. Quem quer ser dono da alma do outro não se contentaria em viver de migalhas, aqui é tudo ou nada.

As cartas não poderiam ser mais perfeitas, elas trazem a própria Vênus (A Cigana) para o palco do dia, empoderada pela dupla pra lá de caliente Sol e Coração. Uma verdadeira chama de amor e paixão pedindo para ser vivida.

Em homenagem à intensidade da Vênus escorpiana, deixo pra vocês a belíssima canção de Chico Buarque, por Elis Regina: Atrás da porta

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

terça-feira, 10 de setembro de 2013

progressos...


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora da Lua: O Anel (Ás de Paus), de novo! + as cartas de corte: O Cigano (Ás de Copas) e O Cavaleiro (9 de Copas). A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, o pequeno-grande-deus das comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Escorpião em sextil com o Sol em Virgem. Mais tarde, no fim da noite, ela quadra Netuno retrógrado em Peixes e faz sextil com Mercúrio em Libra. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião aplicam sextil a Plutão retrógrado em Capricórnio, fazem trígonos com Netuno retrógrado em Peixes e com Lilith em Câncer e quadram Marte em Leão. Vênus em Libra também aplica trígono a Netuno. Mercúrio em Libra está solto no céu por enquanto, sem aspectos, até mais tarde quando se liga à lua por sextil. Sol em Virgem faz sextil com Júpiter em Câncer. Urano retrógrado em Áries faz trígono com Marte em Leão e continua envolvido na quadratura em T com Júpiter e Lilith em Câncer e com Plutão retrógrado em Capricórnio. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Se ontem Vênus em Libra, a Vênus diplomata que estava solta no céu até então, alheia às quadraturas que incitam conflitos, ligou-se a Netuno em Peixes (uma oitava de Vênus e, portanto, amor incondicional) através de um trígono (aspecto facilitador) e tivemos uma primeira chance de negociação, quem sabe hoje, com Mercúrio, o dono das comunicações, que também esteve sem aspectos desde que entrou em Libra e hoje forma um bom aspecto com a Lua antes do fim da noite, possa finalmente nos levar a acordos que alcancem a necessária harmonia? Me refiro ao quadro mundial que nos apresenta uma infeliz e perigosa possibilidade de acirramento da tensão entre EUA e Síria, tendo a partir de ontem uma chance de paz, caso a Síria de fato se proponha a entregar as armas químicas. Mas tudo isso também serve para as nossas vidas pessoais. Acaso sentiram um clima mais ameno, menos propenso a conflitos, de ontem para hoje? Claro que há sempre os mais esquentados, que naturalmente acabam por se afinar mais com os aspectos difíceis que o céu nos impõe a todos, mas as saídas são sempre oferecidas por este mesmo céu. Num aspecto geral, parece haver um arrefecimento das pressões. Quem estiver propenso à pacificação, por certo encontrará a via para concretizá-la. Ainda temos a lua escorpiana abrindo os canais de percepção, ativando a intuição para nos ajudar a dizer e fazer as coisas de uma forma mais acertada, se soubermos apurar o nosso faro. Está aberta a fase de conversações. Que saibamos aproveitá-la para fazer belos acordos.

Ontem as cartas nos trouxeram reflexões importantes para as nossas parcerias, tendo o anel no papel principal, com as influências da cartinha e do sol, nos trazendo luz para compreender questões essenciais nas nossas relações íntimas e de negócios. Hoje O Anel nos visita novamente, desta vez trazido pela real vontade de comprometimento do Cigano (Marte) que toma as rédeas e a coragem do Cavaleiro (Mercúrio). Depende de nós!

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Tchenoracle Lenormand Chris Butler

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

compreensão


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora de Vênus: O Anel (Ás de Paus) + as cartas de corte: A Cartinha (7 de Espadas) e O Sol (Ás de Ouros). A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta da cartinha rege a casa III da mandala astrológica, lugar de regência de Mercúrio, o planeta das comunicações e das trocas, e nos fala sobre convites, notícias, mensagens, avisos, sonhos. A carta do sol rege o signo de Leão, onde temos Marte em trânsito, e nos traz caminhos abertos e abençoados, iluminação, prosperidade, vigor, clareza, sabedoria.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova em Escorpião conjunta a Saturno e Nodo Norte, quadrada a Marte em Leão, em sextil com Plutão retrógrado em Capricórnio e em trígono Lilith em Câncer e formando um bisextil com Júpiter em Câncer e Sol em Virgem. Marte em Leão faz trígono com Urano retrógrado em Áries. Netuno retrógrado em Peixes faz trígono com Saturno escorpiano. Prossegue a quadratura em T com Urano retrógrado em Áries, Júpiter e Lilith em Câncer e Plutão retrógrado em Capricórnio. Mercúrio passa para o território de Libra, onde Vênus percorre os últimos graus. Os dois estão soltos no céu, sem aspectos com outros planetas. Mais tarde, por volta das 22h00, Vênus e Netuno se ligam em trígono. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:

Mercúrio entrou em Libra e o verbo ganha diplomacia. A comunicação em geral fica mais refinada, com tolerância zero para qualquer grosseria. Aberta também a temporada de conversações, fica mais fácil entender o ponto de vista do outro. Por outro lado é mais difícil se decidir por um dos lados, Libra tende ao caminho do meio, ao topo do muro. Bom, mas especificamente hoje, com a lua em escorpião em aspecto com Saturno e Plutão, a conversa é mais com os próprios botões, no máximo com gente de muita intimidade. Ela também faz uma linda troca com Sol e Júpiter, trazendo grande chance de iluminação, compreensão de questões internas ou até de conversas antigas que não pegamos o x da questão e agora ele aparece, como se uma lanterninha mágica chegasse para clarear tudo. Mais tarde Vênus se liga a Netuno num belo trígono, favorecendo o lúdico, o sonho, a contemplação. Entregue-se a um bom filme, romântico de preferência, ou à leitura ou ao travesseiro mesmo... noite boa pra sonhar com caderninho e caneta na mesinha de cabeceira. Anote o que vier, pode ter muito valor.

As cartas nos dizem que alguma mensagem (A Cartinha) chega para esclarecer (O Sol) o que ainda não entendemos ou realmente não ficou muito bem explicado nas parcerias, de negócios ou amorosas (O Anel).

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

um brinde!


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Vênus, na 2ª hora da Lua: O Jardim (8 de Espadas) + as cartas de corte: O Coração (Príncipe de Copas) e O Anel (Ás de Paus). A carta do jardim rege a casa X da mandala astrológica, nós diante do mundo, nossa meta de realização pessoal, nosso reconhecimento, e diz respeito aos ambientes que frequentamos e como somos influenciados por eles bem como os influenciamos. A carta do coração rege a casa VII, casa de Libra, 2º domicílio de Vênus, esfera dos nossos relacionamentos íntimos e parcerias e onde temos Vênus em trânsito e agora também a Lua, nos primeiros graus. O Coração representa amor e paixão. A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua nova nos primeiros graus de Libra e conjunta a Mercúrio em Virgem, ambos desligados do resto do céu (sem aspectos). No comecinho da noite, a Lua começa um sextil com Marte em Leão e, mais tarde, por volta das 21h00, ela quadra Plutão, dando início à formação de uma nova grande cruz cardinal, que se fecha ainda hoje, por volta das 23h00. Vênus em Libra também está solta (sem aspectos). Marte em Leão quadra Saturno em Escorpião. Quadratura em T com Urano retrógrado em Áries, Júpiter e Lilith em Câncer e Plutão retrógrado em Capricórnio. Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião aplicam trígonos a Júpiter e Lilith em Câncer e a Netuno retrógrado em Peixes. Temos também dois bisextis envolvendo Júpiter e Lilith cancerianos, Sol em Virgem, Saturno e Nodo Norte escorpianos e Plutão retrógrado em Capricórnio. Meio do Céu em Escorpião e Ascendente em Aquário na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Com a entrada da lua em Libra, ficamos naturalmente mais voltados para os relacionamentos, todos eles, especialmente a convivência social. Nada mal para uma noite de sexta-feira, dia de Vênus, e com a própria Vênus perfumando os ares librianos. Mas nem tudo são flores no astral. Marte e Saturno em cabo de guerra já seriam suficientes para salpicar um tanto bom de faíscas no ar. Mas ainda temos a grande cruz cardinal se formando mais uma vez, confrontando a equação individual x coletivo + família x o mundo lá fora. Mais uma vez o pedido para desviar o foco do próprio umbigo ou apenas das pessoas que amamos para as nossas relações num âmbito maior. Da esfera particular e íntima para a outra, ampliada, de quem somos nós no mundo em que vivemos, como trocamos com as pessoas, o que damos e recebemos. Do micro para o macro. É nesse exercício que aprendemos afinal. Uns e outros, todos em um. Assim vamos despertando a necessária, embora infelizmente ainda rara, percepção da esfera circular em que vivemos, objetivamente e subjetivamente. Nosso grande lar é redondo, nosso tempo aqui também é. Basta atentar para o fato de que a vida sempre nos traz de volta situações e pessoas semelhantes, até que possamos compreender e curar ou vencer padrões, para então iniciar um novo ciclo. Atraímos o que vibramos, guardando em nós o poder para transformar a própria vida portanto. Parece difícil? Não é. Se plantarmos um limoeiro, ele nos dará limões. Não adianta esperar por jabuticabas... plantemos uma jabuticabeira da próxima vez. É tão simples que até parece brincadeira. E é; brincadeira séria. Vida boa tem receita simples. E, qualquer que seja a intenção, há um ingrediente básico em todas elas que acrescenta luxo ao produto final: Amor!

Por aqui é dia de festa, festa de 6 anos de vida do querido Página Cultural, alimentado todos os dias com muito amor por nós, os sócios que a ele deram vida, pelos nossos colaboradores e por todos que o acessam em busca de enriquecer suas vidas com a arte em todas as suas expressões.

Me espanta a coerência das cartas... quanta beleza! O amor entusiasmado (O Coração) e fiel (O Anel) desse projeto compromissado com o bem maior (O Jardim). Que esse jardim floresça cada vez mais!

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lemormand

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

nosso amor em paz


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Mercúrio, na 2ª hora de Vênus: Os Lírios (Rei de Espadas) + as cartas de corte: A Cigana (Ás de Espadas) e O Cigano (Ás de Copas). Mas que beleza! A carta dos lírios, de novo hoje por aqui e sempre muito bem-vinda, é regida pela Lua e é abençoada com a amorosa proteção de Mamãe Oxum, ela representa paz de espírito, harmonia, serenidade, leveza, segurança emocional. A carta da cigana é regida por Vênus e representa a mim e a todas as mulheres que frequentam o Salamalek Tarot, bem como a mulher mais importante da vida dos homens que passam por aqui. A carta do cigano é regida por Marte e representa os homens que visitam este espaço, e o homem mais importante da vida das mulheres desta egrégora.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua balsâmica (finalzinho da fase minguante) em Virgem, conjunta ao Sol, oposta a Netuno retrógrado em Peixes e participando diretamente dos dois bisextis vigentes, envolvendo também Júpiter e Lilith em Câncer, Saturno e Nodo Norte em Escorpião e Plutão retrógrado em Capricórnio. Marte em Leão quadra Saturno. Saturno faz trígono com Netuno. A quadratura em T prossegue, com Urano retrógrado em Áries, Júpiter e Lilith em Câncer e Plutão retrógrado em Capricórnio. Vênus em Libra e Mercúrio em Virgem estão soltos no céu, sem aspectos. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Então, pessoas queridas, o céu já estava avisando e agora com essa quadratura entre Marte e Saturno, considerados os dois maléficos do astral, Saturno pela sua frieza e Marte pelo seu poder de fogo, talvez estejamos infelizmente a poucos passos de uma grande guerra. Se realmente houver a intervenção militar na Síria pelos EUA, sabemos que todos os outros conflitos eclodirão seguindo o rastro de pólvora. Há uma esperança que nos livre dessa insanidade? Embora não tenhamos o menor poder de decisão formal, temos um poder imenso que é o da vibração amorosa. Ele não é palpável, mas é real e poderosíssimo. E sabemos que quanto mais pessoas alcançarem a mesma frequência vibratória, maior se torna esse poder. É o que podemos fazer neste momento. Temos amanhã o início da lunação de Virgem, com a lua nova a partir das 8 e meia da manhã renovando as esperanças, trazendo-nos a chance de começar tudo outra vez. Uma das marcas mais fortes da lua virginiana é o critério, tudo explicadinho tim-tim por tim-tim, tão minuciosamente que pode sim encher o saco. A outra forte característica é a solicitude. Há uma disposição maior para ajudar, servir, deixando as pessoas mais prestativas e mais receptivas aos conselhos racionais. Esperemos que essa atmosfera somada à vibração de amor já exercida por uma grande parcela da humanidade seja suficiente para calar as armas. Vamos vibrar no aparecimento das soluções que possam abrir, senão um caminho, pelo menos uma picada (caminho estreito de passagem no meio do mato) na direção da paz. Porque qualquer que seja o sonho individual que quer vingar, a sua realização plena depende do coletivo também. Então vamos cocriar um mundo melhor, onde cada um possa continuar regando o próprio jardim.

As cartas poderiam ser mais perfeitas? Marte (O Cigano) e Vênus (A Cigana) de mãos dadas cocriando paz e amor (Os Lírios/A Lua).

Fiquem com A Paz de Gilberto Gil, que inspirou o título da postagem de hoje.

Ora iê iê, mamãe Oxum!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

terça-feira, 3 de setembro de 2013

"olho no olho e flor no jardim"


Olá, queridos!

Cartas de hoje, dia de Marte, na 2ª hora de Júpiter: O Anel (Ás de Paus) + as cartas de corte: Os Lírios (Rei de Espadas) e Os Pássaros (7 de Ouros). A carta do anel rege o signo de Touro, 1º domicílio de Vênus, e representa as nossas parcerias amorosas e sociedades. A carta dos lírios é regida pela Lua e é abençoada com a amorosa proteção de Mamãe Oxum, ela representa paz de espírito, harmonia, serenidade, leveza, segurança emocional. A carta dos pássaros é regida por Urano, o planeta irreverente que nos traz as coisas de surpresa, e representa romance, alegrias, conversas entre pessoas queridas, leveza, pertencimento, convivência em grupos.

Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua balsâmica (final da fase minguante) em Leão em lindo sextil com Vênus em Libra. Marte em Leão quadra Saturno em Escorpião. Sol em Virgem se opõe a Netuno retrógrado em Peixes e participa de dois bisextis (aspecto benéfico) envolvendo Júpiter e Lilith cancerianos, Saturno e Nodo Norte escorpianos e Plutão retrógrado em Capricórnio. Netuno está em trígono com Saturno. A quadratura em T prossegue, com Urano retrógrado em Áries, Júpiter e Lilith em Câncer e Plutão retrógrado em Capricórnio. Mercúrio está solto no céu, sem aspectos. Meio do Céu em Sagitário e Ascendente em Peixes na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Lua e Vênus unidas por aspecto positivo nos trazem uma grande energia amorosa e harmonizadora. Embora tenhamos a ação limitada por Saturno, também temos por outro lado o mesmo Saturno nos trazendo a possibilidade de materialização de sonhos em seus aspectos positivos com Netuno, Júpiter, Sol e Plutão. É como se Saturno estivesse nos testando pra ver se os nossos projetos de fato têm consistência para serem patrocinados por ele. Belo momento para investirmos de verdade no que queremos, primeiro convencendo a nós mesmos para ter certeza do que queremos de fato ver crescer, com o compromisso de cuidar de perto, estar atento e responsável especialmente pelas nossas relações. Depois de amanhã teremos a lua nova da lunação de Virgem, signo de terra, criterioso em tudo que faz. É hora de escolhermos com bastante atenção as sementes que vamos lançar ao solo para que o nosso sonho germine, brote, cresça e apareça. Vamos aproveitar a vibração harmônica entre Lua e Vênus, nos estimulando a querer desfrutar de mais beleza, delicadeza e conforto e cocriar essa atmosfera para o nosso dia-a-dia, especialidade do signo de Virgem, o dono do cotidiano. Relações mais compromissadas e harmônicas são possíveis, vamos nos abrir a essa energia e fazer a nossa parte para merecê-la.

As cartas como sempre são bem diretas no recado, pedindo mais harmonia e tranquilidade (Os Lírios) nas conversas e trocas de todo gênero com as pessoas de nossa convivência (Os Pássaros), especialmente aquelas com quem temos e pretendemos continuar tendo relações de compromisso (O Anel).

Para embalar a noite, em nome dessa aliança entre Lua e Vênus, deixo uma canção especialmente linda e delicada de quem peguei um trecho emprestado para dar nome ao título da postagem de hoje. De Tulipa Ruiz, Do Amor. Apreciem sem moderação!

Gratidão!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

a lição sabemos de cor...

Olá, queridos!

Setembro, mês da primavera e de Vênus, já chega com lindas vibrações de amor para todos que fazem parte da egrégora do Salamalek Tarot. A carta do mês é o querido 2 de Copas, nos revelando que a época está para os encontros amorosos, para as trocas mais deliciosas e cúmplices, para harmonizar uma relação íntima ou para finalmente encontrar alguém para andar de mãos dadas, beijar, abraçar, fazer amor e despertar as asas das borboletas que dormem no estômago. Também podemos ver neste arcano o equilíbrio do nosso macho e da nossa fêmea internos, a proporção ideal entre yin e yang. Por dentro ou por fora, o amor vibra em uníssono. Portanto, apaixonem-se!


Cartas de hoje, dia da Lua, na 2ª hora do Sol: Os Peixes (Rei de Ouros) + as cartas de corte: O Buquê (Rainha de Espadas) e O Cavaleiro (9 de Copas). Eita! Olha a prosperidade pulando aqui pra fazer par com esse tanto de amor anunciado. A carta dos peixes rege a casa II da mandala astrológica, casa de Touro, primeira morada de Vênus e lugar das nossas riquezas e posses. Os Peixes representam prosperidade quando acompanhados por cartas positivas, como é o caso de hoje. A carta do buquê é regida por Júpiter, o grande benéfico do astral, e representa sorte, felicidade, mimos, gentileza, belas surpresas e realizações, além da proteção da sábia orixá Nanã. A carta do cavaleiro é regida por Mercúrio, o pequeno-grande-deus das comunicações, e representa o portador de mensagens, aquele que leva e traz, que faz e acontece, que vibra coerência entre palavra e atitude, o guerreiro corajoso e veloz. O nobre cavaleiro carrega ainda a proteção dos Exus e do Arcanjo Miguel.


Aspectos do Céu:
No céu do dia temos a Lua minguante em Leão conjunta a Marte, quadrada a Saturno em Escorpião e em trígono com Urano retrógrado em Áries. Júpiter em Câncer quadra Vênus em Libra, lidera junto com Lilith um dos vértices da quadratura em T que também envolve Urano retrógrado em Áries e Plutão retrógrado em Capricórnio, e participa, também junto com Lilith, de um bisextil com Sol e Mercúrio conjuntos em Virgem e com Saturno e Nodo Norte conjuntos em Escorpião. Um outro bisextil envolve Sol e Mercúrio conjuntos, Saturno e Nodo Norte conjuntos e Plutão. Netuno retrógrado em Peixes faz trígono com Saturno escorpiano. Meio do Céu em Escorpião e Ascendente em Aquário na hora da tiragem das cartas.

Conselho do Dia:
Ainda que esteja em sua fase minguante, naturalmente menos voltada à ação, a lua está em Leão, conjunta a Marte e em trígono com Urano em Áries... é muito fogo. Só mesmo a quadratura com Saturno para esfriar e limitar tanto ímpeto. Mercúrio também ganha força na conjunção com o Sol e em aspecto facilitador com Júpiter e Saturno. Já começamos a semana e setembro com uma boa dose de ânimo para fazer as coisas fluírem. Mas podemos tropeçar em algumas limitações se as coisas não estiverem bem organizadas ou se formos apressadinhos demais e tentarmos pular etapas importantes. Saturno não deixa não. Mas para quem está andando nos trilhos direitinho, e essa também é uma exigência de Sol e Mercúrio virginianos, Saturno ajuda em vez de atrapalhar. O dia também pode virar explosão súbita para quem ainda não conseguiu manter o ego sob controle. Qualquer faísca pode ser uma ameaça e tanto. A quadratura de Júpiter e Vênus também reforça o nosso alinhamento com a prosperidade, nos mostrando que as dificuldades que encontramos nas relações amorosas e parcerias podem espelhar exatamente a nossa própria dificuldade nas trocas. O defeitinho que apontamos nos outros geralmente está bem camuflado em nós. Por isso, quando não recebemos o que imaginamos merecer nas trocas, vale a pena refletir o que está faltando na nossa atitude. Vênus está em Libra, o signo que nos mostra que existe um outro além do nosso próprio umbigo, e que esse outro traz um universo distinto e complementar ao nosso. É na busca pelo equilíbrio e harmonização desses mundos que conhecemos mais a nós mesmos. O outro, especialmente aquele outro temperado com amor e que nos interessa conquistar, não vem com livreto de instruções, é na troca que se aprende sobre ele e sobretudo sobre nós, através dos detalhes que o olhar dele nos revela. A nossa vibração do mês trata exatamente sobre isso, sendo o arcano de número dois, e já vem com o conselho embutido, já que é do reino de Copas, evidenciando a área dos sentimentos. Já deu para perceber que o segredo está no amor que colocamos, né?

As cartas nos mostram o nobre Cavaleiro motivado pela gentileza e amorosidade do buquê e muito empenhado em fazer a travessia para a prosperidade (Os Peixes). E é assim que devemos nos conduzir para abrir os caminhos e fluir com eles.

"Sempre sobra perfume nas mãos que distribuem flores".

Claro que a canção para embalar isso tudo só podia ser de Beto Guedes: Sol de Primavera

Lindo setembro, pra vocês e pra mim.
Gratidão, amado Miguel!
_/\_

Texto: Lilian Guedes
Baralho: Mystical Lenormand
Carta de setembro: 2 de Copas - Shadowscapes Tarot